No próximo dia 21 de junho, cinemas em 48 cidades de vários estados brasileiros receberão a 13ª edição do Festival Varilux de Cinema Francês 2022. Com programação até dia 6 de julho, serão exibidos 17 filmes franceses inéditos, além de dois clássicos.
Também haverá uma mostra com sete séries francesas inéditas no país, em um movimento que visa acompanhar as mudanças pelas quais o mercado audiovisual está passando.
Festival Varilux terá filmes premiados em festivais internacionais
O cinema francês é extremamente dinâmico, cuja capacidade de captar as idiossincrasias da sociedade, refletindo-as e se refletindo nelas, é uma de suas singularidades.
O Festival Varilux, nesse sentido, tem cumprido bem a missão de deixar viva a chama da filmografia do país europeu em território brasileiro.
Na edição de 2022, o público poderá acompanhar os últimos trabalhos de François Ozon, Cédric Klapisch e Asghar Farhadi. Deste último, Um Herói foi Grand Prix no Festival de Cannes 2021.
Entre outras obras premiadas presentes na programação, destaque para O Acontecimento (Audrey Diwan), Leão de Ouro de melhor filme no Festival de Veneza 2021, e Contratempos (Eric Gravel), melhor diretor e melhor atriz (Laure Calamy) também em Veneza.
São Paulo e Rio de Janeiro poderão ver seriados franceses
Com programação até dia 6 de julho, serão exibidos 17 filmes franceses inéditos, além de dois clássicos.
Mudança mais significativa do Festival Varilux 2022, sete produções seriadas francesas, ainda inéditas no Brasil, serão exibidas em sessões especiais nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.
Emmanuelle Boudier, codiretora e cocurado do evento, sinaliza que esta, talvez, seja uma mudança que veio para ficar. “Nós vamos sempre incentivar que a experiência de assistir aos filmes seja nas salas de cinema”, pontua.
Boudier credita a entrada dos seriados à tendência de consumo de conteúdo sob demanda acentuada pela pandemia. “Sabemos que existem ótimas produções sendo feitas e assistidas em outras telas. Não podíamos deixar de trazê-las para o público “, ressaltou.
Será a primeira vez que um festival cinematográfico apresentação produções seriadas nos cinemas. Serão exibidos os títulos Cheyenne e Lola, As Sentinellas, Jogos do Poder, O que Pauline não diz, Ópera, Síndrome E e A Corda.
Programação do Festival Varilux 2022
FILMES DA PROGRAMAÇÃO
- CONTRATEMPOS | Eric Gravel (A plein temps; 2022/ 1h28 / Drama)
- ENTRE ROSAS | Pierre Pinaud (La Fine Fleur; 2021 / 1h36 / Comédia)
- ESPERANDO BOJANGLES | Régis Roinsard (En attendant Bojangles; 2022 / 2h05 / Comédia, Drama)
- GOLIAS | Frédéric Tellier (Goliath; 2022 / 2h02 / Drama, Suspense)
- KING – MEU MELHOR AMIGO | David Moreau (King; 2022 / 1h45 / Aventura, Família)
- KOMPROMAT | Jérôme Salle (2022 / 2h07 / Drama, Suspense)
- O ACONTECIMENTO | Audrey Diwan (L’événement; 2021 / 1h40 / Drama)
- O DESTINO DE HAFFMANN | Fred Cavayé (Adieu Monsieur Haffmann; 2022 / 1h56 / Drama, Histórico)
- O MUNDO DE ONTEM | Diastème (Le monde d’hier; 2022 / 1h29 / Drama)
- O PRÓXIMO PASSO | Cédric Klapisch (En corps; 2022 / 1h57 / Drama)
- O SEGREDO DE MADELEINE COLLINS | Antoine Barraud (Madeleine Collins; 2021 / 1h42 / Drama)
- OS JOVENS AMANTES | Carine Tardieu (Les jeunes amants; 2022 / 1h54 / Drama)
- PETER VON KANT | François Ozon (Peter Von Kant; 2022 / 1h26 / Comédia, drama)
- QUERIDA LÉA | Jérôme Bonnell (Chère Léa; 2021 / 1h30 / Comédia, Drama)
- SENTINELA DO SUL | Mathieu Gérault (Sentinelle sud; 2021 / 1h37 / Drama)
- UM HERÓI | Asghar Farhadi (Un héros; 2021 / 2h08 / Drama)
- UM PEQUENO GRANDE PLANO | Louis Garrel (La croisade; 2021 / 1h06 / Comédia)
FILME CLÁSSICO
O PAPAI NOEL É UM PICARETA | Jean-Marie Poiré (Le Père Noel est une ordure; 1982 / 1h23 / Comédia)
A linha direta parisiense de SOS é interrompida na véspera de Natal pela chegada de personagens marginais excêntricos que causam desastres em cadeia. Realizado pela trupe Splendid, este filme é a adaptação de sua peça de mesmo nome, criada em 1979. Elenco: Josiane Balasko, Marie-Anne Chazel, Anémone, Thierry Lhermitte, Christian Clavier, Gérard Jugnot.
HOMENAGEM AOS 400 ANOS DE NASCIMENTO DE MOLIÈRE
AS AVENTURAS DE MOLIÈRE | Laurent Tirard e Ariane Mnouchkine (Molière; 2007 / 2h / Drama, romance)
Em 1644, Molière tem apenas 22 anos. Cheio de dívidas e perseguido por oficiais de justiça, ele insiste em encenar tragédias nas quais é inegavelmente ruim. E então um dia, depois de ser preso por credores impacientes, ele desaparece. Elenco: Alban Casterman, Romain Duris, Fabrice Luchini.
SERIADOS FRANCESES
- CHEYENNE E LOLA | Eshref Reybrouck (Cheyenne et Lola; 2020 / 8×50′ / Drama)
Cheyenne e Lola é o encontro de duas jovens opostas que se encontram, apesar de si mesmas, presas em uma engrenagem infernal. Para sobreviver e partir para a conquista de um ambiente que lhes é muito hostil, elas não têm escolha a não ser unir forças e, pouco a pouco, tornarem-se amigas.
- AS SENTINELAS | Jean-Philippe Amar (Les Sentinelles; 2022 / 7×50′ / Drama)
Na região de Mopti, no Mali, a seção da tenente Anaïs Collet, destacada como parte da Operação Barkhane, dedica-se a rastrear terroristas. Mas uma emboscada com consequências dramáticas revive as tensões entre os militares e a população maliana, que aceita cada vez menos a presença francesa.
- JOGOS DE PODER | Jean-Xavier de Lestrade, Antoine Lacomblez (Jeux d’influence; 2019 / 6×60′ / Drama, Thriller)
Um agricultor com leucemia, um parlamentar idealista, um acusado multinacional, um lobista disposto a tudo para defender os interesses de seu cliente e um jornalista comprometido: eis os principais elementos desse jogo de poder. Um thriller emocionante inspirado em fatos reais sobre a atividade dos lobbies e da indústria fitossanitária.
- O QUE PAULINE NÃO DIZ | Rodolphe Tissot (Ce que Pauline ne vous dit pas; 2021 – 2022 / 4×52′ / Drama)
Pauline presencia a morte de seu ex-marido e por um concurso de circunstancias, se torna a principal suspeita do crime. E cada vez que tenta se justificar, se afunda um pouco mais, até perder a confiança da sua própria família.
- ÓPERA | Cécile Ducrocq, Benjamin Adam (L’Opera; 2021 / 8×50′ / Drama)
Na Ópera de Paris, Zoé, uma bailarina estrela de 35 anos com uma carreira deslumbrante, vive hoje em excesso: festas demais, amantes, ansiedade… mas ela vai lutar contra a instituição, seus pares e principalmente contra ela mesma para ter uma segunda chance.
- SÍNDROME E | Mathieu Missoffe (Syndrome E; 2021 / 6×52′ / Drama, Policial, Thriller)
Síndrome E é o termo para o comportamento assassino de certos indivíduos. Os policiais parisienses Franck Sharko e Lucie Hennebelle investigam o mundo arrepiante da manipulação mental e da neurociência quando cinco cadáveres são encontrados horrivelmente mutilados. Baseado no livro epônimo de Franck Thilliez.
- A CORDA | Dominique Rocher (La corde; 2022 / 3 x 50′ / Drama, Fantasia, Thriller)
Um pequeno grupo de cientistas isolado em uma base na Noruega descobre uma corda misteriosa e aparentemente interminável que corre ao longo de seu observatório e na floresta próxima. Alguns decidem segui-la. A expedição inocente se transforma lentamente em uma busca para desvendar esse mistério. Adaptado do romance alemão homônimo de Stefan aus dem Siepen.
VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI, QUE TAL CONSIDERAR SER NOSSO APOIADOR?
Jornalismo de qualidade tem preço, mas não pode ter limitações. Diferente de outros veículos, nosso conteúdo está disponível para leitura gratuita e sem restrições. Fazemos isso porque acreditamos que a informação deva ser livre.
Para continuar a existir, Escotilha precisa do seu incentivo através de nossa campanha de financiamento via assinatura recorrente. Você pode contribuir a partir de R$ 8,00 mensais. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.
Se preferir, faça uma contribuição pontual através de nosso PIX: pix@escotilha.com.br. Você pode fazer uma contribuição de qualquer valor – uma forma rápida e simples de demonstrar seu apoio ao nosso trabalho. Impulsione o trabalho de quem impulsiona a cultura. Muito obrigado.