• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Música

Sátira às imposições sociais é tema de novo single do Escambau

porAlejandro Mercado
9 de julho de 2018
em Música
A A
Escambau - O Exemplo a Ser Seguido

Escambau se reinventa em "O Exemplo a Ser Seguido". Na imagem, Yuri Vasselai, novo integrante do escrete curitibano, e demais integrantes da banda. Imagem: Reprodução.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Se houvesse uma frase que sintetizasse a essência do grupo curitibano Escambau, ela certamente seria: “o Escambau não para”. Em pouco mais de um ano (pouco mesmo, já que o elogiadíssimo Sopa de Cabeça de Bagre foi lançado em junho do último ano), o grupo lançou um disco duplo fundamental à compreensão da cena local atual e um EP em espanhol, Eléctrico, isto no rastro de outros três álbuns essencialmente consistentes na trajetória do grupo: Acontece nas Melhores Famílias (2009), Ordem e Progresso via Pão & Circo (2011) e Novo Tentamento (2014).

Já são poucos os grupos que têm sido capazes de fazer uma leitura mais aprofundada do país dentro do gênero a que a banda se propõe, e menos ainda os que entenderam como anda a carruagem da indústria da música em tempos de serviços de streaming: os lançamentos passam a ocorrer com uma grande antecipação de singles, criando um cenário de ansiedade e expectativa por parte do público, além de oferecer à imprensa especializada a oportunidade de compor uma ideia sobre os rumos artísticos dos envolvidos. Por essas razões, aliadas ao talento nato de seus integrantes, capazes de manter uma produção prolífica de qualidade, o Escambau é, sem dúvida e com perdão do trocadilho, um exemplo a ser seguido.

Camaleônicos, os artistas trazem ao público mais uma faceta deste leque que parece ser infinito em ‘O Exemplo a Ser Seguido’.

Este é justamente o nome do novo single da banda. Camaleônicos, os artistas trazem ao público mais uma faceta deste leque que parece ser infinito em “O Exemplo a Ser Seguido”. Sem firulas ou grande arroubos, mas fincados numa espécie de catarse coletiva, o Escambau reúne um time entrosado de artistas para interpretar uma canção em que a tônica, além do rock predominantemente simples e direto (na melhor concepção dos termos), é a sátira às imposições sociais.

Reunidos no estúdio Old Black Records, em Curitiba, Glauco Caruso (bateria), Angelo Neto (piano), Adriano Antunes (charango boliviano) e Tuba Caruso (atabaques) se unem às vozes em coro de Camila Folloni, Vagner Capone, Beer Repossíveis, Andressa Novak, Flávia Popadiuk, Marcelo Crivano, Ananda Kuhn, Bruno Sem Futuro, Guilherme Bandeira, Tiago Guaitanelli e Renato Ximú, além, é claro, da própria banda, numa celebração musical extremamente descontraída.

Com captação sonora de Renato Ximú, vídeos de Luciano Popadiuk e Ramiro Pissetti e produção do Escambau, você pode conferir em primeira mão o resultado deste encontro inesquecível (por diversos fatores) no vídeo abaixo.

link para a página do facebook do portal de jornalismo cultural a escotilha

Tags: Bandas CuritibanasEscambauMusic ReviewMúsicaO Exemplo a Ser SeguidoOld Black RecordsRockrock curitibanosingle

VEJA TAMBÉM

Líder do The National, Matt Berninger vem ao C6 Fest com sua carreira solo. Imagem: Chantal Anderson / Divulgação.
Música

C6 Fest – Desvendando o lineup: Matt Berninger

2 de abril de 2026
Duo chega no auge para seu show no Brasil. Imagem: Lissyelle Laricchia / Divulgação.
Música

C6 Fest – Desvendando o lineup: Magdalena Bay

31 de março de 2026
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

O pianista Mauro Continentino é um dos entrevistados de 'Retiro: A Casa dos Artistas'. Imagem: Reprodução.

‘Retiro: A Casa dos Artistas’ emociona ao dar protagonismo e voz aos moradores – É Tudo Verdade

6 de maio de 2026
Meryl Streep, Anne Hathaway e Stanley Tucci retornam a seus papeis na sequência dirigida por David Frankel. Imagem: 20th Century Studios / Divulgação.

‘O Diabo Veste Prada 2’ e a crise no jornalismo

6 de maio de 2026
Sobrinho do músico, Jaafar Jackson interpreta o tio na cinebiografia dirigida por Fuqua. Imagem: Lionsgate / Divulgação.

‘Michael’ aposta na memória e desvia do conflito

5 de maio de 2026
'Peça sobre Peças' tem dramaturgia de Francisco Mallmann e direção de Fernando de Proença. Imagem: Vitor Dias / Divulgação.

‘Peça sobre Peças’ propõe teatro como memória em estado de dúvida

28 de abril de 2026
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.