A 26ª edição do Festival do Rio, um dos mais importantes do gênero no país, começa no próximo dia 03, quarta-feira. Com nova sede no Armazém da Utopia, no Cais do Porto, o evento se estenderá ao longo de 11 dias por mais de 20 espaços na capital fluminense.
A Première Brasil, uma das maiores vitrines do audiovisual nacional, selecionou 51 longas que concorrerão ao troféu Redentor nas mostras Oficial e Novos Rumos, além das seleções especiais Hors Concours, Retratos e O Estado das Coisas.
Como já é tradição no Festival do Rio, filmes que brilharam em Cannes, Berlim, Veneza e outros festivais do calendário mundial farão parte desta edição, incluindo o primeiro longa-metragem em língua inglesa da filmografia do espanhol Pedro Almodóvar, O Quarto ao Lado, Leão de Ouro no festival italiano deste ano. O público ainda terá a oportunidade de assistir a 13 produções que estão no páreo para uma nomeação ao prêmio de melhor filme internacional no Oscar.
Brasil na vitrine
Com 31 estreias mundiais, a Première Brasil segue sua consolidação como grande janela do cinema nacional, apostando em preços populares e na ocupação de diferentes espaços no Rio de Janeiro, prática imprescindível para a formação de público.
A Première Brasil, uma das maiores vitrines do audiovisual nacional, selecionou 51 longas que concorrerão ao troféu Redentor.
A mostra competitiva de longas-metragens de ficção traz filmes de Marcelo Caetano (diretor de Corpo Elétrico, 2017), Marco Dutra (de As Boas Maneiras, 2017), Marianna Brennand (de Francisco Brennand, 2012), Marcos Pimentel (de Sopro, 2013) e Renata Pinheiro (de Carro Rei, 2021). Na seleção de documentais, destaque especial para a presença de títulos de Petra Costa (de Democracia em Vertigem, 2019) e Sergio Machado (um dos diretores de O Rio do Desejo, 2022).
Também vale conferir os novos filmes de Silvio Tendler (Brizola, anotações para uma história), Jorge Furtado (Virgínia e Adelaide, em parceria com Yasmin Thayná) e Eliane Caffé (Filhos do mangue), ou as estreias de Claudia Calabi e Fernando Grostein (Flavors and Borders) e Sandra Kogut (No céu da pátria nesse instante).
Conheça a seleção completa de longas-metragens da Première Brasil do Festival do Rio
Competição Longas de Ficção
- Baby, de Marcelo Caetano (SP)
- Betânia, de Marcelo Botta (SP)
- Enterre seus mortos, de Marco Dutra (SP)
- Kasa Branca, de Luciano Vidigal (RJ) — estreia mundial
- Lispectorante, de Renata Pinheiro (PE) — estreia mundial
- Malu, de Pedro Freire (RJ)
- Manas, de Marianna Brennand (RJ)
- Os Enforcados, de Fernando Coimbra (SP)
- O Silêncio das Ostras, de Marcos Pimentel (MG) — estreia mundial
- Retrato de um certo oriente, de Marcelo Gomes (RJ)
- Serra das Almas, de Lírio Ferreira (PE) — estreia mundial
Competição Longas Documentários
- 3 Obás de Xangô, de Sergio Machado (RJ) — estreia mundial
- Alma negra, do quilombo ao baile, de Flavio Frederico (SP) — estreia mundial
- Apocalipse nos trópicos, de Petra Costa (SP)
- A queda do céu, de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha (SP)
- Mambembe, de Fabio Meira (GO) — estreia mundial
- Quando vira a esquina, de Chris Alcazar (RJ) — estreia mundial
- Salão de Baile, de Juru e Vitã (RJ)
Competição Novos Rumos Longas
- Ainda não é amanhã, de Milena Times (PE) — estreia mundial
- A procura de Martina, de Márcia Faria (RJ) — estreia mundial
- Avenida Beira-Mar, de Maju de Paiva e Bernardo Florim (RJ)
- Centro Ilusão, de Pedro Diógenes (CE) — estreia mundial
- Continente, de Davi Pretto (RS)
- Incondicional: o mito da maternidade, de Patrícia Fróes (RJ) — estreia mundial
- O deserto de Akin, de Bernard Lessa (ES) — estreia mundial
- Paradeiros, de Rita Piffer (RJ) — estreia mundial
Hors Concours
- A Vilã das Nove, de Teodoro Poppovic (RJ) — estreia mundial
- Câncer com ascendente em virgem, de Rosane Svartman (RJ) — estreia mundial
- Filhos do Mangue, de Eliane Caffé (SP)
- Kopenawa: sonhar a Terra-Floresta, de Marco Altberg (RJ) — estreia mundial
- Malês, de Antônio Pitanga (RJ) — estreia mundial
- Os Afro-Sambas, o Brasil de Baden e Vinícius, de Emílio Domingos (RJ) — estreia mundial
- Precisamos falar, de Pedro Waddington e Rebeca Diniz (RJ) — estreia mundial
- Virgínia e Adelaide, de Yasmin Thayná e Jorge Furtado (RS)
Mostra Retratos
- Armando Costa: “Televisão pra mim não é bico”, de Victor Vasconcellos (RJ) — estreia mundial
- Brizola, anotações para uma história, de Silvio Tendler (RJ) — estreia mundial
- Carta a un viejo master, de Paz Encina (RJ)
- Janis, amores de carnaval, de Ana Isabel Cunha (SP) — estreia mundial
- Moacyr Luz, o embaixador dessa cidade, de Tarsilla Alves (RJ)
- Noel Rosa, um espírito circulante, de Joana Nin (PR) — estreia mundial
- O nascimento de H. Teixeira, de Roberta Canuto (RJ) — estreia mundial
O Estado das Coisas
- Alarme silencioso, de Ricardo Favilla (RJ) — estreia mundial
- Eu sou neta dos antigos, de Adriana Miranda (RJ) — estreia mundial
- Sabores, de Claudia Calabi e Fernando Grostein (SP) — estreia mundial
- Insubmissas, de Carol Benjamin, Tais Amordivino, Julia Katharine, Luh Maza e Ana do Carmo (RJ) — estreia mundial
- Pele de Vidro, de Denise Zmekhol (SP) — estreia mundial
- No céu da pátria nesse instante, de Sandra Kogut (RJ)
Midnight Movies
- Abraço de mãe, de Cristian Ponce (RJ) — estreia mundial
- A Herança, de João Cândido Zacharias (RJ)
Coproduções com o Brasil
- Dormir de olhos abertos, de Nele Wohlatz (Brasil/Alemanha/Taiwan/Argentina) — integra a mostra Première Latina
- Transamazonia, Pia Marais (França/Alemanha/Suiça/Taiwan/Brasil) — integra a mostra Panorama do Cinema Mundial
A seleção completa do Festival do Rio pode ser conferida no site oficial clicando aqui.
SERVIÇO | 26º Festival do Rio
Onde: Estação NET Gávea, Estação NET Botafogo, Estação NET Rio, Cine Odeon – CCLSR, Kinoplex São Luiz, Reserva Cultural Niterói, Centro Cultural Justiça Federal, Cinesystem Praia de Botafogo, Cine Santa, Ponto Cine, Cineacarioca Penha e Cinecarioca Nova Brasília;
Quando: de 3 a 11 de outubro;
Quanto: verificar valor conforme a sessão;
Todas as informações podem ser encontradas no site do festival.
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