• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Música

‘Paó’, da Rafael Morais Trio, é regional e universal, antigo e moderno

porAlejandro Mercado
16 de agosto de 2017
em Música
A A
Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Rafael Morais, André Lauer e Gabriel Moraes estão unidos há quase sete anos. Neste período, além de bagagem que só a estrada oferece, adquiriram influências e o respeito na cena alternativa do norte do Paraná. Agora, finalmente, os fãs recebem com alegria o lançamento de seu primeiro álbum completo, Paó.

Por mais clichê que possa soar, é complicado encontrar outra frase para resumir a Rafael Morais Trio que não “um grupo que anda na contramão no cenário independente”. Ainda que os naipes de metais e o encontro com ritmos regionais brasileiros não seja uma novidade, a forma como o trio maringaense une as diferentes características e sonoridades, aliando porções fracionadas de dub e afrobeat com indie brasileiro – que por si só sempre teve como essência criativa a mistura, vide as diferenças bem visíveis entre Los Hermanos, Móveis Coloniais de Acaju e Pullovers, por exemplo –, denota uma capacidade ímpar de concatenar ideias e sons de modo requintado.

Talentosos na arte de amalgamar os gêneros sem cacofonias, a Rafael Morais Trio é capaz de agradar os fãs dos grupos anteriormente citados na mesma medida em que flerta com a proposta de brega moderno de expoentes da música brasileira, como Johnny Hooker, com o funk candomblé dos paulistas da Aláfia e o coco e maracatu da Orquestra Contemporânea de Olinda.

A banda de Maringá é mais um bom exemplo de como é possível trazer a riqueza da música regional brasileira a novos públicos através da mescla com ritmos considerados mais modernos.

Fruto dessa nova geração que escava e remexe as origens de nossa própria história musical, a banda de Maringá é mais um bom exemplo de como é possível trazer a riqueza da música regional brasileira a novos públicos através da mescla com ritmos considerados mais modernos. Neste sentido, Paó ecoa na trajetória de uma nova geração de músicos e fãs que estão redescobrindo as belezas do Brasil através da música.

Esse acréscimo da urgência da contemporaneidade na música, representada pelos arranjos e riffs mais diretos e, ao mesmo tempo, mais complexos, denota o intenso interesse e compromisso do grupo em prestar reverências sem que o tributo seja exclusividade. Por sinal, esse olhar para o “interior do país” não impede que a Rafael Morais Trio esqueça de retratar suas visões de mundo, incluindo uma verve poética que faz alusão aos tantos “Brasis” que se escondem nesta mesma regionalidade e interioridade proposta de forma musical por Rafael, André e Gabriel.

Sob este viés, faixas como “Mundo Cão” dão o tom de um disco que entende seu papel preponderante enquanto arte, de mostrar, falar e pensar o que significa ser morador dessa confusão chamada Brasil. Sem recorrer a lugares-comuns, Paó evoca o prazer de ser abraçado por notas sem perder o olhar crítico sobre o que os cerca, ao mesmo tempo que resgata o papel de flanêur do cancioneiro interiorano brasileiro. Nada mais moderno e rico que ser o que se é, inclusive na música.

Ouça ‘Paó’ na íntegra no Spotify

link para a página do facebook do portal de jornalismo cultural a escotilha

Tags: bandas de maringáBandas ParanaensesindieMúsicaMúsica BrasileiraPãoRafael Morais Trio

VEJA TAMBÉM

Líder do The National, Matt Berninger vem ao C6 Fest com sua carreira solo. Imagem: Chantal Anderson / Divulgação.
Música

C6 Fest – Desvendando o lineup: Matt Berninger

2 de abril de 2026
Duo chega no auge para seu show no Brasil. Imagem: Lissyelle Laricchia / Divulgação.
Música

C6 Fest – Desvendando o lineup: Magdalena Bay

31 de março de 2026
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

Sarah Snook e Jake Lacy são a família Irvine em 'All Her Fault'. Imagem: Universal Studios / Divulgação.

‘All Her Fault’ acerta quando mira o privilégio

10 de abril de 2026
Gabriel Leone estrela a adaptação de 'Barba Ensopada de Sangue'. Imagem: Globoplay / Divulgação.

‘Barba Ensopada de Sangue’ é forte na atmosfera e frágil na dramaturgia

9 de abril de 2026
Novas obras da autora neozelandesa começam a ganhar corpo no Brasil. Imagem: Alexander Turnbull Library / Divulgação / Montagem: Escotilha.

Katherine Mansfield no Brasil; agora, por inteiro

9 de abril de 2026
Celso Frateschi e Zé Carlos Machado comando o espetáculo. Imagem: Annelize Tozetto / Divulgação.

Crítica: ‘Dois Papas’ encontra força no duelo entre dois grandes atores – Festival de Curitiba

8 de abril de 2026
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.