• Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
28 de junho de 2022
  • Login
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Escotilha
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Home Teatro Em Cena

‘A Tristeza e Alegria na Vida das Girafas’: a fábula para adultos e crianças – Festival de Curitiba

Marianna Holtz por Marianna Holtz
5 de abril de 2018
em Em Cena
A A
Tristeza e Alegria na Vida das Girafas

Espetáculo foi encenado língua francesa com legendas em português. Imagem: Annelize Tozetto.

Compartilhe no TwitterEnvie pelo WhatsAppCompartilhe no Facebook

O espetáculo francês A Tristeza e Alegria na Vida das Girafas apresentado em Curitiba nos dias 30 e 31 de março no Teatro Guairinha, foi uma das três atrações internacionais da Mostra Oficial do 27º Festival de Curitiba. Escrito originalmente em português, traduzido e encenado em francês por Thomas Quillardet, a apresentação em Curitiba contou com uma tela no centro superior do palco, acoplada ao cenário que transmitia em tempo real a legenda em português.

A dramaturgia de Tiago Rodrigues apresenta a história de uma menina de 9 anos apelidada de Girafa (Maloue Fourdrinier), que ao fazer um trabalho de escola passeia por diversos outros assuntos. No desenrolar da trama, temas como crise política e econômica em Portugal, desemprego, morte da mãe e outros apresentam-se pela perspectiva complexa e inocente de uma criança. A protagonista se vale da relação com as palavras e sua semântica para explicar e tentar entender o mundo e o sistema social em que está inserida.

Anúncio. Deslize para continuar lendo.

Para crianças e adultos, a peça é construída de maneira sensível a formar camadas: em algumas, apenas crianças podem acessar o espetáculo e, em outras, só adultos, e isso acontece concomitantemente. Os mesmo temas, o mesmo texto, os mesmos símbolos, só podem ser entendidos de tal modo por um adulto: a dramaturgia das perdas. Enquanto que a percepção e identificação de determinados detalhes só é possível por uma criança. Elementos infantis, como o ursinho de estimação Judy Garland, são ressignificados para o mundo adulto, que traz o companheiro de Girafa como um sujeito mau humorado e desbocado. Ainda sobre as camadas da peça, há a possibilidade de diversão ou reflexão a depender do público.

Para crianças e adultos, a peça é construída de maneira sensível a formar camadas.

O cenário de Lisa Navarro é uma grande estrutura em que tecidos e alguns objetos são suspensos ao longo da peça por meio de cabos que constroem e reconstroem o espaço. A sonoplastia é majoritariamente feita em cena pelos próprios atores através de um recurso que se assemelha ao foley.

A construção de todo o espetáculo é bastante sensível, mas merece destaque a interpretação de Thomas Quillardet, que em dado momento reveza entre a interpretação do pai de Girafa e da mãe com bastante leveza e impecável trabalho vocal.

link para a página do facebook do portal de jornalismo cultural a escotilha

Tags: A Tristeza e Alegria na Vida das Girafascrítica teatralfestival de curitibaLisa NavarroMostra OficialteatroThomas QuillardetTiago Rodrigues
Post Anterior

As possibilidades da música de Ailum

Próximo Post

Antonio Candido e o trabalho do crítico na imprensa

Posts Relacionados

23º Cena Contemporânea começa em 28 de junho

23º Cena Contemporânea começa em 28 de junho

10 de junho de 2022
Crítica: A ousadia musical de ‘A Hora da Estrela ou o Canto de Macabéa’ – Festival de Curitiba

Crítica: A ousadia musical de ‘A Hora da Estrela ou o Canto de Macabéa’ – Festival de Curitiba

12 de abril de 2022

Crítica: ‘Pessoas Brutas’ discute a possibilidade de ética e felicidade no Brasil – Festival de Curitiba

8 de abril de 2022

Crítica: ‘O Mistério de Irma Vap’ ganha tom político no Teatro Guaíra – Festival de Curitiba

4 de abril de 2022

Crítica: ‘G.A.L.A.’ é uma viagem ao fim do mundo – Festival de Curitiba

30 de março de 2022

Festival de Curitiba vai começar; confira indicações da mostra principal

25 de março de 2022

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • O primeiro episódio de WandaVision nos leva a uma sitcom da década de 1950.

    4 coisas que você precisa saber para entender ‘WandaVision’

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘Tudo é rio’, de Carla Madeira, é uma obra sobre o imperdoável

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘A Vida Secreta de Zoe’ fica entre o apelo erótico e a prestação de serviço

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ’90 dias para casar’ é puro deleite e deboche cultural

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘A Casa Mágica da Gabby’: por muito mais gatinhos fofinhos e coloridos

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
Instagram Twitter Facebook YouTube
Escotilha

  • Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Colunas
    • Cultura Crítica
    • Vale um Like
  • Crônicas
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Cinema & TV
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Colunas
  • Artes Visuais
  • Crônicas
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In