• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Cinema

A paranoia de ‘Corrente do Mal’ revigora o cinema de horror

'Corrente do Mal', dirigido por David Robert Mitchell, em cartaz desde ontem, revigora o cinema de horror com excelente trama, direção e atuações.

porAlejandro Mercado
28 de agosto de 2015
em Cinema
A A
A paranoia de 'Corrente do Mal' revigora o cinema de horror

Imagem: Reprodução.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Rodolfo Stancki já havia comentado nesta mesma Escotilha sobre Corrente do Mal em um artigo no final do mês passado (leia aqui). O filme de horror independente havia chamado a atenção da crítica e do público no exterior e vinha a passos largos caminhando para o Brasil. Chegou ontem, quinta-feira, trazendo na bagagem toda uma expectativa acerca de sua trama.

Ouvir a premissa do filme é de fazer torcer o nariz. Uma entidade maligna que é transmitida sexualmente e pode assumir a forma de qualquer pessoa. Centrada na personagem Jay (interpretada por Maika Monroe), uma adolescente que passa a ser perseguida por essa entidade, a trama se desenvolve na luta dela pela sobrevivência, fazendo a única coisa possível: passando a maldição adiante.

Acontece que isso não é algo tão simples, posto que, se um dos homens a quem ela transmitir essa maldição morrer sem conseguir passá-la adiante, esta torna a persegui-la.

Apesar de premissa muito parecida com filmes trash, Corrente do Mal impressiona logo na sequência inicial. O diretor e roteirista David Robert Mitchell tenciona questões como o feminismo e a moral cristã utilizando o sexo como uma metáfora e o horror como estratégia.

O interessante é que o diretor não faz isso jogando conceitos aleatoriamente na tela, pelo contrário. Mitchell estrutura com calma e muita seriedade seu roteiro, nos colocando como parte de seu filme ao acompanharmos o olhar de Jay. Os enquadramentos sempre muito próximos ao rosto da protagonista, meio ao lado, como se fossemos parte da visão dela, observando passivamente o que se passa.

O diretor e roteirista David Robert Mitchell tenciona questões como o feminismo e a moral cristã utilizando o sexo como uma metáfora e o horror como estratégia.

Mais do que necessariamente sustos, Corrente do Mal coloca o espectador em uma redoma de tensão, angústia e paranoia, construindo uma espécie de panóptico através do olhar vigilante de muitos homens para com Jay. A protagonista sente-se constantemente perseguida, e acabamos nos sentindo da mesma forma.

Não faltam momentos em que somos postos diante de cenas que insinuam estupro, prostituição e sexo sem nenhum interesse, que é o que passa a cercar a existência da protagonista. Entretanto, a naturalidade com que o roteiro apresenta estas situações mostra que o cerne da questão não é o ato sexual em si, já que nada é erotizado.

Vale ressaltar também que, ao utilizar jovens sem recorrer à sensualidade (e fugindo do universo escolar) e criar uma lacuna de representatividade de adultos, Corrente do Mal sutilmente critica a própria sociedade norte-americana, a família e seus pilares, construindo (através da ausência) lares ruídos e jovens melancólicos e entediados, remetendo à construção que Jeffrey Eugenides faz em seu livro As Virgens Suicidas.

Talvez isso corrobore com o horror, já que torna-se também psicológico, uma tensão que desequilibra o emocional dos personagens e, consequentemente, chega até nós via paranoia.

Não há exagero em dizer que há tempos não assistíamos cinema de horror que fizesse uso inteligente dos enquadramentos e da iluminação. Mitchell dá show na mise-en-scène, e mostra que o terror é mais que possível em locais abertos. Junte a isso uma estonteante direção de arte e fotografia e a atuação impactante de Maika Monroe e voilà, temos um grande filme.

ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA

Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: CinemaCorrente do MalCrítica CinematográficaCrítica de CinemaDavid Robert MitchellFilm Reviewfilme de terrorResenha

VEJA TAMBÉM

Segundo longa de Daniel Nolasco esteve no Olhar de Cinema. Imagem: Divulgação.
Cinema

Crítica: ‘Apenas Coisas Boas’ molda o silêncio sob o signo de Bresson – Olhar de Cinema

18 de junho de 2025
21 filmes estrelados ou dirigidos por Madonna estarão na mostra. Imagem: Reprodução.
Cinema

Mostra ‘Madonna – Ícone Pop’ revisita intensa e controversa trajetória da artista no cinema

17 de junho de 2025
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

Elvis Presley e a pequena Lisa Marie. Imagem: Reprodução.

‘Rumo ao Grande Mistério: Memórias’ relata a tragédia de ser filha de Elvis Presley

19 de junho de 2025
Segundo longa de Daniel Nolasco esteve no Olhar de Cinema. Imagem: Divulgação.

Crítica: ‘Apenas Coisas Boas’ molda o silêncio sob o signo de Bresson – Olhar de Cinema

18 de junho de 2025
21 filmes estrelados ou dirigidos por Madonna estarão na mostra. Imagem: Reprodução.

Mostra ‘Madonna – Ícone Pop’ revisita intensa e controversa trajetória da artista no cinema

17 de junho de 2025
Já cancelada, série apresenta muitos problemas de execução. Imagem: Peacock / Divulgação.

‘Teacup’ se equilibra entre uma colher de tensão e uma pitada de frustração

17 de junho de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.