De uns meses para cá, notei que precisava colocar em dia a leitura do que se faz de literatura fantástica e de ficção científica no Brasil ultimamente. Para sistematizar essa vontade, elaborei uma lista de livros (ou autores) para gostaria de ler e conhecer. O guia foi feito de maneira bastante intuitiva, mas é compartilhado tanto para divulgar o que tem sido feito quanto, quem sabe, para receber outras indicações nos comentários. Por isso, os textos são de impressões e informações que colhi antes das leituras.
O que saltou aos olhos durante a elaboração da lista é o destaque da Amazon como protagonista na descoberta de novos autores – já que a maioria dos livros tem publicação exclusivamente digital e muitos deles estão disponíveis no catálogo do serviço Kindle Unlimited (indicado pela sigla [Kindle U.] no fim de cada parágrafo).
A lista, com doze entradas, foi divida em duas partes e pode abrigar uma terceira, caso haja sugestões ou correções. Ela não está organizada em ordem de importância ou preferência.
Confira a primeira parte abaixo.
1) Aqui quem fala é da Terra, org. Jana Bianchi e André Caniato
Esse livro é uma coletânea de contos publicada pela Editora Plutão e reúne diversos autores brasileiros ao redor da temática de ficção científica. A Plutão tem feito um trabalho intenso para a publicação de ficção científica no mercado nacional e esses contos reúnem trabalhos com perspectivas muito diversas no intuito de apresentar a versatilidade do sci-fi.
2) Cantigas no Escuro, org. Laura Pohl
Essa coletânea reúne seis autoras e faz uma releitura de cantigas infantis, transportando-as para os dias de hoje. O aspecto da fantasia surge do diálogo com os contos de fadas que, como o título sugere, também traz uma atmosfera sombria. [Kindle U.].
3) O Auto da Maga Josefa, de Paola Siviero
Publicado pela Dame Blanche e escrito pela Paola Siviero,o livro tem rendido muitos comentários nos últimos meses. Contando a história do caçador de demônios nordestino, Toninho, e sua companheira, a Maga Josefa, o livro já rendeu à autora participação em diversas entrevistas, como no podcast Caixa de Histórias e no podcast Suposta Leitura.
O que saltou aos olhos durante a elaboração da lista é o destaque da Amazon como protagonista na descoberta de novos autores – já que a maioria dos livros tem publicação exclusivamente digital e muitos deles estão disponíveis no catálogo do serviço Kindle Unlimited
4) Lobo de Rua, de Jana Bianchi
A novela da Jana Bianchi é um dos livros que retoma a tradição dos lobisomens e os coloca num ambiente urbano. Passando-se no centro de São Paulo, o livro conta a história de um morador de rua chamado Raul que se descobre licantropo e passa lidar com sua nova condição. [Kindle U.].
5) A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison, de Enéias Tavares
Enéias Tavares, responsável pela maior parte dos livros de steampunk brasileiro, escreveu esse livro em 2014 contando a história do jornalista Isaías Caminha e do serial killer Antoine Louison. Nessa trajetória, conversando com a literatura brasileira, Isaías Caminha encontra personagens como Machado de Assis, Simão Bacamarte e Álvares de Azevedo e uma exposição de órgãos. [Kindle U.].
6) O capeta-caolho contra a besta-fera, de Everaldo Rodrigues
Encontrei por acaso o livro de Everaldo Rodrigues, ganhador do prêmio ABERST (Associação Brasileira de Escritores de Romance policial, Suspense e Terror) na categoria de Melhor Conto ou Novela de Horror. Ambientado no sertão dos anos 1930, o livro retoma a licantropia ao retratar o embate do bando de Jeremias Fortunato Silveira, o capeta-caolho, com a besta-fera que aterroriza a cidade. O autor também mantém um canal no YouTube. [Kindle U.].