Nem ouse dizer a Thalita Rebouças que adolescente não gosta de ler. Em quase duas décadas de carreira, a autora carioca, que atingiu a impressionante marca de 2 milhões de livros vendidos, tornou-se a melhor amiga dos jovens brasileiros.
Em um bate-papo exclusivo para a coluna “Vale um Like”, a escritora falou sobre a importância da escola e da família para incentivar a prática da leitura. “Existe o livro certo para cada pessoa. É importante estimular os gostos e interesses, isso vai ser um diferencial na formação dos leitores. Se os pais leem em casa, claro que isso vai acabar chamando a atenção também das crianças. É importante cativar, provocar a curiosidade por novas descobertas”, fala.
‘Existe o livro certo para cada pessoa. É importante estimular os gostos e interesses, isso vai ser um diferencial na formação dos leitores.’
Às voltas com a divulgação de sua 22.ª obra, Confissões de um Garoto Tímido, Nerd e (Ligeiramente) Apaixonado, lançado pela Editora Arqueiro, Thalita falou sobre a timidez que ainda toma conta de boa parte dos meninos que acompanham suas publicações. “Há uma ideia de que escrevo só para meninas, mas isso não é verdade. Eles ainda são mais envergonhados, impera um certo preconceito, mas sempre digo que livro não tem sexo. Minhas histórias são para rir, pensar, enfim, mas vejo que isso está mudando. Os meninos têm sido cada vez mais receptivos e carinhosos”, diz.
Bastante conectada, Thalita, que recentemente atuou como repórter nos bastidores do reality show The Voice Kids, da Rede Globo, acredita que o boom tecnológico não afastou os jovens da leitura. “Não percebi mudança alguma, muito pelo contrário. Tem sido uma ferramenta de divulgação maravilhosa, que ajuda no compartilhamento de experiências e na troca de informações”, avalia.
Leia também
» Quando a sinceridade convence – o livro da Jout Jout pode oferecer mais do que aparenta
» Por que reality shows infantis são tão chatos?
Em dezembro, um dos clássicos da autora, Fala Sério, Mãe!, chega aos cinemas. A atriz e cantora paranaense Larissa Manoela e Ingrid Guimarães estão à frente do elenco. “A Larissa é maravilhosa, um talento incrível. Ela está dando vida a uma das minhas personagens mais conhecidas, a Malu, e fez isso de uma forma fantástica. Descobri que ela era minha leitora e que se encantou com o projeto desde o início. Acredito que o público vai gostar muito desse filme”, comenta.
Recentemente, a youtuber curitibana Kéfera protagonizou o longa-metragem É Fada!, baseado em outro título consagrado de Thalita – Uma Fada Veio me Visitar. Ainda este ano, com produção de Claudia Raia e direção de Jarbas Homem de Mello, estreia o musical Fala Sério, Gente! – A Peça. “Também estou trabalhando no roteiro para o cinema de Tudo por um Pop Star. Vamos fazer testes para definir o elenco”, adianta.
Jornalista de formação, Thalita Rebouças abandonou a profissão para seguir o sonho de ser escritora. Na adolescência, o estímulo veio das obras de Luis Fernando Verissimo, João Ubaldo Ribeiro e Fernando Sabino. “São três gênios, adorava suas crônicas e sempre pedia os livros para os meus pais”, recorda. Até o fim do ano, para alegria dos seus leitores, tem livro novo na área também…