Drama, ação e suspense são alguns dos gêneros que contemplam o mundo das séries investigativas. Seja para tentar adivinhar o assassino, desvendar as causas de uma morte ou descobrir novas evidências que mudem o rumo da história, o mundo dos detetives sempre promete uma revelação importante. E a graça está em tentar adivinhar o que é.
Desde histórias mais clássicas – sempre de um investigador homem e seu ajudante – a tramas mais modernas e diversas, confira 5 séries que tem como protagonistas detetives:
Sherlock
É impossível não citar o detetive mais famoso de todos os tempos. Benedict Cumberbatch e Martin Freeman, Sherlock Holmes e Dr. Watson, respectivamente, dão vida à história de Arthur Conan Doyle a partir de um olhar da Inglaterra do século XXI.
Os contos são adaptados para o mundo atual e situações contemporâneas, sem perder o charme britânico e a investigação rigorosa. O ponto alto de Sherlock está na interpretação de Benedict Cumberbatch, que encarna com maestria a memória fantástica e o pensamento rápido e frenético de Holmes.
A série é uma produção da BBC e está disponível na Netflix.
True Detective
A série norte-americana True Detective é uma produção da HBO e possui um formato de antologia, sendo que cada temporada tem uma nova história e elenco diferente. O seriado envolve sempre dois detetives que se deparam com um assassinato ou crime macabro que nunca é o que parece ser.
A primeira temporada, por exemplo, tem como dupla os atores Matthew McConaughey e Woody Harrelson e utiliza múltiplas linhas do tempo para traçar, através de 17 anos, a busca dos detetives por um assassino em série na Louisiana.
A série está disponível na HBO GO.
Killing Eve
O mundo dos detetives sempre promete uma revelação importante. E a graça está em tentar adivinhar o que é.
Killing Eve foge do padrão ao ter duas mulheres como personagens principais. Todavia, elas estão de lados opostos: Eve Polastri (Sandra Oh) é uma detetive da inteligência britânica, já Villanelle (Jodie Comer) é uma assassina psicopata. O caminho de ambas se cruza quando Eve fica encarregada de capturar a criminosa e, à medida que a perseguição avança, as duas desenvolvem uma obsessão mútua.
A série da BBC mistura suspense com o humor ácido tipicamente britânico, além de proporcionar aquele tipo de vilã que não conseguimos torcer contra devido ao seu carisma e língua afiada.
As 3 temporadas de Killing Eve podem ser assistidas pelo Globoplay.
https://www.youtube.com/watch?v=p4bj9m5WJuk
Mindhunter
Em um estilo de drama-policial, o seriado Mindhunter é baseado em um livro homônimo e revela o começo das pesquisas de psicologia e perfil criminal do FBI na década de 1970.
A dupla de detetives Holden Ford (Jonathan Groff) e Bill Tench (Holt McCallany) entrevista assassinos em série presos, com o intuito de entender como esses criminosos pensam e descobrir afinal o que faz de uma pessoa um serial killer.
A série é uma produção da Netflix.
Brooklyn Nine-Nine
Sitcom norte-americana, Brooklyn Nine-Nine mostra que investigação e humor podem andar lado a lado. A série tem como protagonista Jake Peralta (Andy Samberg), um talentoso e imaturo detetive da polícia de Nova York. Dentro da delegacia onde trabalha, no Brooklyn, Jake e seus colegas nem sempre resolvem as coisas de forma racional, mas ao fim conseguem cumprir as ordens quando o dever chama.
A série ficou conhecida por abordar a masculinidade de uma forma saudável e por ter um elenco diverso e representativo, com personagens latinos, LGBTQI+ e negros dividindo de forma igualitária o mesmo espaço.
A série é uma produção da NBC e está disponível na Netflix.