• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Crônicas Paulo Camargo

Cegueira

porPaulo Camargo
7 de abril de 2020
em Paulo Camargo
A A
Imagem: Divulgação.

Imagem: Divulgação.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Em Ensaio sobre a Cegueira, José Saramago escreve sobre uma epidemia que rouba das pessoas seu sentido mais precioso: a visão. O inusitado, e talvez mais perturbador, é que, na imaginação prodigiosa do autor português, deixar de enxergar não é mergulhar na escuridão. Tudo desaparece e, no seu lugar, resta apenas o branco absoluto do vazio, do nada, com o qual a humanidade é, de certa forma, castigada. A chegada da barbárie é uma questão de tempo quando a civilização se dissolve nesse vácuo. Perde-se a humanidade e sobra a violência como meio de sobrevivência.

Nestas semanas de quarentena, mesmo sem nos deslocarmos grandes distâncias, caminhamos, ou talvez tenhamos sido conduzidos mesmo contra nossa vontade, em direção a uma encruzilhada. Nessa bifurcação, um dos caminhos pode levar, em relativa segurança, a um lugar de reflexão, de autocrítica. Na marra, temos sido forçados a repensar sobre nossa maneira de viver, a respeito da pressa, da impessoalidade, e, de certa maneira, a nos percebermos em nossa frágil humanidade. A outra estrada, escolhida por muitos brasileiros, é a da cegueira, da arrogância ignorante que duvida do vírus, desdenha da ciência, e opta por um messianismo demoníaco. Para estes, o branco do nada ver é belo.

O timoneiro insano dessa nau à deriva desdenha do caminho da reflexão, debocha da autocrítica, zomba da cautela, porque, para ele, as vidas dos passageiros, ou de boa parte deles, pouco ou nada valem. “

Em mais de meio século de existência, eu nunca me senti tão em perigo como hoje, em abril de 2020. Não me sinto só, é verdade, porque compartilho com centenas de milhões ao redor do mundo o medo daquilo que está à espreita, e foge de meu controle.

Trata-se de uma ameaça biológica e só nos resta buscar proteção, sermos prudentes, zelarmos uns pelos outros, o que pode ser um aprendizado importante, se quisermos nos reinventar como espécie. Mas ser brasileiro hoje me colocou em um grupo de risco, por mais cuidadoso que eu venha tentando ser.

O timoneiro insano dessa nau à deriva desdenha do caminho da reflexão, debocha da autocrítica, zomba da cautela, porque, para ele, as vidas dos passageiros, ou de boa parte deles, pouco ou nada valem. “Morrer faz parte da vida.” A perda da visão é conveniente.

Como no transatlântico Titanic, não há botes salva-vidas para todos e apenas os viajantes da primeira classe têm o privilégio da escolha, têm direito à possibilidade de sobreviver. O vírus da cegueira já foi inoculado e o mal se espalha, condenando nosso futuro ao branco, ao vazio da ignorância.

Tags: Brasilcovid-19CrônicadoençaEnsaio Sobre a CegueiraJosé SaramagoPandemiaTitanic

VEJA TAMBÉM

Paulo Camargo

Por que escuto o ‘Rádio Novelo Apresenta’

1 de agosto de 2025
Calçadão de Copacabana. Imagem: Sebastião Marinho / Agência O Globo / Reprodução.
Paulo Camargo

Rastros de tempo e mar

30 de maio de 2025

FIQUE POR DENTRO

Dijon foi considerado um dos melhores artistas de 2025 pela Pitchfork. Imagem: Zachary Harrell Jones / Divulgação.

C6 Fest – Desvendando o lineup: Dijon

11 de março de 2026
Gisèle Pelicot, autora de um dos livros de memória mais contundentes dos últimos tempos. Imagem: Christophe Simon / AFP / Reprodução.

Em ‘Um hino à vida’, Gisèle Pelicot devolve a vergonha aos culpados

10 de março de 2026
Um dos registros de 'One to One: John & Yoko'. Imagem: Mercury Studios / Divulgação.

‘One To One’ revela detalhes do engajamento político de John Lennon e Yoko Ono

9 de março de 2026
Criada por Jacob Tierney, série canadense já foi renovada para uma segunda temporada, a ser lançada em 2027. Imagem: Bell Media / Divulgação.

‘Rivalidade Ardente’ transforma o hóquei no gelo em arena para o amor proibido

9 de março de 2026
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.