Mesmo com todos os percalços na área cultural nos últimos anos, novas iniciativas de estímulo às artes estão surgindo. Ainda em 2022, Curitiba ganhou um novo local que deverá reunir a produção local e nacional. A Galeria Prisma é um novo projeto dedicado ao incentivo e exibição de obras que retratam novas perspectivas artísticas.
A galeria está hospedada em uma casa na Alameda Princesa Izabel, localizada no bairro Bigorrilho. A proposta do espaço é de promover a valorização e a expressão sobre a diversidade sobre tudo e todos que somos, a partir de diferentes manifestações culturais.
O projeto é uma criação de Janaina Santos e Ricardo Saad, que são os nomes por trás do Cosmos G/astrobar e AstroLAB. Na Galeria Prisma, eles se juntam ao artista plástico Eduardo Milek e a Thais Amatneeks, mestre em psicologia com trabalho voltado a neurodivergências. Desta forma, a ideia é priorizar uma curadoria diversa, democrática e disruptiva, capaz de gerar novas experiências estéticas para os visitantes.
O funcionamento da Galeria Prisma
A galeria começou a funcionar em dezembro de 2022, e já está aberta a visitas. Ela tem um funcionamento interessante e que destoa da lógica de galerias mais tradicionais: por meio de uma política de open submissions, qualquer pessoa ou artista pode indicar seus trabalhos ou de outros para a curadoria, por meio de um site específico, na seção “Indique um Artista”.
“Idealizamos que a Galeria Prisma não apenas exponha trabalhos únicos, mas que também permita que as pessoas que nos visitem possam ter experiências plurais e diversas com a arte”.
Janaína Santos
Janaína Santos, que é uma das criadoras e também curadora da galeria, explica: “entendemos que uma galeria de arte é um espaço nobre mas que precisa ser plural. Idealizamos que a Galeria Prisma não apenas exponha trabalhos únicos, mas que também permita que as pessoas que nos visitem possam ter experiências plurais e diversas com a arte. Além de, é claro, adquiri-las para sua casa, escritório e diferentes espaços em que a arte exista em sua vida”.
Para a abertura da galeria, o espaço recebe sua primeira residência artística, com uma coleção de 12 obras exclusivas do artista plástico campo-grandense Eduardo Milek. Seu trabalho é marcado por formas abstratas, fluidas e imprecisas, que buscam causar sensações únicas em cada espectador.
Novas exposições em 2023
Em 2023, a Galeria Prisma terá um calendário de artistas convidados e eventos que celebrem os artistas e promovam o seu encontro com públicos diversos, como admiradores da arte, produtores culturais e curadores. O espaço também está aberto para realização de eventos, feiras e palestras.
Para visitar, é preciso fazer o agendamento direto no site da galeria. É possível também adquirir as obras e conhecer o catálogo de forma online.
SERVIÇO | Galeria Prisma
Onde: Alameda Princesa Izabel, 1169, bairro Bigorrilho, Curitiba/ PR;
Quando: funcionamento de segunda a domingo mediante agendamento, das 9h às 19h. Agendamento pode ser feito no site ou no WhatsApp (41)99151-8688;
Quanto: Entrada gratuita.
Mais informações podem ser obtidas no site da galeria.
ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA
Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.