Em 2006, sob a batuta de Kenny Ortega, conhecido coréografo, produtor e diretor, o Disney Channel produziu High School Musical, filme que se tornou um fenômeno mundial. Protagonizado por Zac Efron, Vanessa Hudgens, Ashley Tisdale, Lucas Grabeel, Corbin Bleu e Monique Coleman, a história dos estudantes do ensino médio que superam os mais diferentes desafios – soltando a voz e dançando como se não houvesse amanhã – popularizou o gênero cinematográfico entre crianças e adolescentes.

Ortega, que trabalhou com Michael Jackson, inclusive na turnê que o ícone pop preparava à época em que morreu (2009), fez dos musicais uma febre entre as novas gerações. Além dos recordes de audiência na tevê, as trilhas sonoras dos três filmes ocuparam posições de destaque em rankings importantes como o da Billboard e tornarem-se sucesso de vendas.
No clima do Valentine’s Day, comemorado sobretudo na Europa e Estados Unidos neste 14 de fevereiro, recordo também do casal Troy e Gabriella, que inspirou e encantou muitos fãs da franquia. A química foi tão forte que os intérpretes, Zac Efron e Vanessa Hudgens, levaram o romance para a vida real por alguns anos.
Troy e Gabriella reúnem características comuns a todos os adolescentes: a necessidade de ser popular/aceito no grupo; os atritos para lidar com as expectativas da família e dos amigos; a dificuldade de vencer a timidez; a pressão para decidir o futuro; os obstáculos para encarar sonhos, responsabilidades ou superar estereótipos; e o desejo de viver intensamente o amor.
https://youtu.be/fCa8pxUtN1s
Além dos recordes de audiência na tevê, as trilhas sonoras dos três filmes ocuparam posições de destaque em rankings importantes como o da Billboard e tornarem-se sucesso de vendas.
Os três filmes da franquia acompanham transformações importantes na rotina desses e de outros personagens. Gabriella, a aluna nova que chega ao colégio East High, inspira e transforma corações e mentes. O líder do time de basquete, Troy, que já havia sido impactado pelo encontro inesperado com a menina na festa de ano novo, dá vazão aos seus talentos artísticos e descobre uma nova forma de lidar com os amigos.
Após a bem-sucedida estreia na tevê, o elenco de High School Musical, exceto Zac Efron, saiu em turnê mundial. A apresentação no Brasil, em maio de 2007, lotou o Estádio do Morumbi, em São Paulo. Os shows serviram de esquenta para o lançamento do segundo filme, que estreou alcançando impressionantes índices de audiência.
Em 2008, para fechar com chave de ouro a jornada dos estudantes do East High, chegou aos cinemas High School Musical 3: Ano da Formatura. O filme, que custou cerca de US$ 11 milhões, arrecadou mais de US$ 250 milhões. Nos EUA, o longa-metragem liderou com folga as bilheterias durante semanas.
O êxito do projeto fez a Disney lançar no Brasil e em países como a Argentina e o México o reality show High School Musical: A Seleção, que foi exibido, em 2008, pelo SBT e o Disney Channel. O programa tinha o objetivo de selecionar o casting da primeira produção brasileira da Disney, inspirada em HSM. Em breve, destacarei na coluna “Vale um Like” curiosidades sobre esse projeto…
Dez anos

Em 2016, nas comemorações pelos 10 anos do primeiro filme da franquia, o elenco voltou a se reunir e cresceram as especulações em torno da produção de High School Musical 4. Um trailer criado por fãs viralizou nas redes sociais e fez aumentar ainda mais o burburinho.
O Disney Channel confirmou o projeto, que reunirá um elenco novo sob a direção de Jeffrey Hornaday (Teen Beach Movie). A coreografia ficaria sob responsabilidade de Dan Berendsen (Babby Daddy) e Peter Barsocchini, roteirista dos três primeiros filmes, assinaria novamente o texto. Para os fãs de High School Musical, o retorno ao East High já será motivo para muita comemoração e boas recordações.
- Confira o encontro de Lucas Grabeel com Ashley Tisdale, em 2017, com direito a uma versão exclusiva de “What I’ve Been Looking For” para o canal da artista no YouTube: