Um ET que veio para Terra há 2 mil anos e relata como é viver em solos terráqueos através de um vlog intergalático. Narrativas de 1 minuto criadas por “qualquer pessoa” com a união de 10 palavras e 10 vídeos-conceito. Uma galeria virtual que comenta trabalhos como o Tasteofstreep, uma conta no Instagram que une Meryl Streep e comidas como batata frita e donuts. Esse é o ambiente multidisciplinar, online, cômico-mas-contundente, com pitadas de psicodelia e um tantão de sensibilidades do RIOFESTIV.AL.
Inaugurado no dia 7 de agosto, o RIOFESTIV.AL surge como uma proposta de unir linguagens e ressonar arte em um ambiente virtual aberto, gratuito e participativo. Ao mesmo tempo, a plataforma funciona enquanto instrumento de investigação e experimentação artística, ao possibilitar que os artistas pensem essa relação internet/arte de forma direta na sua produção. Com a participação de mais de 60 artistas, serão 12 meses de atualizações artísticas nesta plataforma única.
A iniciativa de caráter experimental foi organizada por curadores que estão à frente de grandes festivais do Rio de Janeiro e Brasil: Ailton Franco Jr. (Festival Curta Cinema); Batman Zavareze (Multiplicidade); Bia Junqueira, Cesar Augusto e Márcia Dias (TEMPO_FESTIVAL); Nayse López (Festival Panorama); Tânia Pires (FESTLIP) e Karen Acioly (curadora convidada), diretores de alguns dos mais importantes festivais internacionais sediados no Rio.
As obras
A diversidade das obras que compõem a RIOFESTIV.AL é o ponto alto do festival. Tanto no que tange a forma (fotografia, dramaturgia, coreografia, música etc) quanto no conteúdo trazido, que oscila a temática (cotidiano, arte, empoderamento) e a abordagem (comédia, papo sério, abstração artística). Esse conjunto de características aproximam o conteúdo da ideia de entretenimento, possibilitando que o internauta passe horas e mais horas navegando pelas obras sem se dar conta que passou tanto tempo!
O conteúdo ainda está sendo construído, então muita coisa ainda será inserida. Destaco quatro séries que merecem ser acompanhadas:
Curtas Estórias
Quantas estórias diferentes podem ser criadas com apenas dez palavras-chave? Quantos curtas-metragens podem ser produzidos com apenas dez vídeos de 1 minuto? Partindo desta aparente limitação, os curadores Ailton Franco Jr., do Festival Curta Cinema, e Paola Barreto, do Cine Fantasma, convidam cineastas e espectadores a participarem da plataforma em processo Curtas Estórias. Monte seu vídeo aqui.
Esther, o Extraterrestre – Um ET na Terra
O que aconteceria se um extraterrestre criasse um canal na internet? Esther, o Extraterrestre, um youtuber descolado, estabelece conexão do planeta Terra com outras galáxias, compartilhando dicas e impressões terráqueas, em vídeos semanais interplanetários. Um olhar irreverente sobre os dilemas e impasses do nosso mundo.
Portal U_topia
O Portal U_topia, difunde, semanalmente, como o fazer artístico pode construir universos utópicos e mundos fantásticos que ultrapassam, deslocam e questionam a lógica cotidiana. O canal une arte, curiosidades, humor e apelo pop na busca por universos capazes de revelar alternativas aos desafios contemporâneos.
Peripécias Poéticas
A língua portuguesa, em suas diversas tonalidades, texturas e variações, é o grande elo de Peripécias Poéticas, sob curadoria de Tânia Pires, curadora e diretora artística do FESTLIP – Festival Internacional das Artes da Língua Portuguesa. Para proporcionar uma experiência ao mesmo tempo cultural, poética e sensorial, serão apresentados teasers de momentos lúdicos de poesia vividos por atores de países lusófonos que se unem no gracejo dos seus sotaques, para interpretar poesias da língua portuguesa.
Guiné-Bissau, Moçambique, Brasil, Portugal e São Tomé e Príncipe: a mesma poesia, a mesma língua, com coloridos diferentes. Uma forma diversa de vivenciar e conhecer a cultura e os costumes de três continentes que falam a mesma língua.
VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI, QUE TAL CONSIDERAR SER NOSSO APOIADOR?
Jornalismo de qualidade tem preço, mas não pode ter limitações. Diferente de outros veículos, nosso conteúdo está disponível para leitura gratuita e sem restrições. Fazemos isso porque acreditamos que a informação deva ser livre.
Para continuar a existir, Escotilha precisa do seu incentivo através de nossa campanha de financiamento via assinatura recorrente. Você pode contribuir a partir de R$ 8,00 mensais. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.
Se preferir, faça uma contribuição pontual através de nosso PIX: [email protected] Você pode fazer uma contribuição de qualquer valor – uma forma rápida e simples de demonstrar seu apoio ao nosso trabalho. Impulsione o trabalho de quem impulsiona a cultura. Muito obrigado.