Duas notícias distintas, mas com um pano de fundo em comum: a trajetória de sucesso de grupos infantis de música no Brasil nos anos de 1980 e 1990. Há pouco mais de um mês, alguns álbuns do Trem da Alegria foram disponibilizados nas plataformas digitais para alegria dos saudosistas de plantão. Além disso, a recém-anunciada nova novela das 19 horas da Rede Globo, Verão 90, gira em torno da história de três jovens que – quando crianças – conquistaram o país com uma formação musical.
No caso do folhetim, escrito por Izabel de Oliveira e Paula Amaral, a vida dos ex-astros mirins do Patotinha Mágica dá o tom à trama. Isabelle Drummond, Rafael Vitti e Jesuíta Barbosa interpretam, respectivamente, Manuzita, João e Jerônimo. Com estreia prevista para o início de 2019, a novela, que reúne no elenco nomes como Claudia Raia e Dira Paes, tem direção artística de Jorge Fernando.
Desde o início dos anos de 1990, o mercado fonográfico aderiu a novos estilos e deixou de lado apostas em projetos com apelo infantojuvenil. Mesmo com a ausência de iniciativas direcionadas a esse público, as canções lançadas por artistas como Trem da Alegria e Turma do Balão Mágico são hits até hoje.
Criado em 1985 pelo produtor e compositor Michael Sullivan, o Trem da Alegria atingiu a impressionante marca de 6 milhões de discos vendidos. Os álbuns homônimos disponíveis nas plataformas digitais – como Spotify e Deezer – são os de 1987, 1988, 1989 e 1991.
História
Criado em 1985 pelo produtor e compositor Michael Sullivan, o Trem da Alegria atingiu a impressionante marca de 6 milhões de discos vendidos. Os álbuns homônimos disponíveis nas plataformas digitais – como Spotify e Deezer – são os de 1987, 1988, 1989 e 1991.
Os discos trazem canções como “Thundercats”, “Piuí Abacaxi”, “Pra Ver Se Cola”, “Pula Corda”, “O Lobisomem” e “O Passarinho”. Artistas como Xuxa e José Augusto gravaram com o grupo, que teve vários integrantes ao longo de sua existência: Luciano Nassyn, Patrícia Marx, Juninho Bill, Vanessa Delduque, Fabíola Braga, Amanda Acosta, Rubinho Cabrera e Ricky Bueno.
A maioria dos integrantes hoje, por exemplo, ainda se dedica às atividades artísticas. Juninho Bill é coautor da música “Um Dia Bom, Um Dia Besta”, que faz parte do projeto Nós Voz Eles de Sandy. A cantora gravou a faixa com Thiaguinho.
Amanda Acosta segue também a carreira de atriz. Com participações em importantes musicais, como My Fair Lady, a artista também foi destaque da versão recente de Chiquititas, do SBT. Rubinho, por sua vez, morou em Curitiba por alguns anos e agora faz parte da banda do cantor Paulo Ricardo.
Em 2002, praticamente uma década após o término do Trem da Alegria, o grupo voltou com novos integrantes, mas o projeto teve vida breve e chegou ao fim em 2005. Para quem viveu intensamente esse período repleto de doces lembranças, com certeza vale a pena embarcar nesse vagão…