• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Literatura

Matheus Peleteiro e o Brasil de Bolsonaro

'Nauseado' reúne 25 contos do escritor baiano Matheus Peleteiro e refletem sobre o país em sua onda mais conservadora desde a ditadura militar.

porJonatan Silva
26 de novembro de 2021
em Literatura
A A
Matheus Peleteiro e o Brasil de Bolsonaro

O escritor baiano Matheus Peleteiro. Imagem: Divulgação.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Não é de hoje que Matheus Peleteiro é uma das vozes mais sólidas de sua geração. Desde a sua estreia em 2015 com Mundo cão, livro que acaba de ser reeditado, o escritor baiano se revela um dos grandes observadores dos costumes brasileiros. Seu livro mais recente, o volume de contos Nauseado, é a sua obra mais ferina e inteligente. Em 21 relatos, Peleteiro compõe um retrato do Brasil em 2021, um país à beira do abismo e dividido.

Em seus outros livros, Matheus explora as simplicidades da nossa cultura para extrair o sumo das contradições que compõem o quebra-cabeça brasileiro. Os contos que abrem o Nauseado, “A Alavanca” e “Calcinha preta”, são descrições fascinantes das engrenagens sociais que escamoteiam o proselitismo tupiniquim. “Até o último coach” revela a derrota da cultura do empreendedorismo compulsório e da necessidade de que todos sejam um self-made man. São contos que revelam a hipocrisia e a ignorância de um povo eternamente escravizado e colonizado.

Em O Ditador honesto, sátira que publicou em 2018, Peleteiro já tratava da ascensão do conservadorismo e do radicalismo, tema que conseguiu consolidar em “O Último a sair, por favor, apague a luz e me deixe aqui”, que chegou a ter mais de 30 mil downloads na Amazon. O texto é uma análise catártica da decomposição das relações e do apartheid que vivemos todos os dias.

Existe, por trás de sua prosa certeira, uma estocada na fugacidade do prazer e na desconstrução das identidades.

Estética da miséria

Peleteiro, assim como Pasolini, busca sempre a estética da miséria. Existe, por trás de sua prosa certeira, uma estocada na fugacidade do prazer e na desconstrução das identidades. “O indie e o hipster”, “Os Sete pecados literários” e “Literapia” debatem a literatura vista de dentro a partir de um olhar cáustico. É uma manobra corajosa e interessante, que revela o poder combativo do autor.

É impossível olhar para Nauseado e não pensar na aversão desenvolvida pelo diferente. Somos a sociedade do cansaço e do nojo, que transforma a todos no homem camusiano – não o revoltado, mas o indolente d’O Estrangeiro. Nesse cenário, “A Síndrome do fodido” e “Ainda somos os mesmos” se mostram como síntese dessa procrastinação em ser livre, como se o aferrolhamento trouxesse certo comodismo à existência.

Em um mundo cada vez mais pragmático e tecnocrático, em que pessoas viram números e todas as interações são mediadas pela intencionalidade do algoritmo, Nauseado é uma tentativa de resgate, uma busca da essência e do desejo, mas que, por um motivo ou outro, está perdido ou desgastado. Nauseado é um livro dos nossos tempos, sem ser piegas, e que reflete bem os instante sinistros que temos presenciado nos últimos anos.

NAUSEADO | Matheus Peleteiro

Editora: Selo Faça Ocê Mesmo;
Tamanho: 148 págs.;
Lançamento: Dezembro, 2021.

COMPRE O LIVRO E AJUDE A ESCOTILHA

Tags: BahiaBook ReviewCrítica LiteráriaCulturaLiteraturaMatheus PeleteiroMundo CãoNauseadoO Ditador honestoPier Paolo PasoliniResenha

VEJA TAMBÉM

Juliana Belo Diniz desafia o biologicismo e recoloca o sofrimento mental em seu contexto humano. Imagem: Juliana Veronese / Divulgação.
Literatura

‘O que os psiquiatras não te contam’ e a urgência de devolver complexidade à saúde mental

19 de dezembro de 2025
As escritoras Sigrid Nunez e Susan Sontag. Imagem: Reprodução.
Literatura

‘Sempre Susan’: a homenagem terna e ácida de Sigrid Nunez a Susan Sontag

18 de dezembro de 2025
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

Irregular, 'Adultos' se sai bem quando se leva menos a sério. Imagem: FX Network / Divulgação.

‘Adultos’ observa a GenZ com humor irregular

24 de dezembro de 2025
Néstor Cantillana e Antonia Zegers comandam a trama de 'O Castigo'. Imagem: Leyenda Films / Divulgação.

‘O Castigo’ transforma a maternidade em um território de culpa e silêncio

23 de dezembro de 2025
Stellan Skarsgård e Elle Fanning dividem a tela em 'Valor Sentimental'. Imagem: Mer Film / Divulgação.

‘Valor Sentimental’ não salva ninguém

22 de dezembro de 2025
Da esquerda para a direita: Cameron Winter, Max Bassin, Dominic DiGesu, Emily Green. Imagem: Jeremy Liebman / Reprodução.

Geese transforma exaustão em movimento em ‘Getting Killed’

22 de dezembro de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.