Eles não passaram da fase semifinal do reality show musical Superstar, da Rede Globo, em 2016, mas isso não foi um problema para os irmãos Melim. Com a participação no programa, a carreira do trio – os gêmeos Diogo e Rodrigo, 26 anos, e Gabriela, 24 – entrou em rota ascendente.
Com status de campeão, o grupo Melim coleciona, desde então, números e resultados impressionantes. Uma das surpresas mais recentes é o convite para gravar a versão em português de “A Whole New World” (“Um Mundo Ideal”), hit da versão em live-action de Aladdin, da Disney.
Com pegada pop e referências diversas – leia-se reggae, MPB e surf music, principalmente –, o trio Melim assinou contrato, em 2017, com a Universal Music e em dezembro do mesmo ano lançou o primeiro EP. A repercussão do material, com três faixas, foi tão grande que “Meu Abrigo” fez história nas plataformas de streaming: a canção ocupou o topo da parada de singles do Spotify. Tal êxito se verificou também na Billboard Brasil.
Uma das características marcantes do trabalho dos irmãos está na aposta no trabalho autoral. O disco de estreia, lançado em 2018, traz 16 faixas. Além de compositores, os jovens artistas são instrumentistas.
Uma das características marcantes do trabalho dos irmãos está na aposta no trabalho autoral. O disco de estreia, lançado em 2018, traz 16 faixas. Além de compositores, os jovens artistas são instrumentistas.
Diogo assume o violão e bateria. Rodrigo, por sua vez, toca violão, guitarra e teclado. Gabriela mostra boa versatilidade com o violão e cavaquinho. Talvez por buscarem referências em situações do cotidiano e experiências próprias, o Melim arrebatou o público adolescente.
Parcerias
O trio foi convidado por Sandy para fazer parte de seu mais recente projeto musical – Nós, Voz, Eles. No trabalho, que reúne artistas como o duo AnaVitória e IZA, os irmãos dividiram com a cantora os vocais de “Eu Pra Você”. Vale lembrar que a filha de Xororó foi jurada do programa Superstar.
A popularidade do Melim seduziu até Ivete Sangalo. Os irmãos gravaram com o furacão baiano “Um Sinal”. A parceria rendeu, inclusive, um videoclipe. “A gente sempre teve vontade de conhecê-la, todo mundo da música quer, né? Foi muito especial. Nós gravamos a música à distância, mas nos encontramos com ela para gravar o clipe. Ela deu muitas dicas”, disse Rodrigo em entrevista ao UOL.
O mais interessante na trajetória do Melim é que a história musical dos irmãos começou por acaso. Apesar de estimulados pelos pais desde pequenos, inicialmente os integrantes seguiam projetos próprios. Os gêmeos optaram pelo pop/rock e chegaram a ter banda. Gabriela seguia na pegada do samba e chegou a se apresentar no exterior.
Tudo começou a mudar na trajetória do grupo de Niterói, Rio de Janeiro, após a participação em um festival de música no Rio Grande do Sul, em 2015. Foi a primeira vez que os três dividiram o mesmo palco e, de lá para cá, o Melim não parou mais. Com milhões de visualizações no YouTube, a formação ocupa hoje um espaço pouco explorado no cenário musical brasileiro. Vale uma playlist…