• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Televisão

#somostodostyrion

Todos somos um pouco Tyrion quando, com ou sem intenção, batemos de frente com padrões pré-estabelecidos de comportamento.

porPaulo Camargo
16 de maio de 2014
em Televisão
A A
Tyrion Lannister (Peter Dinklage): de melhor personagem para alívio cômico da série

Tyrion Lannister (Peter Dinklage): de melhor personagem para alívio cômico da série. Imagem: Divulgação.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Sob o risco de receber já nesta segunda-feira, via Sedex 10, minha carteirinha de integrante vitalício da Associação dos Nerds e Geeks do Universo, escrevo hoje sobre o mais recente episódio de Game of Thrones, série baseada na saga As Crônicas de Gelo e Fogo, do escritor George R. R. Martin, também responsável pelos roteiros do programa, que se tornou, assim como os romances, um fenômeno internacional.

Gostaria de falar mais especificamente a respeito do personagem Tyrion Lannister, vivido pelo estupendo ator norte-americano Peter Dinklage. Acusado de ter assassinado o próprio sobrinho, o psicótico Joffrey Baratheon (Jack Gleeson), fruto da relação incestuosa entre seus irmãos, Jaime (Nikolaj Coster-Waldau) e Cersei (Lena Headey), o personagem é levado a um julgamento com cartas marcadas.

Apesar de ser inocente, interessa a todos, sobretudo a sua família, que Tyrion seja considerado culpado – e varrido da face de Westeros como uma erva daninha.

Todos somos um pouco Tyrion quando, com ou sem intenção, batemos de frente com padrões pré-estabelecidos de comportamento.

Depois de ouvir, ao longo do episódio, sucessivos testemunhos mentirosos, e de enfrentar o doloroso depoimento de sua ex-amante, Shae (Sibel Kekilli), prostituta por quem se apaixonou e que agora o acusa de ter tramado a morte do jovem rei, Tyrion chuta o balde. E diz exatamente o que lhe vem à cabeça: está sendo julgado e condenado não pela morte de Joffrey, que ocupava, até tombar, envenenado, o disputado trono dos Sete Reinos. Será condenando pelo fato de ser anão.

Nasceu “defeituoso”, uma anomalia entre os loiros altos e bonitos (ainda que perversos) de sua família, crime pelo qual nunca foi e jamais será perdoado. E como sua estatura é desproporcional a sua personalidade, exuberante e por vezes até mesmo arrogante, Tyrion tem um efeito desestabilizador sobre a (des)ordem vigente na corte: como uma aberração da natureza, um ser “degenerado”, pode ousar ter voz, ou ambicionar qualquer forma de poder? Melhor que seja eliminado, e esquecido, como se nunca tivesse existido.

Nesse aspecto, não há tantas diferenças assim entre a vida real, o mundo em que vivemos, e Westeros, uma terra imaginada, imersa em uma espécie de eterna Idade Média parecida com a Terra Média de Tolkien (de O Senhor dos Anéis), onde as trevas da busca pelo poder a qualquer preço parecem dar o tom.

Todos somos um pouco Tyrion quando, com ou sem intenção, batemos de frente com padrões pré-estabelecidos de comportamento, nos confrontamos com regramentos vigentes que estabelecem como devemos pensar, agir, que aparência devemos ter ou quem temos (ou não) o direito de amar. E a espada inclemente da norma é afiada. Chutar o balde, contudo, é sempre uma opção digna.

Tags: As Crônicas de Gelo e FogoGame of ThronesgeekIdade MédiaJack GleesonJoffrey BaratheonLena HeadeynerdNikolaj Coster-WaldauO Senhor dos AnéisPeter DinklageR. R. MartinSibel KekilliThe Lord of The RingsTolkienTyrion LannisterWesteros

VEJA TAMBÉM

Série chegou ao fim após 3 temporadas, mas deixou possibilidade de spin-off. Imagem: Netflix / Divulgação.
Televisão

‘Round 6’ termina em sacrifício, dor e silêncio

4 de julho de 2025
Michelle Williams e Jenny Slate estão impecáveis em 'Morrendo Por Sexo'. Imagem: 20th Television / Divulgação.
Televisão

‘Morrendo Por Sexo’ acerta na sua abordagem franca da sexualidade das mulheres

3 de julho de 2025
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

Novo 'Superman' questiona premissas antes consolidadas do personagem. Imagem: Warner Bros. / Divulgação.

‘Superman’ quer voltar a ser símbolo — mas de qual “América”?

11 de julho de 2025
'O Amigo' foi o primeiro romance de Sigrid Nunez publicado no Brasil. Imagem: Marion Ettlinger / Divulgação.

Em ‘O Amigo’, Sigrid Nunez conecta as dores do luto e do fazer literário

10 de julho de 2025
Michael Cunningham tornou a publicar após anos sem novos livros. Imagem: Richard Phibbs / Reprodução.

Michael Cunningham e a beleza do que sobra

8 de julho de 2025
Roteiro de Joseph Minion foi sua tese na universidade. Imagem: The Geffen Company / Divulgação.

‘Depois de Horas’: o filme “estranho” na filmografia de Martin Scorsese

8 de julho de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.