Com mais de 560 capítulos, a novela As Aventuras de Poliana, do SBT, chegou ao fim no dia 13 de julho. A atração, fruto de uma bem-sucedida parceria entre a autora Íris Abravanel e o experiente diretor Reynaldo Boury, consolida a vocação da emissora para a dramaturgia voltada ao público infantojuvenil.
Del Rangel, diretor de programação da TV Cultura que morreu, no dia 16, em decorrência de um infarto fulminante, deu o pontapé inicial nessa trajetória vitoriosa. Foi ele o responsável pela seleção e início da produção de Carrossel, de 2012, mas devido às divergências com Silvio Santos acabou demitido do cargo e substituído por Boury.
As Aventuras de Poliana marca também a despedida de Larissa Manoela da emissora que a projetou para todo o país. Como ela, que assinou contrato com a Globo, outros atores partem e não farão parte da sequência – Poliana Moça, com estreia prevista para 2021 por conta da pandemia.
Vale registrar aqui que os projetos são as primeiras obras originais de Íris Abravanel, ambas livremente inspiradas nos clássicos da literatura escritos pela autora norte-americana Eleanor H. Porter. Apesar da boa repercussão, o folhetim foi prejudicado pela extensa exibição, que comprometeu o ritmo da história e a própria audiência – que oscilou durante esses anos.

Nova trama
Em Poliana Moça, a atriz curitibana Sophia Valverde volta a interpretar a personagem-título. Com novos personagens e elenco com visual repaginado, a trama vai abordar questões típicas da adolescência. A protagonista, inclusive, vai fazer parte de um triângulo amoroso – ao lado de João (Igor Jansen) e Eric (Lucas Burgatti).
Na exibição do derradeiro capítulo, além de uma live no YouTube com Sophia e parte do elenco, o SBT apresentou cenas de Poliana Moça. No elenco adulto, por exemplo, uma das surpresas é a chegada de Junno Andrade, que interpreta um professor de música.
Em ‘Poliana Moça’, a atriz curitibana Sophia Valverde volta a interpretar a personagem-título. Com novos personagens e elenco com visual repaginado, a trama vai abordar questões típicas da adolescência.
Especula-se que há a ideia de um projeto para o cinema, adiado por conta do coronavírus. Com a suspensão temporária das gravações, uma nova reprise de Chiquititas tá no ar.
Tiago Abravanel, que fez uma participação em As Aventuras de Poliana, pode surgir na nova novela também. Enquanto a temporada não estreia, fica o desafio ao SBT de investir em melhores soluções para sua dramaturgia. A primeira – com certeza – é a possibilidade de buscar horários novos, além da ampliação dos títulos em produção e ainda de optar por obras mais curtas.
Além de explorar licenciamento (o SBT faz isso muito bem, diga-se de passagem), é necessário um olhar mais criterioso sobre a qualidade final das suas produções. Mesmo esticada, As Aventuras de Poliana fechou o seu ciclo de forma acelerada e com várias questões sem resposta. Fica a missão de evitar a repetição desses erros na nova temporada…