• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Crônicas Paulo Camargo

Resistir para existir

porPaulo Camargo
6 de abril de 2021
em Paulo Camargo
A A
Imagem: Reprodução/Unsplash/ONU.

Imagem: Reprodução/Unsplash/ONU.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Canções. Filmes. Livros. Poemas.

Essas palavras aí em cima, nestes tempos pandêmicos, se tornaram, de certa forma, boias salva-vidas. Agarro-me a elas com frequência, em dias que se sucedem, quase todos muito parecidos, para sobreviver. Ou escapar. Mas do que ando fugindo? Do novo coronavírus ou de mim mesmo? Possivelmente, de ambos.

Jornalista há mais de 30 anos, sou viciado em notícias. Se fico muito tempo alheio ao que acontece, mergulho em agonia profunda, numa espécie de crise de abstinência, como se algo vital estivesse faltando, a escapar-me pelos dedos, me lançando à deriva, como um marinheiro que perdeu as graças do mar.

Quem me cerca, e não é jornalista, fica intrigado, quando não irritado com meu comportamento: “Que necessidade você tem de saber tanta coisa ruim, quantos estão morrendo, qual o último absurdo dito pelo presidente?”. Pois é, escolhi esse ofício, esse vício, há tanto tempo, que minhas respostas são quase sempre retóricas e não dão conta da camada mais profunda, existencial dessa dependência. Estar bem informado não é (apenas) uma opção, ou uma obrigação, mas uma necessidade. Mas entendo: é, também, um tipo de masoquismo, sobretudo neste momento em que viver dói.

Por isso mesmo que recorro às artes. Para me manter vivo, alimentado, inspirado e incitado, até porque a cultura muitas vezes não possibilita ou permite a fuga. Nem acaricia. Muito pelo contrário. Canções, filmes, livros, poemas, a arte, podem nos confrontar, nos colocar contra a parede. Fazer o quê? Eu gosto, e preciso dessas experiências. Pago por esse ultraje, porque dele preciso.

Por isso mesmo que recorro às artes. Para me manter vivo, alimentado, inspirado e incitado, até porque a cultura muitas vezes não possibilita ou permite a fuga. Nem acaricia. Muito pelo contrário. Canções, filmes, livros, poemas, a arte, podem nos confrontar, nos colocar contra a parede.

Há mais de um ano – isso mesmo, quase 400 dias -, fomos atropelados por essa faca na garganta chamada pandemia. Essa sensação de ameaça que vai e vem, sorrateira, a nos alterar os sentidos, e o cotidiano, nos forçando a olhar a vida de outra forma. A um metro e meio de distância, na melhor das situações, através da janela, longe. Há amigos queridos que vivem na mesma cidade e eu não vejo há mais de 400 dias. É justo, é humano? Não saberia mais dizer.

Por isso, recorro à arte. Para não deixar de ser humano, sobreviver. Resistir para existir.

Tags: ArteCinemaCrônicafilmesLiteraturaLivrosMúsicanovo coronavirusPandemiapoemasPoesiaresisitirresistênciavírus

VEJA TAMBÉM

Calçadão de Copacabana. Imagem: Sebastião Marinho / Agência O Globo / Reprodução.
Paulo Camargo

Rastros de tempo e mar

30 de maio de 2025
Imagem: IFA Film / Reprodução.
Paulo Camargo

Cabelo ao vento, gente jovem reunida

23 de maio de 2025
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

Calçadão de Copacabana. Imagem: Sebastião Marinho / Agência O Globo / Reprodução.

Rastros de tempo e mar

30 de maio de 2025
Banda carioca completou um ano de atividade recentemente. Imagem: Divulgação.

Partido da Classe Perigosa: um grupo essencialmente contra-hegemônico

29 de maio de 2025
Chico Buarque usa suas memórias para construir obra. Imagem: Fe Pinheiro / Divulgação.

‘Bambino a Roma’: entre memória e ficção, o menino de Roma

29 de maio de 2025
Rob Lowe e Andrew McCarthy, membros do "Brat Pack". Imagem: ABC Studios / Divulgação.

‘Brats’ é uma deliciosa homenagem aos filmes adolescentes dos anos 1980

29 de maio de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.