• Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
14 de agosto de 2022
  • Login
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Escotilha
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Crônicas
    • Helena Perdiz
    • Henrique Fendrich
    • Paulo Camargo
    • Yuri Al’Hanati
  • Colunas
    • À Margem
    • Vale um Like
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
Home Cinema & TV Espanto

Quando os extraterrestres saem da tela e se tornam reais

Coluna discute como dois casos de avistamento de ovnis e extraterrestres no Brasil podem, na verdade, refletir anseios de produtos culturais.

Rodolfo Stancki por Rodolfo Stancki
27 de julho de 2016
em Espanto
A A
Quando os extraterrestres saem da tela e se tornam reais

Imagem: Reprodução.

Compartilhe no TwitterEnvie pelo WhatsAppCompartilhe no Facebook

Embora esteja há quase dez anos fora do ar, Linha Direta foi um dos programas mais assustadores da televisão aberta brasileira. As dramatizações de assassinatos e, especialmente, as edições envolvendo mistérios sobrenaturais eram particularmente perturbadoras. Escrevi há algum tempo sobre o especial do Edifício Joelma, mas o episódio “Operação Prato” incomoda tanto quanto o do prédio assombrado em São Paulo.

Em 1977, moradores de uma região do Pará alegaram que sofriam constantes ataques de luzes que apareciam repentinamente no céu. Os objetos voadores não identificados deixavam marcas em suas vítimas, como pequenas mordidas. Na imprensa, os agressores receberam o nome de “chupa chupa”. O caso foi tão alarmante na época que militares foram chamados para investigar as aparições, que se tornaram objeto de especulações sobre conspirações do governo.

Anúncio. Deslize para continuar lendo.

Uma trama similar rondava os cinemas da época, com a alarmada estreia de Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977), de Steven Spielberg. No filme, pessoas de diversas partes do mundo têm vislumbres de espaçonaves, que provocam delírios coletivos, graves queimaduras e desaparecimentos. A obra tem um desfecho bem mais otimista do que o caso brasileiro, que nunca foi bem resolvido.

Admito que possa não existir nenhum tipo de relação formal entre os fenômenos descritos acima, mas é tentador explicar essas possíveis coincidências como um processo de canibalismo mútuo entre nosso imaginário social e nossa produção cultural.

Duas décadas depois da “Operação Prato”, os jornais brasileiros novamente abordariam a presença de alienígenas em território nacional como se fosse verdade. Em 1997, depois de ataques a diversos animais aqui nas proximidades de Curitiba, o chupa-cabra se tornou um personagem importante do imaginário coletivo da época. Ao lado das histórias de Varginha e da cabeça de um extraterrestre apresentada no programa do Gugu, o bicho importado do Caribe provocou uma onda de relatos de avistamentos coletivos que varreu o país.

Novamente, a sétima arte refletia essas preocupações do fantástico que invadiam a realidade. Independence Day (1996), Homens de Preto (1997) e Contato (1997) eram alguns dos títulos que fizeram sucesso na época. Na televisão, um dos programas mais populares era Arquivo X, que abertamente dizia que “a verdade está lá fora”.

Admito que possa não existir nenhum tipo de relação formal entre os fenômenos descritos acima, mas é tentador explicar essas possíveis coincidências como um processo de canibalismo mútuo entre nosso imaginário social e nossa produção cultural. No documentário The Nightmare (2015), de Rodney Ascher, um dos personagens que sofre de paralisia do sono diz que sentiu que a síndrome era bem representada no filme Estranhos Visitantes (1989), de Philippe Mora. A obra, por sua vez, é indiretamente acusada de ser potencial responsável por criar mais alucinações em casos de paralisia do sono.

Acredito que, particularmente, nos relatos de aparições de extraterrestres parece bem fácil rastrear uma relação entre a propagação da ideia na sociedade e na mídia. O jornalista da Super Interessante Salvador Nogueira, no livro Extraterrestres, diz que a leitura de Guerra dos Mundos por Orson Welles, em 1938, e o incidente em Roswell, em 1947, podem ser apontados como uma causa para o surto de relatos de abduções e avistamentos de ovnis nos Estados Unidos na década de 1950.

Isso é ficção de horror se alimentando da vida. E a vida, da ficção do horror.

Tags: Cinemacinema de horrorContatoContatos Imediatos do Terceiro GrauextraterrestreextraterrestresHomens de PretoHorrorIndependence DayLinha DiretaOperação PratoSteven Spielberg
Post Anterior

‘Corações de Cavalo’, da Rapha Moraes & The Mentes, confirma o incrível 2016 para a música paranaense

Próximo Post

Colhendo ‘As Flores do Mal’ com Charles Baudelaire

Posts Relacionados

'Ebirah, o Terror dos Abismos' traz Godzilla em roteiro escrito para King Kong

‘Ebirah, o Terror dos Abismos’ traz Godzilla em roteiro escrito para King Kong

10 de agosto de 2022
‘A Guerra dos Monstros’ levou Godzilla ao espaço

‘A Guerra dos Monstros’ levou Godzilla ao espaço

13 de julho de 2022

Feito às pressas, ‘Ghidrah, o Monstro Tricéfalo’ é um dos maiores clássicos de Godzilla

29 de junho de 2022

‘Godzilla contra a Ilha Sagrada’ foi o último papel do gigante radioativo como vilão na Era Shōwa

15 de junho de 2022

‘Gorath’ e ‘Atragon’ inserem monstros gigantes desnecessários em tramas malucas de ficção científica

1 de junho de 2022

‘Mothra, a Deusa Selvagem’ trouxe otimismo ao cinema kaiju

18 de maio de 2022

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Salman Rushdie com seu livro 'Os Versos Satânicos'

    A polêmica de ‘Os Versos Satânicos’

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • 4 coisas que você precisa saber para entender ‘WandaVision’

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘Tudo é rio’, de Carla Madeira, é uma obra sobre o imperdoável

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘A Ilha’ traz personagens perturbados para elevar e manter o suspense

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • ‘A Casa Mágica da Gabby’: por muito mais gatinhos fofinhos e coloridos

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
Instagram Twitter Facebook YouTube
Escotilha

  • Quem somos
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Artes Visuais
    • Mirante
    • Visualidades
  • Cinema & TV
    • Canal Zero
    • Central de Cinema
    • Espanto
    • Olhar em Série
  • Colunas
    • Cultura Crítica
    • Vale um Like
  • Crônicas
  • Literatura
    • Contracapa
    • Ponto e Vírgula
  • Música
    • Caixa Acústica
    • Prata da Casa
    • Radar
    • Vitrola
  • Teatro
    • Em Cena
    • Intersecção

© 2015-2022 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Cinema & TV
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Colunas
  • Artes Visuais
  • Crônicas
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2022 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In