• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Crônicas Paulo Camargo

A moça da tarde

porPaulo Camargo
17 de setembro de 2019
em Paulo Camargo
A A
A moça da tarde

Imagem: Reprodução.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Espio pela janela e vejo a moça sentada no banco da praça. Olhar distante, quase ausente, como se apenas seu corpo estivesse ali, como um detalhe da paisagem. Ela não vem todos os dias. Às vezes, passa semanas sem aparecer. Até quase sumir da memória. E, de repente, ressurge, no mesmo lugar, mas em diferentes horários. No início da tarde, logo após o almoço, ou mesmo no cair da noite, quando as ruas ao redor estão repletas de carros, buzinas, ansiedade crepuscular.

O olhar da moça não muda. Por vezes tem um livro nas mãos, mas não a vejo lendo. Ela o segura com convicção, os dedos entre as páginas para, talvez, marcar onde interrompeu a leitura. Os pés, em sapatos sem salto, sempre pretos, ficam muito juntos, alinhados, na iminência de um levantar-se, de fugir. A ausência que se vê em seus olhos denunciam que ela, por mais que insista em reaparecer, é transitória. Uma espécie de miragem prestes a desmanchar-se no ar.

O olhar da moça não muda. Por vezes tem um livro nas mãos, mas não a vejo lendo. Ela o segura com convicção, os dedos entre as páginas para, talvez, marcar onde interrompeu a leitura.

Os solitários são intrigantes. Nunca a vi falando com ninguém, nem mesmo olhando a tela de um celular. É possível que sequer possua um aparelho. Difícil imaginá-la trocando mensagens, navegando pelas redes sociais. Não parece pertencer a este tempo, com suas saias longas, de diversas cores, à altura dos tornozelos, que lhe emprestam um ar de heroína trágica, Será que todos a veem assim, ou é apenas minha imaginação que, diante de sua presença lacunar, inventa narrativas, para dar a ela algum sentido?

Outro dia, do alto, a vi partir, perto do fim da tarde. Levantou-se do banco em um movimento lento, elegante, com os pés sempre juntos. Os cabelos castanhos escuros, lisos, à altura do ombro, transformaram-se em um coque num único gesto convicto. Vi seu pescoço esguio, delicado. Ela olhou para o céu invernal, cinzento e coalhado de nuvens. Por um instante, fechou os olhos e, quando os reabriu, vi alguém que nunca tinha enxergado antes, para depois sumir entre os carros.

Tags: ansiedadecena urbanacidadeCrônicaCuritibamoçaPraçasolidão

VEJA TAMBÉM

Paulo Camargo

Por que escuto o ‘Rádio Novelo Apresenta’

1 de agosto de 2025
Calçadão de Copacabana. Imagem: Sebastião Marinho / Agência O Globo / Reprodução.
Paulo Camargo

Rastros de tempo e mar

30 de maio de 2025

FIQUE POR DENTRO

'Peça sobre Peças' tem dramaturgia de Francisco Mallmann e direção de Fernando de Proença. Imagem: Vitor Dias / Divulgação.

‘Peça sobre Peças’ propõe teatro como memória em estado de dúvida

28 de abril de 2026
'O Estrangeiro' ganha nova adaptação dirigida por François Ozon. Imagem: Gaumont / Divulgação.

‘O Estrangeiro’ de Ozon e o risco da fidelidade

27 de abril de 2026
'Apopcalipse Segundo Baby' foi produzido ao longo de dezoito anos. Imagem: Dilúvio Produções / Divulgação.

‘Apopcalipse Segundo Baby’ ilumina a jornada musical e espiritual de Baby do Brasil – É Tudo Verdade

17 de abril de 2026
Documentário sobre David Bowie abriu a edição 2026 do É Tudo Verdade. Imagem: ARTE / Divulgação.

‘Bowie: O Ato Final’ aponta para a genialidade do artista em seus momentos finais – É Tudo Verdade

15 de abril de 2026
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.