• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Colunas Vale um Like

Em Sundance, ‘Ferrugem’ faz sua estreia mundial

porCristiano Freitas
24 de janeiro de 2018
em Vale um Like
A A
Ferrugem - Aly Muritiba

Giovanni de Lorenzi e Tiffany Dopke estão à frente do elenco jovem de 'Ferrugem'. Foto: Reprodução/Grafo Audiovisual.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Logo na estreia da coluna “Vale um Like”, em maio de 2017, destaquei um dos mais aguardados projetos do cineasta Aly Muritiba para este ano: o longa-metragem Ferrugem, que estreou mundialmente no Festival de Sundance, nos EUA, no dia 20 de janeiro. A produção faz parte da mostra competitiva do evento.

O filme, com locações em Curitiba, no litoral do Paraná e em São Paulo, traz à berlinda a relação dos adolescentes com a internet a partir do vazamento de um vídeo íntimo no WhatsApp. À frente do elenco jovem estão os atores Giovanni de Lorenzi, que interpreta o tímido Ulisses na novela Deus Salve o Rei, da Rede Globo, e Tiffany Dopke.

O cineasta Fernando Grostein Andrade, em entrevista com Aly Muritiba no Festival de Sundance,  publicada na Folha de São Paulo, destacou a forma como a produção absorveu a pulsação da internet. “Desde sempre a gente conversou e achou que o filme tinha que ter um ritmo ligeiro e que tivesse a ver com o que é o mundo virtual. Eles conseguem pensar e dar atenção a vários assuntos ao mesmo tempo. A concentração deles é diferente da minha, é mais dispersa, mas, ao mesmo tempo, abarca um número a mais de informações. Então essa história de colocar no filme memes, aplicativos, já vinha de uma pesquisa que eu e a roteirista fizemos para dar conta desse universo”, fala Aly.

‘Nós, que crescemos antes da popularização da internet e do uso desenfreado das redes sociais, falávamos muito sobre o quanto as fronteiras entre a vida privada e o perfil público estão misturadas hoje em dia, com todas as implicações positivas e negativas que isto traz.’

Experiências

O roteiro, assinado pelo próprio Aly em parceria com Jessica Candal Sato, reúne inúmeras experiências acumuladas pela dupla ao longo de suas carreiras. “Tanto eu quanto a Jessica fomos professores de adolescentes durante um tempo. Nós, que crescemos antes da popularização da internet e do uso desenfreado das redes sociais, falávamos muito sobre o quanto as fronteiras entre a vida privada e o perfil público estão misturadas hoje em dia, com todas as implicações positivas e negativas que isto traz. Foi mais ou menos daí que veio a ideia de fazer um filme que abordasse este tema”, fala o diretor.

Em entrevista ao jornalista Ricardo Daehn, do Correio Braziliense, Aly Muritiba falou sobre os desafios em torno de discutir assuntos densos, como suicídio e bullying, com o público adolescente. “Ao me preparar para realizar este filme, eu tomei o cuidado de escutar aqueles para quem o mundo virtual nunca esteve dissociado do real, ou seja, jovens que nasceram no mundo pós-internet. E ao fazê-lo, tentei não julgar. Acredito muito na importância da escuta, e ao exercer esta faculdade junto aos jovens com quem conversei no processo de escrita do roteiro de Ferrugem, me dei conta de que o mundo virtual, notadamente as redes sociais, nada mais são que o reflexo maximizado de uma necessidade muito primal: a necessidade de estar junto, de ser aceito no grupo, de se expressar”, analisa.

Clarissa Kiste, Aly Muritiba e Giovanni de Lorenzi durante as filmagens de 'Ferrugem'
Clarissa Kiste, Aly Muritiba e Giovanni de Lorenzi durante as filmagens de ‘Ferrugem’. Foto: Reprodução/Grafo Audiovisual

No que diz respeito ao cinema brasileiro, Aly acredita que mais iniciativas como Ferrugem podem colaborar com o crescimento do mercado audiovisual no país. “Investir em filmes voltados para o público jovem significa investir em formação de público, ou seja, formar futuros consumidores de cinema nacional”, avalia. O longa, da produtora paranaense Grafo Audiovisual com coprodução da Globo Filmes, deve estrear nos cinemas brasileiros em setembro.

link para a página do facebook do portal de jornalismo cultural a escotilha

Tags: AdolescênciaAly MuritibabullyingCinemaCinema NacionalCorreio BrazilienseDeus Salve o ReiFernando Grostein AndradeFerrugemFestival de CinemaFolha de S. PauloGiovanni de LorenziGlobo FilmesGrafo AudiovisualIntimidade na internetJessica Candal SatoRede GloboRicardo DaehnsuicídiosundanceTiffany Dopkewhatsapp

VEJA TAMBÉM

Tom Holland não se tornou um dos queridinhos de Hollywood por acaso
Vale um Like

Tom Holland não se tornou um dos queridinhos de Hollywood por acaso

1 de dezembro de 2021
Juan Paiva é puro talento e representatividade!
Vale um Like

Juan Paiva é puro talento e representatividade!

24 de novembro de 2021
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

Calçadão de Copacabana. Imagem: Sebastião Marinho / Agência O Globo / Reprodução.

Rastros de tempo e mar

30 de maio de 2025
Banda carioca completou um ano de atividade recentemente. Imagem: Divulgação.

Partido da Classe Perigosa: um grupo essencialmente contra-hegemônico

29 de maio de 2025
Chico Buarque usa suas memórias para construir obra. Imagem: Fe Pinheiro / Divulgação.

‘Bambino a Roma’: entre memória e ficção, o menino de Roma

29 de maio de 2025
Rob Lowe e Andrew McCarthy, membros do "Brat Pack". Imagem: ABC Studios / Divulgação.

‘Brats’ é uma deliciosa homenagem aos filmes adolescentes dos anos 1980

29 de maio de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.