Juventude não é apenas um espetáculo dedicado a millennials ou ao público da chamada geração Z. Em sua essência, o manifesto-show, que mistura cinema e teatro, vai além e gera identificação com plateias de diversas idades. Afinal, as dores e delícias do amadurecimento fazem parte da vida de todos nós.
A partir do gênero coming of age, ou seja, baseado em obras literárias, produções audiovisuais e outros produtos culturais que têm como viés o amadurecimento, Juventude foi ganhando forma. Em cena, o ator Nathan Milléo Gualda, 28 anos, faz sua estreia em um projeto solo.
No palco, Nathan dá vida a Roberto Carlos em diferentes momentos de sua jornada de crescimento. O turbilhão de emoções que acompanha o protagonista, do ensino médio ao término da faculdade, traz à tona temas urgentes como o bullying, conflitos com os pais e a necessidade de pertencimento/aceitação.
O jovem artista, natural de Maringá, cidade do interior do Paraná que revelou talentos como Sônia Braga, tem uma carreira respeitada nos palcos paranaenses e de todo o Brasil com direito à participação em montagens como Hoje é Dia de Rock e Estado de Sítio, ambas dirigidas por Gabriel Villela, importante nome da dramaturgia brasileira. Em 2013, Nathan Milléo Gualda conquistou o Troféu Gralha Azul, uma das mais respeitadas premiações da área de artes cênicas no país, como ator revelação.
No palco, Nathan dá vida a Roberto Carlos em diferentes momentos de sua jornada de crescimento. O turbilhão de emoções que acompanha o protagonista, do ensino médio ao término da faculdade, traz à tona temas urgentes como o bullying, conflitos com os pais e a necessidade de pertencimento/aceitação. “Em muitos momentos, ele é o jovem cansado e sem perspectivas. Em outros, é o cara que encontra a faísca da mudança. Ele é um personagem muito rico nessa multiplicidade que é a juventude contemporânea”, completa o ator.
Juventude dá espaço ainda às ideias de jovens ativistas como Greta Thunberg e Malala Yousafzai, que tornaram-se agentes de importantes transformações no mundo, mas também mostra a realidade de jovens que não conseguem ser protagonistas de suas próprias histórias, pois, infelizmente, são reféns de uma sociedade que privilegia o consumo e oferece poucas oportunidades às novas gerações. “Uma preocupação que tivemos sempre no processo foi de como tratar esse jovem e abordar essas temáticas referentes à juventude de uma maneira profunda e entendendo a complexidade dessa fase da vida”, comenta a diretora do espetáculo, Mariana Mello.
Espetáculo
Respeito é uma das palavras que definem a dramaturgia do espetáculo. Na montagem, o jovem assume a liderança de sua trajetória, como ser pensante e capaz de opinar e tirar suas próprias conclusões. Fora isso, a peça tem como referências ícones que inspiraram diferentes gerações.
Programe-se: Juventude tem temporada virtual de estreia a partir desta quarta-feira (17/11) até o dia 21 de novembro. Para acompanhar o espetáculo, que terá sessões sempre às 20 horas, basta acessar www.espetaculojuventude.com.br – a montagem é produzida com verba de Incentivo à Cultura / Lei Municipal de Maringá nº 10988/2019 – Prêmio Aniceto Matti. Fica a dica!
