Em cartaz nos cinemas, Tipos de Gentileza é um filme que desafia o espectador com sua narrativa complexa e provocativa. Se você prefere obras que explicam tudo claramente, esta não é para você. No entanto, se você gosta de desafios que tanto exasperam quanto entretêm, este é um quebra-cabeça mental intrigante. Dirigido pelo grego Yorgos Lanthimos, conhecido por filmes como Dente Canino, O Lagosta e O Sacrifício do Cervo Sagrado, Tipos de Gentileza retorna às raízes enigmáticas do diretor após os sucessos mais acessíveis de A Favorita e Pobres Criaturas.
Emma Stone, que já trabalhou com Lanthimos em filmes anteriores e venceu o Oscar de melhor atriz por Pobres Criaturas, retorna como protagonista neste filme ambientado em Nova Orleans. Ela interpreta três papéis diferentes em uma narrativa dividida em três capítulos. Cada um explora temas de poder, controle e submissão de maneiras cada vez mais surreais e perturbadoras.
No primeiro capítulo, “A Morte de RMF”, Stone aparece como Rita, uma funcionária subjugada por seu chefe tirânico, Raymond, interpretado por Willem Dafoe. Raymond controla todos os aspectos da vida de seus empregados, especialmente Robert (Jesse Plemons, vencedor do prêmio de melhor ator no último Festival de Cannes), que se rebela contra as ordens de seu chefe, resultando em uma série de eventos caóticos. Este segmento é uma crítica ao poder absoluto e ao controle opressivo, temas comuns na obra de Lanthimos.
Dirigido pelo grego Yorgos Lanthimos, conhecido por filmes como Dente Canino, O Lagosta e O Sacrifício do Cervo Sagrado, Tipos de Gentileza retorna às raízes enigmáticas do diretor após os sucessos mais acessíveis de A Favorita e Pobres Criaturas.
O segundo episódio, “RMF está Voando”, traz Plemons como Daniel, um policial que perdeu a esposa, Liz (interpretada novamente por Emma), em um acidente no mar. O reaparecimento inesperado de Liz, que começa a comandar Daniel de maneiras cada vez mais perversas, desencadeia uma batalha psicológica intensa. Este segmento aborda a confusão entre realidade e ilusão, um tema recorrente na filmografia de Lanthimos.
No terceiro e último capítulo, “RMF Come um Sanduíche”, Stone interpreta Emily, que abandona sua família para se juntar a um culto sexual liderado por Omi (Dafoe) e Aki (Hong Chau, de A Baleia). Esta parte final é uma crítica à exploração emocional e à busca desesperada por sentido em um mundo cruel e indiferente. Lanthimos utiliza essa narrativa para questionar a submissão voluntária a sistemas opressivos, de contornos religiosos, e as consequências disso.
Tipos de Gentileza se recusa a dar respostas fáceis ou conclusões satisfatórias. Lanthimos desafia o público a pensar por si mesmo, possivelmente provocando uma rebelião contra o próprio filme e, por extensão, contra as estruturas de poder que ele retrata. Com atuações impecáveis, especialmente de Stone e Plemons, e uma direção que mistura o absurdo com o realismo, Lanthimos cria uma experiência cinematográfica que é tão exasperante quanto cativante, oferecendo uma forma sutil de esperança em meio ao caos.
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