Disponível no Globoplay desde o dia 10 de julho, a série Sandy & Junior – A História é muito mais que um documentário da carreira bem-sucedida dos irmãos Lima. Trata-se de um importante registro do mercado do entretenimento no Brasil, sobretudo dos seus altos e baixos, além de percorrer um dos cases mais rentáveis da área.
Oriundos de uma família de artistas, os dois tiveram o respaldo dos pais em sua trajetória de sucesso. Essa presença foi decisiva para o êxito do projeto, já que ambos cresceram expostos na grande mídia e com agendas extremamente concorridas. Esse equilíbrio entre as fases – infância, adolescência e vida adulta – tornou-se fundamental para o amadurecimento e evolução musical da dupla.
Um dos fatos mais relevantes da trajetória de Sandy & Junior é a participação no Rock in Rio, em 2001. Na noite teen do evento, os irmãos dividiram o palco mundo com os grandes ícones do universo pop à época – leia-se Britney Spears e *NSYNC (com Justin Timberlake), entre outros nomes. A apresentação de As Quatro Estações, megaprodução dirigida por Flávia Moraes, chamou a atenção do público e da própria crítica especializada, destacando-se sobre as performances das ditas estrelas estrangeiras.
Também não deixa de ser surpreendente a participação deles no programa Som Brasil, da Rede Globo, em 1989, quando tinham, respectivamente, 6 e 5 anos. Apresentada por Lima Duarte, que faz um discurso arrepiante e quase profético antes dos pequenos entrarem em cena, a atração foi o pontapé inicial para o surgimento do fenômeno musical.
Além de filhos de Xororó, um do grandes nomes da música sertaneja, Sandy & Junior tiveram inspiração nos avós maternos, que formavam a dupla Zé do Rancho & Mariazinha. Aliás, o primeiro hit dos irmãos foi um sucesso gravado pelo nono e nona: “Maria Chiquinha”.
Sete episódios
Dividido em sete episódios, Sandy & Junior – A História, dirigido por Douglas Aguillar (amigo dos artistas e que atuou no seriado homônimo protagonizado pelos irmãos na Globo), começa no encerramento da parceria, em 2007, e percorre momentos importantes dos 17 anos de atividades da dupla. O episódio 4, intitulado “Boatos e Polêmicas”, é – sem dúvida alguma – um dos mais interessantes e reflexivos do documentário.
Dividido em sete episódios, ‘Sandy & Junior – A História’ começa no encerramento da parceria, em 2007, e percorre momentos importantes dos 17 anos de atividades da dupla.
Apesar do esforço de Noely, mãe e empresária visionária, que ao lado de Xororó conseguiu fomentar o trabalho dos filhos além da música, a grande exposição trouxe situações complicadas à dupla. Junior foi o alvo preferencial de boa parte das maledicências – desde questionamentos sobre seu talento até burburinhos em torno da sua sexualidade. Um dos fatos comentados pelo músico diz respeito a boatos sobre uma suposta tentativa de suicídio.
O documentário também aborda as aproximações com a dramaturgia (a novela Estrela-Guia, de 2001, também foi liberada no serviço de streaming), o auge da parceria nos palcos (com direito a CD e DVD gravados no Maracanã e aposta no mercado internacional), carreira solo e a turnê Nossa História, além de trazer muitos depoimentos (da dupla, família, Ivete Sangalo, Rodrigo Santoro, Laura Pausini, Serginho Groisman, Renato Aragão, Roberto Carlos, Luciano Huck, entre outros). Aliás, o registro do show, que estreia no Globoplay no dia 17 de julho, deve encerrar essa onda nostálgica em torno do reencontro de Sandy & Junior. Aos fãs, resta aguardar os novos capítulos da carreira dos irmãos Lima…