• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Cinema

‘Copan’ apresenta o famoso prédio como uma tradução do Brasil

Vencedor do festival É Tudo Verdade, 'Copan' explora esteticamente as imagens do prédio projetado por Niemeyer para mostrá-lo como uma metáfora da cisão do país.

porMaura Martins
21 de maio de 2025
em Cinema
A A
Famoso prédio paulistano é personagem de documentário vencedor do É Tudo Verdade. Imagem: O Par / Divulgação.

Famoso prédio paulistano é personagem de documentário vencedor do É Tudo Verdade. Imagem: O Par / Divulgação.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

É possível tratar um prédio como o personagem principal de um filme? No caso de uma edificação icônica, tal como é o suntuoso Copan, a resposta é: sim. É isso, ao menos, que se sente ao assistir ao documentário Copan, de Carine Wallauer, que foi vencedor do festival É Tudo Verdade na competição brasileira de filmes em média e longa-metragem.

Cartão postal de São Paulo, o Copan é um dos símbolos da arquitetura moderna brasileira, e nasceu como uma das geniais concepções de Oscar Niemeyer. A representação icônica do prédio nem sempre possibilita notar que há escondido ali uma espécie de organismo vivo, que é habitado em suas entranhas por cerca de 5 mil pessoas que vivem e convivem nos 32 andares e 6 blocos do prédio.

Como seria natural em qualquer organização humana dessa magnitude, nas vísceras do Copan, pulsam vidas isoladas, mas fermenta-se também muita tensão. Carine, que residiu durante sete anos no local, pergunta-se sobre aquelas pessoas no momento em que é requisitada a deixar o seu apartamento (as condições para isso não são esclarecidas). Ela resolve, então, mostrar o prédio como uma grande fusão entre o externo (a beleza, a arquitetura) e as miudezas internas, limitadas por existências que não têm muito a ver umas com as outras.

A sacada mais interessante do filme é o timing: as filmagens foram feitas em 2022, ano em que o país reverberava uma tensão política crescente.

Sua câmera – que explora habilmente a direção de fotografia, entregando enquadramentos esteticamente belos, ainda que delongados em certos momentos – está sobretudo interessada em fazer recortes que mais exibem imagens do que ouvem personagens.

Vemos, por exemplo, os funcionários da limpeza em seu trabalho de Sísifo; um sujeito que toca violino; as conversas dos porteiros dentro das partes menos visíveis do Copan; as plaquinhas colocadas nas portas, que tentam criar uma identidade própria nessa espécie de colmeia humana. Mas a ideia não é necessariamente apresentar essas pessoas, no sentido de dar voz a elas (recurso tipicamente explorado por uma parte da tradição brasileira, como nos documentários de Eduardo Coutinho), e sim colocá-las como peças, quase todas cambiantes, que possibilitam que aquele grande organismo siga existindo.

Copan: retrato de uma Babel em São Paulo

A sacada mais interessante do filme é o timing: as filmagens foram feitas em 2022, ano em que o país reverberava uma tensão política crescente. Eram as vésperas das eleições mais complexas das últimas décadas. A cisão entre dois lados divorciados, por certo, também se repetia dentro de um aglomerado tão grande.

A icônica Babel paulistana também enfrentava a busca por estratégias para poder manter algum tipo de convivência minimamente saudável entre os habitantes. Não que o dissenso fosse novidade: um dos momentos mais nervosos de Copan é quando o filme acompanha, por meio de uma transmissão de Zoom, uma assembleia do condomínio, em que o mesmo síndico – no comando do prédio há quarenta anos – se reelege em meio a protestos, embora não haja outro candidato que rivalize com ele.

Em outros momentos, o longa nos mostra os opostos presentes ali: um homem de camiseta verde e amarela que passa pelos corredores gritando o nome de Bolsonaro, e três hipsters algo tristonhos que fazem campanha para Lula. Não há qualquer ponto de encontro entre eles, dando a entender que, mesmo que todos estejam dentro de um sonho de Niemeyer, não há comunidade possível.

Ainda que o ritmo lento possa incomodar alguns espectadores, Copan tem como trunfo fazer uma provocação ao pensar uma edificação como uma personagem que representa o Brasil.

ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA

Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: Carine WallauerCinemaCopanDocumentárioÉ tudo verdade

VEJA TAMBÉM

Pamela Anderson e Lian Neeson em 'Corra que a Polícia Vem Aí'. Imagem: Paramount Pictures / Divulgação.
Cinema

‘Corra que a Polícia Vem Aí’ diverte ao colocar Liam Neeson em um papel ridículo

30 de outubro de 2025
Atuação em 'O Agente Secreto' consagra Wagner Moura. Imagem: CinemaScópio Produções / Divulgação.
Cinema

‘O Agente Secreto’ expõe o Brasil de ontem e hoje

28 de outubro de 2025

FIQUE POR DENTRO

Pamela Anderson e Lian Neeson em 'Corra que a Polícia Vem Aí'. Imagem: Paramount Pictures / Divulgação.

‘Corra que a Polícia Vem Aí’ diverte ao colocar Liam Neeson em um papel ridículo

30 de outubro de 2025
Show no Brasil integra celebração aos 30 anos de 'The Blue Album'. Imagem: Sean Murphy / Divulgação.

ÍNDIGO – Desvendando o lineup: Weezer

29 de outubro de 2025
Nome marcante do indie britânico, Bloc Party vem ao país 13 anos após última passagem. Imagem: Emily Marcovecchio / Divulgação.

ÍNDIGO – Desvendando o lineup: Bloc Party

29 de outubro de 2025
Mogwai retorna pela quarta vez ao Brasil. Imagem: Steve Gullick / Divulgação.

ÍNDIGO – Desvendando o lineup: Mogwai

29 de outubro de 2025
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.