• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Crônicas Paulo Camargo

Não verás país nenhum

porPaulo Camargo
24 de outubro de 2017
em Paulo Camargo
A A
"Não verás país nenhum", crônica de Paulo Camargo.

Imagem: Reprodução.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Através da janela, a paisagem é um tanto sombria. A névoa espessa, algo fantasmagórica, permite que se vejam apenas contornos borrados, indefinidos, como se a realidade derretesse aos poucos. A imagem é perturbadora, porque inibe a vontade de colocar os pés para fora. Algo ruim, ameaçador, parece estar à espreita, aguardando o momento certo para dar o bote e cravar as presas no que somos. A liberdade, de uma hora para outra, tornou-se, aos olhos de muitos, algo a ser combatido, eviscerado diante de todos. Como um inimigo público.

Há algum tempo essa sensação vem se insinuando como uma possibilidade. Mas, nos últimos meses, a neblina tornou-se mais densa, e se antes os raios de sol, ainda que tímidos, eram insistentes, e iluminavam alguns caminhos e convidavam à aventura, o medo agora chuta as portas. A atmosfera de instabilidade, os brados guturais de quem insiste em não escutar, ainda que sem nada de consistente a expressar, sufocam a esperança. Evocam Deus para justificar o injustificável. No lugar de cercas vivas, grades pontiagudas.

Ouço alguém sussurrar lá fora que o arco-íris é uma imagem demoníaca. Esboço um sorriso de estupefação e descrença, mas o riso é nervoso. A diversidade seria uma estratégia utilizada pelo Mal para iludir espíritos mais frágeis, entorpecidos por desejos mundanos, a caminhar em direção do abismo. Querem banir as cores porque elas subverteriam a ordem imposta pelos que mandam marchar em linha reta, sem hesitação, ao som de cânticos e pisadas de coturnos, de aleluias disparados como balas de fuzil, perfurantes e destruidoras.

Através da janela, a paisagem é um tanto sombria. A névoa espessa, algo fantasmagórica, permite que se vejam apenas contornos borrados, indefinidos, como se a realidade derretesse aos poucos.

Talvez o que se vê, espero, seja apenas uma intempérie passageira e, dentro de algum tempo, essa bruma se dissipe, cedendo lugar a uma onda de calor mais solidária. Nessa esperança, quebro o silêncio do temor, recitando, como uma oração, os versos libertários do profeta Nelson Cavaquinho: “O sol há de brilhar mais uma vez/A luz há de chegar aos corações/Do mal será queimada a semente/O amor será eterno novamente”. Amém.

Tags: brumacânticosCrônicaDeusescuridãointolerâncialuzNelson Cavaquinhonévoapaispreconceitoprofetatemor

VEJA TAMBÉM

Calçadão de Copacabana. Imagem: Sebastião Marinho / Agência O Globo / Reprodução.
Paulo Camargo

Rastros de tempo e mar

30 de maio de 2025
Imagem: IFA Film / Reprodução.
Paulo Camargo

Cabelo ao vento, gente jovem reunida

23 de maio de 2025
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

O escritor sul-africano J.M. Coetzee, vencedor do Nobel de Literatura. Imagem: Divulgação.

Em ‘O Polonês’, Coetzee faz da paixão um ensaio sobre a morte

13 de fevereiro de 2026
Sigrid Nunez com seu gato durante a década de 1980. Imagem: Reprodução.

Sigrid Nunez dá voz à macaquinha de Virginia Woolf em biografia ficcional

11 de fevereiro de 2026
Eva Victor escreveu, dirigiu e interpretou em 'Sorry, Baby'. Imagem: Tango Entertainment / Divulgação.

Delicado, ‘Sorry, Baby’ se recusa a espetacularizar o trauma

10 de fevereiro de 2026
Blocos de São Paulo fazem ato coletivo em defesa do Carnaval de Rua. Imagem: Frâncio de Holanda / Reprodução.

Blocos tradicionais denunciam o sufocamento do Carnaval de Rua de São Paulo

9 de fevereiro de 2026
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.