• Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
25 de junho de 2022
  • Login
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Escotilha
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Home Teatro Em Cena

O ator na sua reprodução artística

Bernard Freire por Bernard Freire
6 de abril de 2018
em Em Cena
A A

Espetáculo 'Um Ator', Cia Solo de Teatro. Imagem: Reprodução.

Compartilhe no TwitterEnvie pelo WhatsAppCompartilhe no Facebook

Percebo em mim transições, incorporação de todas as percepções que percorrem o espaço por onde me lanço. Existe outra camada sobre minha pele que interpreta um personagem configurado em minha mente, movimento ele a partir de sentidos que surgem da leitura que se encontra em outro mundo.

Sua construção é lenta e ao mesmo tempo acumulativa de tantas idéias. Fico preso ao seu conhecimento, à sua historia, que me faz buscar a explicação atual para a concretização de sua fala. Releio suas palavras, mudo o contexto, trago para a realidade os efeitos que compõem a história de vidas ficcionais. Sobrevoo ao alcance de seu estado físico em respiração que evapora no sufocamento de suas características.

Anúncio. Deslize para continuar lendo.

O sacrifício para se chegar a um bom resultado é movimentar a personificação dessas ideias experimentadas e afirmar algo que transmita sua mensagem.

O papel é um espaço de criação em que o ator reescreve inúmeras possibilidades de ação sobre a dramaturgia, busca-se na imagem, na linguagem do pensamento de quem observa e joga com o outro. Enquanto criamos, vamos moldando as ações e buscando através do sentido, da imaginação, do som, a composição de outra ideia para a compreensão dessa realidade representada. É preciso ficar atento para não se distanciar do argumento da cena, levar o texto a sério e brincar de representá-lo como uma mentira-verdadeira. O sacrifício para se chegar a um bom resultado é movimentar a personificação dessas ideias experimentadas e afirmar algo que transmita sua mensagem.

O pensamento do ator deve ser visualizado pelo publico, é o que é visto, interpretado, reproduzido na ação física que condiz com a apresentação cênica. O corpo vai, deixa o ator revirado, retira o conteúdo necessário para a materialização da obra. A apresentação é marcada pela energia presente que vigora no corpo do ator diante de uma realidade experimentada verdadeiramente. Já não é mais o texto, nem a composição do trabalho do ator, é a obra final que se apresenta como registro do processo da criação teatral.

Para atuar, devemos repetir o mesmo processo variadas vezes, ensaiar, interpretar, representar o processo com mais qualidade do que da primeira vez. O ator deve passar por um processo de mudança, ficar alterado e se relacionar com seu trabalho numa frequência que deixa todas as ideias transbordarem no palco. É preciso acreditar que algo está acontecendo e que a história a ser contada faz parte da sua vida, independente de qual for o resultado.

link para a página do facebook do portal de jornalismo cultural a escotilha

Tags: açãoatorcorpoCriaçãointerpretaçãomovimentoreproduçãoteatrotexto
Post Anterior

‘Rubber Soul’, a primeira obra-prima dos Beatles

Próximo Post

‘O Jornal – The Rolling Stone’ discute alteridade e extremismo a partir de romance gay – Festival de Curitiba

Posts Relacionados

23º Cena Contemporânea começa em 28 de junho

23º Cena Contemporânea começa em 28 de junho

10 de junho de 2022
Crítica: A ousadia musical de ‘A Hora da Estrela ou o Canto de Macabéa’ – Festival de Curitiba

Crítica: A ousadia musical de ‘A Hora da Estrela ou o Canto de Macabéa’ – Festival de Curitiba

12 de abril de 2022

Crítica: ‘Pessoas Brutas’ discute a possibilidade de ética e felicidade no Brasil – Festival de Curitiba

8 de abril de 2022

Crítica: ‘O Mistério de Irma Vap’ ganha tom político no Teatro Guaíra – Festival de Curitiba

4 de abril de 2022

Crítica: ‘G.A.L.A.’ é uma viagem ao fim do mundo – Festival de Curitiba

30 de março de 2022

Festival de Curitiba vai começar; confira indicações da mostra principal

25 de março de 2022

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • O primeiro episódio de WandaVision nos leva a uma sitcom da década de 1950.

    4 coisas que você precisa saber para entender ‘WandaVision’

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • De quem é a casa do ‘É de Casa’?

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘Ilusões Perdidas’ é brilhante adaptação do clássico de Balzac, mais atual do que nunca

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘Tudo é rio’, de Carla Madeira, é uma obra sobre o imperdoável

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘A Vida Secreta de Zoe’ fica entre o apelo erótico e a prestação de serviço

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
Instagram Twitter Facebook YouTube
Escotilha

  • Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Colunas
    • Cultura Crítica
    • Vale um Like
  • Crônicas
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Cinema & TV
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Colunas
  • Artes Visuais
  • Crônicas
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2021 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In