É com imensa alegria que comemoro o 1º ano da coluna “Vale um Like” no portal Escotilha. Por conta da data, quis trazer algo especial para compartilhar nesse momento festivo. Nos últimos 12 meses, todas as quartas-feiras, procurei destacar nesse espaço assuntos dos mais variados que impactam diretamente na experiência cultural de crianças e adolescentes. Em quase 50 publicações, apresentei, além de temas da atualidade, muitas recordações de personagens ou obras nos mais diferentes campos das artes, que marcaram gerações e são fontes inesgotáveis de inspiração.
Em quase duas décadas de carreira no jornalismo e também em projetos culturais, desenvolvi um carinho mais que especial por iniciativas voltadas ao público infantojuvenil. Minha história com a infância e a adolescência me aproxima muito de um grande ídolo, o piloto Ayrton Senna.
Nesse 1º de maio de 2018, quando foi lembrado o 24º aniversário de morte do esportista, também é importante enfatizar que seu legado vai muito além das pistas. Senna tornou-se sinônimo de superação, de transformação e uma referência para cidadãos de todas as idades, principalmente por conta de iniciativas em favor da educação promovidas pela organização não governamental que leva o seu nome.
A partir desse momento, peço licença para fazer uma analogia da minha história com a importância de inspirar corações e mentes ainda na infância e adolescência. Na reta final da faculdade de Jornalismo, uma iniciativa do Instituto Ayrton Senna selou minha aproximação com a produção de conteúdo para crianças e adolescentes.
Por duas vezes, como estudante e profissional da comunicação, a conquista do Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo reafirmou meu desejo de fazer a diferença em prol de nossos meninos e meninas. Em outras palavras, procurei sempre proporcionar a esse público a oportunidade de desenvolver habilidades, trocar experiências e, sobretudo, de participar diretamente da elaboração de pautas e das mais diversas iniciativas.

Experiências bem-sucedidas nessa fase da vida geram grandes resultados. Vi enormes transformações acontecerem nesses anos. Jovens que venceram a timidez, desenvolveram talentos, descobriram habilidades e hoje seguem carreiras brilhantes nas mais diferenças áreas.
Por duas vezes, como estudante e profissional da comunicação, a conquista do Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo reafirmou meu desejo de fazer a diferença em prol de nossos meninos e meninas.
O grande mal é a tendência de se subestimar a capacidade de uma criança ou adolescente. O excesso de proteção muitas vezes mascara o preconceito e a falta de confiança, que desmotiva e inibe potencialidades.
Brinco que os adultos pulam o “abismo da adolescência” sem olhar para trás. Esquecem que já passaram pelo turbilhão de emoções característico deste período. Aliás, recentemente, na coluna intitulada “Produção de conteúdo para o público infantojuvenil: inspiração gera transformação“, tratei dessa questão.
Para fechar, agradeço imensamente a todos que acompanham semanalmente a coluna “Vale um Like”. Que esse espaço possa inspirar mais iniciativas bacanas voltadas à infância e à adolescência, além de também promover recordações bacanas de momentos únicos em nossas vidas. Até a próxima semana, #tamojunto.