Em agosto, Pedro Afonso Rezende Posso completa 21 anos. Natural de Londrina, o rapaz ainda vive no segundo maior município do Paraná. “É uma cidade que gosto muito, é muito família. Acho que isso é uma das grandes qualidades e que me fazem querer continuar por aqui”, revela em entrevista à coluna “Vale um Like”.
O sonho de ser jogador de futsal deu lugar à carreira como youtuber. Com quase 12 milhões de inscritos em seu canal no YouTube, RezendeEvil, ele já acumula mais de 3,5 bilhões de visualizações dos seus vídeos e é um dos mais importantes influenciadores digitais do país, reconhecido em levantamento publicado pela Forbes.
Explorando o universo do Minecraft (jogo de construção com blocos) e até se arriscando em um cover do hit “Despacito”, batizado como “Sacrifício”, Rezende conquistou crianças e adolescentes de todo Brasil. “Quero continuar postando diariamente quatro vídeos, que é um diferencial que tenho”, fala.
No dia 27 de maio, sábado, o youtuber chega a Curitiba com sua nova peça, Batalha dos Mundos, que promete lotar o Guairão. “Neste espetáculo, eu fico o tempo todo no palco, tem sido uma grande experiência poder atuar. O roteiro também está ótimo, é uma aventura, mas bem-humorada e com uma interação legal com o público. Espero que gostem também”, comenta.
Com sua primeira experiência nos palcos, Paraíso (2016), Rezende alcançou a marca de mais de 100 mil ingressos vendidos e a turnê da peça passou por 39 cidades. No mercado editorial, os resultados também causam admiração – com 3 livros lançados, Pedro teve mais de 500 mil exemplares comercializados. A rotina dele, claro, é muito agitada. “É bem corrida (risos). Tento me programar bem. Muitas vezes, quando viajo, preciso deixar os vídeos programados, então tenho que gravar mais durante um certo tempo. Por isso, valorizo tanto ter um planejamento, já sei o tempo que tenho para roteirizar os vídeos, quanto tempo pra gravar, editar e tentamos seguir desta forma”, fala.
Leia também
» ‘Malhação’ celebra as diferenças sob o comando de Cao Hamburger
» O 40º aniversário de ‘Os Saltimbancos’
‘Os jovens acompanham muitos canais e se você quiser ser o que não é, logo eles percebem e deixam de te assistir.’
Rezende acredita que os pais e a escola podem fazer uso da rede em favor da formação dos jovens. “Acho que tudo tem seus prós e contras. Mas penso que o principal é que tanto a família quanto os professores saibam acompanhar o que as crianças e adolescentes estão assistindo. Desta forma, é possível incentivar conteúdos mais adequados”, comenta.
Youtuber
Aos fãs que pensam em seguir carreira como youtuber, ele é direto: “Sempre digo que o melhor conselho é não desistir, porque é uma ilusão achar que vai iniciar o canal com milhares de seguidores e só recebendo elogios. Então, por conta disso tudo, é importante falar de um assunto que domina e ter prazer no que está fazendo”, orienta.
Para quem se impressiona com o seu êxito na rede, Rezende lembra que o segredo para conquistar a audiência está na sinceridade com que produz cada vídeo. “ Acho que um dos pontos principais é ser verdadeiro no que se está falando e fazendo. Os jovens acompanham muitos canais e se você quiser ser o que não é, logo eles percebem e deixam de te assistir”, diz.
Com a agenda bastante concorrida, Rezende não abre mão de assistir a séries, de jogar futebol com os amigos e de sair para jantar com os seus pais nas horas de folga. Isso sem falar nos games, é lógico, com direito a disputas com os amigos e também com desafios para seu canal de vídeos. Para breve, inclusive, ele promete surpresas. “Posso dizer que vem novidade por aí, mas é preciso esperar um pouquinho (risos). Por enquanto o foco está no teatro e no canal”, avisa.