O pop nunca mais foi o mesmo depois do dia 8 de julho de 1996. Nessa data, o mundo se rendeu à força e ao talento contagiantes de Emma Bunton, Mel B, Mel C, Geri Halliwell Horner e Victoria Adams – ou melhor, Beckham! – com o lançamento de “Wannabe”, single de estreia do grupo britânico Spice Girls. Com números impressionantes, o quinteto repetiu um feito até então só visto com a “Beatlemania”. O disco de estreia, Spice, ultrapassou a marca de 30 milhões de cópias comercializadas e tornou-se o álbum mais vendido de todos os tempos por um grupo feminino.
Por conta do 25º aniversário do hit, no dia 9 de julho será lançado um EP que traz duas faixas inéditas – a gravação demo do single, de 1996, e a baladinha ‘Feed Your Love’, conhecida até então só por cópias piratas obtidas por fãs ardorosos.
“Wannabe” alcançou o topo das paradas em mais de 30 países. Por conta do 25º aniversário do hit, no dia 9 de julho será lançado um EP que traz duas faixas inéditas – a gravação demo do single, de 1996, e a baladinha “Feed Your Love”, conhecida até então só por cópias piratas obtidas por fãs ardorosos. O material pode ser adquirido no site oficial do grupo. “É oficial! Já se passaram 25 anos das Spice Girls. Acreditamos que há uma Spice Girl em todos nós, e queremos que se juntem a nós numa viagem no tempo! Queremos te ver cantar com o seu coração, mostrar seus melhores passos de dança e ouvirmos como se sentiu inspirada, influenciada e excitada pelo ‘People Power'”, disparou o grupo em comunicado sobre a celebração nas redes sociais.
Veja outras três boas razões para comemorar o legado das Spice Girls:
1. O fortalecimento do movimento “girl power”
Além do legado musical, as Spice Girls foram precursoras de importantes discussões na grande mídia sobre empoderamento feminino e igualdade de gênero. As garotas sempre fizeram discursos com frases de grande impacto para a autoestima das mulheres. Não à toa, influenciaram gerações e artistas como Lady Gaga. Isso sem falar na formação de grupos como o Fifth Harmony. Em 2016, o movimento #WhatIReallyReallyWant, ligado às Metas Globais das Nações Unidas, produziu um remake global do videoclipe original de “Wannabe” para destacar as questões de desigualdade de gênero enfrentadas pelas mulheres em todo o mundo.
2. A força da representatividade de Mel B
Atualmente, tanto se fala – necessariamente, diga-se de passagem – do preconceito, racismo e representatividade em nossa sociedade. Já no fim dos anos de 1990, Mel B ostentava seu black power nos clipes. Isso sem falar do seu estilo inconfundível. No mínimo, extremamente inspirador!
3. O valor da amizade e a alegria de seguir seu próprio estilo
Reunidas, as integrantes mostraram a importância da amizade e foram precursoras, de certa forma, da ideia de “sororidade”, ou seja, a união e empatia entre as mulheres. Fora isso, as cantoras não seguiam um perfil único de figurino – a exemplo de outras formações dessa época. Cada uma tinha sua personalidade e estilo. Precursoras de tendências, sem dúvida alguma.

Em tempo: além do EP, o grupo criou uma campanha para os fãs mostrarem o seu amor por “Wannabe” nesta data especial. Para participar, basta gravar e compartilhar vídeos cantando ou dançando a música, além de contar como as Spice Girls tornaram-se inspiração em sua vida. Para dar visibilidade à comemoração, compartilhe em suas redes sociais com a hashtag #IAmASpiceGirl ou encaminhe para o e-mail spicegirls@umusic.com.