• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Teatro

Crítica: ‘Meretrizes’ retrata a complexa realidade da prostituição em Porto Alegre – Festival de Curitiba

'Meretrizes', apresentada no Festival de Curitiba, faz teatro-documentário, mesclando encenação e vídeo com depoimentos para contar histórias reais de profissionais do sexo.

porPaulo Camargo
1 de abril de 2024
em Teatro
A A
Liane Venturella e Catarina Domenici contracenam em 'Meretrizes'. Imagem: Divulgação.

Liane Venturella e Catarina Domenici contracenam em 'Meretrizes'. Imagem: Divulgação.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Durante quase um ano, a diretora de teatro Camila Bauer e a atriz Liane Venturella realizaram entrevistas com dezenas de mulheres que trabalham como profissionais do sexo no Rio Grande do Sul. A partir dessa pesquisa, surgiu Meretrizes, do Coletivo Projeto Gompa. Apresentado no último fim de semana no Teatro Paiol, dentro da mostra oficial do Festival de Curitiba, o espetáculo utiliza a linguagem do teatro documental para retratar a realidade dessas mulheres.

Fragmentos dos relatos coletados durante as entrevistas são projetados no palco, em vídeo, desempenhando um papel fundamental na construção da dramaturgia. A peça aborda diversas etapas da atividade em Porto Alegre, desde as mulheres que trabalhavam no porto, nas calçadas, até os cafetões da Praça da Alfândega e a exposição de corpos e a venda serviços sexuais na internet.

Apesar de impactante e muito relevante, em alguns momentos a costura dramatúrgica da peça parece ser frágil e menos coesa, sobretudo no diálogo entre o que assistimos ao vivo e os depoimentos exibidos em vídeo. Há um certo descompasso. Liane Venturella, que interpreta várias das personagens entrevistadas, demonstra habilidade na construção fragmentada das personagens, o que minimiza essas fragilidades.

Apesar de impactante e muito relevante, em alguns momentos a costura dramatúrgica da peça parece ser frágil e menos coesa, sobretudo no diálogo entre o que assistimos ao vivo e os depoimentos exibidos em vídeo.

A pesquisa em história oral e o dramaturgismo foram conduzidos por Juliana Wolkmer, enquanto a dramaturgia foi desenvolvida por Camila e Liane a partir dos relatos ouvidos. A direção é de Camila.

No palco, Liane é acompanhada pela pianista Catarina Domenici, responsável pela sonorização das histórias ao vivo. Além disso, duas profissionais do sexo com diferentes visões da profissão estão em cena: a jovem Paula Assunção, exemplo da prostituição na era digital, e Soila Mar, que atua há mais de 40 anos nas ruas da cidade e chegou a ficar em cárcere privado durante um ano no interior do Rio Grande do Sul, pelas mãos de seu cafetão, que a forçava a engravidar dele.

Essas mulheres representam extremos de uma realidade muito mais complexa do que se imagina. O espetáculo se encerra com a interação da plateia com as duas prostitutas, permitindo perguntas que evidenciam a imensa curiosidade do público e, ao mesmo tempo, seu desconhecimento profundo sobre a realidade dessas mulheres.

ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA

Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: Catarina DemeniciColetivo Projeto GompaFestival de CuritibaLiane VenturellaMeretrizesPaula AssunçãoSoila MarTeatro

VEJA TAMBÉM

Dirigido por Luciana Paes, Gregório Duvivier protagoniza ode crítica à língua de todos nós. Imagem: Joana Calejo Pires / Divulgação.
Teatro

Crítica: Em ‘O Céu da Língua’, Gregório Duvivier performa as fissuras da linguagem – Festival de Curitiba

8 de abril de 2025
Espetáculo retornou após 15 anos ao festival. Imagem: Roberto Setton / Divulgação.
Teatro

Crítica – ‘In On It’ retorna a Curitiba após 15 anos sem perder o frescor – Festival de Curitiba

4 de abril de 2025

FIQUE POR DENTRO

Calçadão de Copacabana. Imagem: Sebastião Marinho / Agência O Globo / Reprodução.

Rastros de tempo e mar

30 de maio de 2025
Banda carioca completou um ano de atividade recentemente. Imagem: Divulgação.

Partido da Classe Perigosa: um grupo essencialmente contra-hegemônico

29 de maio de 2025
Chico Buarque usa suas memórias para construir obra. Imagem: Fe Pinheiro / Divulgação.

‘Bambino a Roma’: entre memória e ficção, o menino de Roma

29 de maio de 2025
Rob Lowe e Andrew McCarthy, membros do "Brat Pack". Imagem: ABC Studios / Divulgação.

‘Brats’ é uma deliciosa homenagem aos filmes adolescentes dos anos 1980

29 de maio de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.