• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Colunas Espanto

‘A Ilha Desconhecida’ foi um dos primeiros filmes a usar atores em trajes de monstros gigantes nos Estados Unidos

Longa-metragem de 1948, 'A Ilha Desconhecida' possui narrativa que lembra muito a de King Kong. Efeitos visuais não são nada realistas mesmo para os padrões da época.

porRodolfo Stancki
13 de outubro de 2021
em Espanto
A A
'A Ilha Desconhecida' foi um dos primeiros filmes a usar atores em trajes de monstros gigantes nos Estados Unidos

Cena do filme 'A Ilha Desconhecida'. Imagem: Reprodução.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

A Ilha Desconhecida (1948) é uma espécie de elo perdido entre os primeiros longas-metragens de monstros gigantes dos Estados Unidos e os filmes de tokusatsu da Toho. Ao lado de O Despertar do Mundo (1940), a obra foi pioneira ao optar por colocar atores em fantasias para interpretar enormes e ameaçadoras criaturas no Ocidente.

Realizada fora do sistema de estúdio, o título bebe muito na fonte de King Kong. Um casal de exploradores decide bancar uma viagem a uma ilha perdida no Pacífico. Para isso, recrutam um ganancioso e perigoso navegador e contratam um traumatizado ex-soldado da segunda guerra para levá-los até lá. Na tripulação, para completar o caldo, há uma série de serviçais revoltados com as condições de trabalho no navio.

A tal ilha é habitada por dinossauros, que aparecem na tela como simplórios bonecos porcamente animados ou com o uso de fantasias de borracha. Os ceratossauros, que são mais proeminentes na trama, não são nada realistas. As cabeças caem para baixo em tomadas distantes. Quase como se o diretor, Jack Bernhard, estivesse com vergonha do visual das criaturas.

Como outros títulos similares da época, há em A Ilha Desconhecida um tom colonialista branco muito forte.

No documentário Men in Suits (2012), o ator Bob Burns, especialista em efeitos especiais de maquiagem, relatou que os trajes usados em A Ilha Desconhecida eram tão quentes que provocaram o desmaio de um dos atores que interpretava uma das ameaças. A cena, inclusive, foi mantida no filme.

A grande estrela da narrativa é uma preguiça gigante – que tem aqui o design de um monstro deformado. É ela quem coloca os humanos em perigo e protagoniza uma batalha com um ceratossauro no clímax do enredo. O combate também é muito remanescente de King Kong.

Como outros títulos similares da época, há em A Ilha Desconhecida um tom colonialista branco muito forte. Parte da tripulação estrangeira é vilanizada por querer melhores condições de trabalho. Vários dos personagens têm perfil desbravador, que parte em viagem para desbravar sem se importar muito com as vítimas casuais que não são de sua própria etnia.

O filme chegou ao Brasil no Natal de 1949. Ficou duas semanas em cartaz em alguns poucos cinemas. Um anúncio publicado no dia 25 de dezembro no Correio Paulistano dizia que o lançamento era um estrondoso sucesso de público. Mais de 70 anos depois, pouca gente se lembraria do filme por aqui.

Tags: A Ilha DesconhecidaBob BurnsCinema de HorrorDinossaurosJack BernhardkaijuMen in SuitsSuitmationUnknown Island 1948

VEJA TAMBÉM

Cena do filme 'Godzilla Minus One'. Imagem: Divulgação.
Espanto

‘Godzilla Minus One’ emociona com a vida e não com a destruição

3 de abril de 2024
Cena do filme 'Somente Deus por Testemunha'. Imagem: Reprodução.
Espanto

‘Somente Deus por Testemunha’ horrorizou sobreviventes do Titanic

16 de fevereiro de 2024
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

'Apopcalipse Segundo Baby' foi produzido ao longo de dezoito anos. Imagem: Dilúvio Produções / Divulgação.

‘Apopcalipse Segundo Baby’ ilumina a jornada musical e espiritual de Baby do Brasil – É Tudo Verdade

17 de abril de 2026
Documentário sobre David Bowie abriu a edição 2026 do É Tudo Verdade. Imagem: ARTE / Divulgação.

‘Bowie: O Ato Final’ aponta para a genialidade do artista em seus momentos finais – É Tudo Verdade

15 de abril de 2026
Registro de 'Piracema', do Grupo Corpo. Imagem: Humberto Araújo / Divulgação.

Crítica: ‘Piracema’ e o Corpo que insiste no movimento – Festival de Curitiba

14 de abril de 2026
Malu Galli em 'Mulher em Fuga'. Imagem: Annelize Tozetto / Divulgação.

Crítica: ‘Mulher em Fuga’ é encontro de Malu Galli e Édouard Louis em cena – Festival de Curitiba

13 de abril de 2026
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.