O ano de 2022 pode ser considerado o da retomada da TV. As emissoras e plataformas de streaming norte-americanas e brasileiras voltaram à carga. Desta maneira, fomos inundados por muita coisa ruim, mas também por destaques.
O fortalecimento da Star+ e da Globoplay no mercado nacional criou um sério desafio para a Netflix, talvez até mesmo para a HBO Max, que se viu diante de um cenário mais acirrado.
Confira o que nossa equipe e convidados consideraram a grande série do ano, além de outros destaques que acreditam merecer a atenção do público.
Rodrigo de Lorenzi
‘Ruptura’ | Apple TV+
Finalmente a Apple TV+ disse a que veio com uma uma das séries mais nervosas, inteligentes e angustiantes do ano. Com um roteiro amarrado, direção inspirada de Ben Stiller e enquadramentos que deixam o público angustiado, Ruptura conseguiu entregar um thriller eficiente e estranho, ao mesmo tempo em que fez refletir sobre burnout e sobre como passamos nosso dias em ambientes cinzas, fechados e claustrofóbicos.
E para quem não está a fim de refletir muito sobre as nuances de cada cena e diálogo, a série funciona também apenas como uma história tensa em que a cada episódio tudo fica mais esquisito e sem sentido. O final da primeira temporadas tem um dos ganchos mais sensacionais do ano e que deixou muita gente gritando na frente da TV (eu inclusive).
Outros destaques para Rodrigo de Lorenzi em 2022:
- The Dropout, Star+
- The White Lotus, HBO Max
- O Urso, Star+
- Station Eleven, HBO Max
Alejandro Mercado
‘O Urso’ | Star+
A série é um primor televisivo. Roteiro, direção e atuações no mais alto nível, mostrando como a FX é capaz de produzir os mais diferentes gêneros com primor (e rigor).
Diferentes de outras incursões televisivas no universo da gastronomia, O Urso tem bastante interesse na culinária, mas para fazer dela recurso para tratar de temas muito mais complexos. Relações trabalhistas, crise econômica, depressão e suicídio são trabalhados brilhantemente.
Jeremy Allen White e Ayo Edebiri tem uma sinergia em cena que chega assustar. White tem grandes chances nas premiações do próximo ano, e Edebiri, apesar de esnobada no Globo de Ouro, é uma gigante.
Outros destaques para Alejandro Mercado em 2022:
- A Friend of the Family, Hulu
- Abbott Elementary, Star+
- Reservation Dogs, Star+
- Hacks, HBO Max
Maura Martins
‘Ruptura’ | Apple TV+
Ruptura configura como a melhor série do ano por conseguir discutir, de maneira bastante inteligente, um dos temas mais relevantes da vida social: o fim do trabalho tal como o conhecemos.
A série criada por Ben Stiller e estrelada por Adam Scott imagina uma metáfora perfeita do sistema capitalista a partir de uma empresa que promove uma cisão entre a vida pessoal dos funcionários e a realidade dentro de trabalho.
A empresa Lumen, neste sentido, é uma espécie de sonho: ela opera a partir de trabalhadores sem história, que podem funcionar como verdadeiros autômatos, que valem por conta daquilo que conseguem produzir. Mas é claro que seres humanos não são máquinas, e os incautos funcionários da Lumen começam a se dar conta disso das formas mais bizarras possíveis. Uma série imperdível.
Outros destaques para Maura Martins em 2022:
- The White Lotus, HBO Max
- Reservation Dogs, Star+
- Sandman, Netflix
- Rota 66, Globoplay
José Picelli
‘Ruptura’ | Apple TV+
Ruptura é o tipo de série que começa mansa mas você insiste porque sabe que ela está preparando o terreno para fortes emoções. Intrigante, viciante e com ótimas atuações, ela é o que podemos chamar de primor de série.
Desde 2007 não gritava tanto pra TV em um final de temporada (estou falando de você, ano 3 de Lost). Por sorte, a produção da Apple TV+ foi renovada, então é esperar para sentir todas essas emoções novamente.
Outros destaques para José Picelli em 2022:
- The White Lotus, HBO Max
- A Casa do Dragão, HBO Max
- Hacks, HBO Max
- Abbott Elementary, Star+
ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA
Para continuar a existir, Escotilha precisa que você assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 8,00 mensais. Se preferir, pode enviar um PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.