O jovem artista paulista Jão, de 25 anos, conseguiu um feito e tanto: desbancou Luan Santana e foi eleito, com mais de um milhão de votos, como melhor cantor do ano no Prêmio Jovem Brasileiro 2020. Entre os vencedores, divulgados no dia 22 de agosto, destacaram-se o próprio ídolo sertanejo (que reinou, por sete anos consecutivos, na categoria mais disputada da premiação), Ludmilla, Pabllo Vittar e Manu Gavassi.
De fato, Jão, ou melhor, João Vitor Romania Balbino, consagra-se como um dos mais promissores nomes da música brasileira na atualidade. Da pequena Américo Brasiliense para todo pais, o cantor, que largou a faculdade de Publicidade e Propaganda para correr atrás de um sonho, fez do seu canal no YouTube ponto de partida para voos mais altos. Em entrevista ao portal POPline, ele comemorou a conquista. “O mérito é todo dos meus fãs. Eles têm uma força absurda e eu só posso agradecer. Fiquei muito feliz com o prêmio, ainda mais com tanta gente bacana concorrendo”, comentou.
Com Anti-Herói, segundo álbum de carreira lançado no segundo semestre de 2019, Jão mostrou que compartilhar sentimentos – de forma intensa – é uma das suas características mais marcantes. O fim de um relacionamento motivou o mais recente registro autoral do músico, que expôs – sem receios – essas sensações em canções como “A Última Noite”, “Triste Pra Sempre”, “Enquanto Me Beija”, “Essa Eu Fiz Pro Nosso Amor”, “Barcelona”, entre outras.
Novo álbum
Com ‘Anti-Herói’, segundo álbum de carreira lançado no segundo semestre de 2019, Jão mostrou que compartilhar sentimentos – de forma intensa – é uma das suas características mais marcantes.
Com shows bastante concorridos por todo país até a fase pré-pandemia, Anti-Herói conquistou o público. Jão, que mistura muito bem inúmeras referências, do pop à MPB, com direito a R&B, entre outros estilos, foge completamente aos padrões da indústria e garante identidade à sua obra. A transmissão de uma das apresentações da turnê (na casa Tom Brasil, em Sampa, no dia 2 de novembro do ano passado, véspera do seu aniversário), realizada em julho no YouTube, foi um sucesso e consolida a fase espetacular do artista. Vale lembrar que a versão ao vivo do disco está disponível também nas principais plataformas de música.
É importante também ressaltar que o primeiro disco do artista, Lobos, lançado em 2018 e que trazia 10 faixas autorais, fez história. Um dos hits, “Imaturo”, foi para o topo das paradas no Spotify Brasil. Até chegar ao álbum, capitaneado pelos produtores Pedro Dash e Marcelinho Ferraz, do selo Head Media, vinculado à Universal Musical, Jão lançou outros singles marcantes, como “Dança Pra Mim”.
Jão tem uma capacidade incrível de trocar energia com a plateia. Com canções que podem sugerir uma performance mais intimista, o artista – ao vivo – impressiona. Não à toa, reina absoluto entre os jovens brasileiros e reúne fãs muito engajados nas redes sociais. Merecidamente, diga-se de passagem…