• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Música

Os contrastes de ‘XIII’ e da Watch Out for the Hounds

porAlejandro Mercado
5 de abril de 2017
em Música
A A
grupo curitibano watch out for the hounds lança XIII

A cachorrada reunida. Foto: Paulo Rorschach/Divulgação.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Música é uma arte que coloca o sangue em ebulição. Seja quando ela surfa na vanguarda ou dá uma espiadela para o passado. XIII, primeiro álbum completo da Watch Out for the Hounds, trava uma batalha árdua: ser o primeiro registro que apresente o grupo em sua fase mais madura.

A trajetória da banda é uma ode às referências que os cercam, ao mesmo tempo que um triunfante caminhar em direção à contemporaneidade sonora. De todas as camadas de influências que se notam em XIII, um compêndio muito maior do que em seu EP Release the Hounds, é interessante notar o esforço em superar os próprios caminhos já trilhados.

O quinteto faz de suas canções romances (literários, diga-se) profundos e intrincados, sem perder a verve que tanto os caracteriza. Ao invés de distanciar do processo que os conduziu até o primeiro álbum, a Watch Out for the Hounds dá um passo adiante, ainda imprimindo doses de música cigana, mas também priorizando arranjos mais heterogêneos que traduzem um universo sonoro muito maior, seja por notas de jazz, blues ou até pelo flerte com o legado mais recente do rock and roll (como não recordar de Noel Gallagher’s High Flying Birds, do ex-Oasis Noel Gallagher, ao ouvir XIII?).

banda watch out for the hounds lança XIII
‘XIII’ é o primeiro álbum completo da Watch Out for the Hounds. Foto: Luciano Meirelles/Divulgação.

Leia também:
» O som nômade da Watch Out For The Hounds
» Rosie Mankato e o folk urbano do Paraná

O grupo faz algo que, por vezes, soa improvável para o rock alternativo atual: capturou a pluralidade da vida sob uma ótica mais cristalizada, oferecendo um choque revigorante de passado, presente e futuro. Essa intensidade do grupo merece elogios, ainda, por tornar esse jogo entre o inglês e o português (ainda que o primeiro seja predominante) em uma espécie de abraço, onde as harmonias vocais e o instrumental casam em um interessante contraste.

O grupo faz algo que, por vezes, soa improvável para o rock alternativo atual: capturou a pluralidade da vida sob uma ótica mais cristalizada.

XIII inicia de forma ligeiramente discreta, mas escala conforme o ritmo é acelerado. Fica bem claro e de fácil distinção as linhas líricas trabalhadas no álbum. É uma grata surpresa ver como o folk pode ser relativamente formal, mas ainda assim gradualmente complexo, em oposição ao pastiche sonoro que ilustra o gênero quando pensamos nas inúmeras reproduções miméticas de trabalhos de indie folk mais recentes.

Não se trata de dizer que XIII e a Watch Out for the Hounds reavivam um gênero orgânico por si só, mas é importante ressaltar como projetam sua proposta folk acentuando a personalidade que talharam para si, evidenciando uma volatilidade melódica ímpar sem tropeçar na cacofonia.

O esforço é recompensado e o disco se beneficia desse suingue um tanto jazzy, certamente um retrato de seis artistas que optam por implodir seus limites criativos e soar relevantes (e pop) a uma audiência ávida por este encontro entre música e modernidade. A liberdade criativa nunca foi tão importante como agora e a Watch Out for the Hounds parece ter capitalizado bem isso.

Ouça ‘XIII’ na íntegra no Spotify

link para a página do facebook do portal de jornalismo cultural a escotilha

Tags: Bandas CuritibanasCrítica Musicalfolkgypsy punkMúsicaRelease the HoundsWatch Out For The HoundsXIII

VEJA TAMBÉM

Cantora neozelandesa causou furor com capa de novo álbum. Imagem: Thistle Brown / Divulgação.
Música

Lorde renasce em ‘Virgin’ com pop cru e sem medo da dor

3 de julho de 2025
Músico partiu aos 88 anos, deixando imenso legado à música brasileira. Imagem: Reprodução.
Música

Bira Presidente: o legado de um gigante do samba

16 de junho de 2025
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

Série chegou ao fim após 3 temporadas, mas deixou possibilidade de spin-off. Imagem: Netflix / Divulgação.

‘Round 6’ termina em sacrifício, dor e silêncio

4 de julho de 2025
Michelle Williams e Jenny Slate estão impecáveis em 'Morrendo Por Sexo'. Imagem: 20th Television / Divulgação.

‘Morrendo Por Sexo’ acerta na sua abordagem franca da sexualidade das mulheres

3 de julho de 2025
Cantora neozelandesa causou furor com capa de novo álbum. Imagem: Thistle Brown / Divulgação.

Lorde renasce em ‘Virgin’ com pop cru e sem medo da dor

3 de julho de 2025
Paul Reubens como Pee-Wee Herman. Image: HBO Films / Divulgação.

‘Pee-Wee Herman: Por Trás do Personagem’ busca justiça ao comediante Paul Reubens

2 de julho de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.