• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Teatro

Crítica: ‘Duetos’ é mais séria do que aparenta – Festival de Curitiba

Estrelada por Eduardo Moscovis e Patrycia Travassos, a comédia 'Duetos', do dramaturgo inglês Peter Quilter, apresentada no Festival de Curitiba, abre espaço para reflexões sobre relacionamentos no mundo contemporâneo.

porPaulo Camargo
4 de abril de 2024
em Teatro
A A
Patrycia Travassos e Eduardo Moscovis vivem pares de personagens nos quatro esquetes de 'Duetos'. Imagem: Divulgação.

Patrycia Travassos e Eduardo Moscovis vivem pares de personagens nos quatro esquetes de 'Duetos'. Imagem: Divulgação.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Nos extremos do imenso palco do Guairão, veem-se os camarins, os bastidores onde Patricya Travassos e Eduardo Moscovis executam uma coreografia meticulosa de transições entre personagens. Nesse espaço íntimo, quase sagrado para o teatro, eles imergem na troca de figurinos e indumentárias, refinam detalhes de maquiagem e desdobram-se nas quatro cenas independentes da peça Duetos, dirigida por Ernesto Piccolo e apresentada como parte da programação do Festival de Curitiba.

A comédia, assinada pelo talentoso dramaturgo inglês Peter Quilter, desdobra-se em quatro pares de personagens, não apenas casais, que, na busca ou na manutenção de uma parceria de vida sólida, revelam-se em um jogo de cumplicidades e desafios.

A cenografia de J.C. Serroni desempenha um papel essencial na construção de uma relação íntima com o público. Ao estabelecer uma metalinguagem entre a ficção encenada e os rituais teatrais, Serroni fortalece a imersão do espectador, essencial em um teatro tão grande como o Guairão. Patricya e Moscovis transformam-se diante dos olhos do público em uma variedade de personas, habilmente modelados pelas nuances da iluminação concebida por Aurélio de Simoni.

A cenografia de J.C. Serroni desempenha um papel essencial na construção de uma relação íntima com o público.

A abordagem meticulosa adotada por Patricya e Moscovis, ambos muito bem em todos os papéis, aliada aos textos consistentes de Quilter, resgata a sofisticação e acessibilidade da comédia em esquetes, que já foi mais popular no Brasil.

No primeiro, “Encontro às Cegas”, a solidão mútua dos personagens é delineada com sensibilidade por Moscovis e Patricya, e faz lembrar um pouco o sublime filme Folhas de Outono, do finlandês Aki Kaurismäki. Em “Quase Casados”, a melancolia sutil permeia o humor ácido, conferindo profundidade emocional à narrativa sobre um homem gay e sua melhor amiga, em Nova York. Lembrar do seriado Will & Grace é inevitável.

“Divórcio Amigável”, por sua vez, expõe as vicissitudes das relações conjugais de forma crua, mas permeada por afetos, enquanto “Mais Uma Vez Noiva”, que fecha o espetáculo, mergulha nas angústias e dúvidas de Ângela diante de um novo casamento, e sua cumplicidade agridoce com o irmão, que a levará ao altar.

Sob a superfície cômica, quase volátil, Duetos é mais séria do que aparenta, pois abre espaço para reflexões sobre as nuances dos sentimentos contemporâneos, engajando o público em uma jornada emocional complexa, ainda que muito engraçada. DE certa forma, rimos de nós mesmos, de nossas vicissitudes, A direção de Ernesto Piccolo, permeada por uma sensibilidade reflexiva e melancólica, possibilita a identificação do espectador, destacando a sintonia e a entrega dos talentosos protagonistas.

ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA

Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: DuetosEduardo MoscovisErnesto PiccoloFestival de CuritibaPatrycia TravassosPeter QuilterTeatro

VEJA TAMBÉM

Dirigido por Luciana Paes, Gregório Duvivier protagoniza ode crítica à língua de todos nós. Imagem: Joana Calejo Pires / Divulgação.
Teatro

Crítica: Em ‘O Céu da Língua’, Gregório Duvivier performa as fissuras da linguagem – Festival de Curitiba

8 de abril de 2025
Espetáculo retornou após 15 anos ao festival. Imagem: Roberto Setton / Divulgação.
Teatro

Crítica – ‘In On It’ retorna a Curitiba após 15 anos sem perder o frescor – Festival de Curitiba

4 de abril de 2025

FIQUE POR DENTRO

Série chegou ao fim após 3 temporadas, mas deixou possibilidade de spin-off. Imagem: Netflix / Divulgação.

‘Round 6’ termina em sacrifício, dor e silêncio

4 de julho de 2025
Michelle Williams e Jenny Slate estão impecáveis em 'Morrendo Por Sexo'. Imagem: 20th Television / Divulgação.

‘Morrendo Por Sexo’ acerta na sua abordagem franca da sexualidade das mulheres

3 de julho de 2025
Cantora neozelandesa causou furor com capa de novo álbum. Imagem: Thistle Brown / Divulgação.

Lorde renasce em ‘Virgin’ com pop cru e sem medo da dor

3 de julho de 2025
Paul Reubens como Pee-Wee Herman. Image: HBO Films / Divulgação.

‘Pee-Wee Herman: Por Trás do Personagem’ busca justiça ao comediante Paul Reubens

2 de julho de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.