• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Crônicas Paulo Camargo

Tudo se move

porPaulo Camargo
21 de fevereiro de 2017
em Paulo Camargo
A A
"Tudo se move", crônica de Paulo Camargo.

Imagem: Reprodução.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Em uma tarde talvez quente demais para o espírito temperado de Curitiba, olho para o teto da sala de meu apartamento e vejo o lustre lentamente girar, sob o efeito de uma sutil, porém refrescante brisa que, sem avisar, entra pelas portas escancaradas da sacada.

Sou invadido, nesse instante, por uma agradável sensação de alívio, e surpresa. O esboço de vento anuncia algo que não sei muito bem explicar. Talvez seja a constatação de que tudo na vida, até o que parece aprisionado pelo ar pesado e abafado de um inicio de tarde de verão, está em movimento.

As mudanças não precisam, necessariamente, de ventanias, ou de revoluções. A sutileza também pode ser profundamente transformadora, porque esculpe a realidade aos poucos, até reconfigurá-la.

Gosto de me sentar em bancos de praça, ou sobre a grama de espaços públicos, e observar o que sempre parece igual, mas, bem lá no fundo, não é. A melodia do cotidiano, embora possa soar com frequência repetitiva, nunca é idêntica e muitas vezes toma rumos sonoros inesperados em cenas que irrompem na aparente calmaria do dia.

Pode haver um cão que surge do nada e corre em nossa direção, como se nos reconhecesse. Um jovem de bicicleta que pede licença e oferece os biscoitos feitos pela mãe no forno de casa e ele vende ao redor da cidade. Ou um casal que, alheio a tudo, se beija a céu aberto, compartilhando com o mundo o seu momento de extrema intimidade como se fosse um presente. A felicidade, sim, pode existir numa dobra quase insignificante do tempo. Acontece, para todos verem.

Por isso, a visão do lustre que começa de repente a girar, e me faz sentir a presença invisível do ar que se move ao meu redor, me serve de conforto – e esperança. As mudanças não precisam, necessariamente, de ventanias, ou de revoluções. A sutileza também pode ser profundamente transformadora, porque esculpe a realidade aos poucos, até reconfigurá-la. Tudo se move, e pulsa, ainda que, muitas vezes,  de forma quase imperceptível.

Tags: brisaCrônicaCuritibaesboçoesperançaintimidadelustremoverevoluçõessalatransformaçãoventaniaverão

VEJA TAMBÉM

Paulo Camargo

Por que escuto o ‘Rádio Novelo Apresenta’

1 de agosto de 2025
Calçadão de Copacabana. Imagem: Sebastião Marinho / Agência O Globo / Reprodução.
Paulo Camargo

Rastros de tempo e mar

30 de maio de 2025
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

Bellotto venceu o Jabuti de 2025 pela obra, lançada no ano anterior. Imagem: Chico Cerchiaro / Divulgação.

‘Vento em Setembro’ transita entre o mistério e as feridas do Brasil

24 de março de 2026
'PLAY ME' é o terceiro trabalho solo de Kim Gordon. Imagem: Todd Cole / Reprodução.

Kim Gordon troca o atrito pela forma em ‘PLAY ME’

24 de março de 2026
Festival chega à sua 34ª edição este ano. Imagem: Divulgação.

ANÁLISE: Mostra Lúcia Camargo faz do palco um campo de disputa sobre memória, violência e pertencimento

19 de março de 2026
Cantora sinalizou que seu próximo disco fecha um ciclo. Imagem: Divulgação.

C6 Fest – Desvendando o lineup: Lykke Li

18 de março de 2026
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.