AFeira Mamute, uma das mais interessantes que contempla as artes gráficas, volta a acontecer em Curitiba depois da pausa de dois anos por conta da pandemia. No próximo dia 5 de novembro, a feira ocupará o estacionamento da Câmara Municipal de Curitiba, localizado próximo à Praça Eufrásio Correia, com uma reunião de artistas gráficos, música, literatura e várias outras manifestações culturais.
A Mamute tem a proposta de ocupar a cidade e de ressignificar o espaço público como um lugar de encontro e troca. A festa, que é ao ar livre, terá eventos como shows, discotecagem, oficinas para as crianças, alimentação e espaços de convivência. Estes acontecimentos acompanharão a exposição com mais de 120 artistas vindos de vários estados, e que estarão exibindo obras, livros, objetos e produtos artesanais.
A Mamute é o projeto que junta os sonhos de duas produtoras culturais: Ana Hupfer e Flavia Milbratz. A ideia começou em 2018, quando ambas já faziam projetos como sócias. Segundo Ana, a feira busca unir o sonho de retomar a tradição de Curitiba nas artes gráficas e a vontade de ocupar as ruas com ações culturais.
“Nessa época, nosso escritório era na Casa 102, um pólo de economia criativa da cidade, e o grupo de criativos da casa nos incentivou demais e foi super parceiro na realização. Assim, criamos a Mamute, lançamos no mundo e esperávamos algo perto de 40 expositores na nossa primeira edição. Quando vimos, mais de 100 artistas, projetos e marcas responderam à nossa convocatória, querendo fazer parte da nossa festa. O projeto foi crescendo no processo, agregando parcerias e a gente adequando a estrutura e produção para receber todo mundo. Ficou claro para nós que havia um vazio a ser ocupado pela Mamute”, explicou Ana.
Para a quarta edição, a Mamute volta maior e mais potente. O patrocínio obtido pela lei de incentivo à cultura é essencial para este crescimento. “Conseguimos aumentar a equipe e ampliar a experiência cultural do festival, além de garantir a segurança e a estrutura necessária para receber nosso público”, afirma Ana.
Feira Mamute: um espaço para novos artistas
Uma novidade interessante desta edição da Mamute é que metade dos artistas participarão da feira pela primeira vez. “A quantidade de novos artistas e pessoas que se descobriram criadores de algo nos últimos dois anos é um resultado criativo surpreendente pós pandemia. Vamos ver na Mamute a produção de um tempo ímpar na nossa história”, comenta Flavia Milbratz, uma das idealizadoras e diretoras do projeto.
Uma novidade interessante desta edição da Mamute é que metade dos artistas participarão da feira pela primeira vez.
Por isso, a Mamute também celebra a arte como um caminho da expressão para que muita gente pudesse manter-se firme durante o tempo difícil da pandemia. “Em um cenário onde somente o que era necessário permaneceu, a arte sempre esteve presente e existe aí uma mensagem para nós”, completa Flavia.
A arte estará presente em diversas linguagens, pois a Mamute deve trazer gravuras, ilustrações, quadrinhos, prints, camisetas, tatuagens e muito mais. Isto possibilita que ela possa ser admirada e consumida por todos os gostos e todos os bolsos.
Atrações especiais para as crianças
A feira também tem uma programação especial para os pequenos. Na Mamutinha, as crianças podem participar de um ateliê de experimentações gráficas. Lá, elas podem brincar com carimbos, serigrafia, gravuras, stencils e várias outras atrações.
O espaço também terá contações de história feitas pelo Coletivo Era Uma Vez, que levará seus escritores e ilustradores para a feira. A ideia é despertar no público infantil o interesse pelas linguagens artísticas, e proporcionar que elas também façam arte.
Vale lembrar ainda que a 4ª edição da Mamute Feira Gráfica só é possível por ser fomentada pelo poder público. Ela é viabilizada pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura, o PROFICE, da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, do Governo do Estado do Paraná; com patrocínio da Copel e realização da Gloriosa Produção Cultural. O projeto também recebeu apoio da Câmara Municipal de Curitiba e da Fundação Cultural de Curitiba.
SERVIÇO | Feira Mamute – edição #4
Onde: Estacionamento da Câmara Municipal de Curitiba, em frente à Praça Eufrásio Correia, Curitiba/PR;
Quando: dia 05 de novembro, das 11h às 20h;
Quanto: Entrada gratuita.
Mais informações na página de Instagram da Feira Mamute.
ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA
Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.