Era mais do que previsto que La La Land seria o grande destaque no dia da divulgação dos indicados ao Oscar. Aclamado pela maioria da crítica e nas graças de grande parte do público, o musical dirigido por Damien Chazelle recebeu 14 indicações, incluindo as principais categorias (melhor filme, melhor diretor, melhor atriz e melhor ator). Com isso, o longa iguala o feito de A Malvada (1951) e Titanic (1998), e torna-se um dos filmes com maior número de indicações da história da premiação.
Contudo, apesar do franco domínio de La La Land, que no Globo de Ouro papou nada menos que 7 estatuetas, A Chegada e Moonlight – Sob a Luz do Luar (ainda inédito no Brasil) também fizeram bonito, recebendo 8 indicações cada um.
Chama a atenção na lista de indicados a grande presença de obras em que a questão racial é ponto de partida, além de Barry Jenkins (Moonlight), indicado a melhor diretor, e de Denzel Washington (Um Limite Entre Nós), Ruth Negga (Loving), Mahershala Ali (Moonglight), Viola Davis (Um Limite Entre Nós), Octavia Spencer (Estrelas Além do Tempo) e Naomie Harris (Moonlight), indicados por suas atuações, todos negros.
Chama a atenção na lista de indicados a grande presença de obras em que a questão racial é ponto de partida.
A edição de 2016 recebeu inúmeras críticas pelas pouca diversidade entre os indicados. Foi o segundo ano consecutivo sem atores e atrizes negros indicados nas categorias de atuação, e apenas 24% das pessoas indicadas eram do sexo feminino, segundo levantamento do site Hollywood Reporter. Isto levou a que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, responsável pelo Oscar, fosse atrás de renovação em seu quadro de votantes.
Em junho de 2016 foram convidados um número recorde de 683 membros, entre eles a diretora brasileira Anna Muylaert, Alê Abreu (diretor de O Menino e o Mundo), Lula Carvalho (diretor de fotografia), Pedro Kos e Affonso Gonçalves (montadores), Antonio Pinto e Marcelo Zarvos (compositores), Rodrigo Teixeira (produtor), Renato dos Anjos (chefe de animação), Vera Blasi (roteirista) e Rodolfo Damaggio (designer). Entre os novos integrantes, 46% são mulheres e 41% não são brancos. A título de curiosidade, em 2016, entre os membros votantes, 76% eram homens e 93% eram brancos.
Netflix consolida seu poder
Depois do Emmy e do Globo de Ouro, ainda falta à Netflix uma vitória no Oscar. Este ano, a gigante do streaming chega com três concorrentes: A 13ª Emenda (melhor documentário), Extremis e Os Capacetes Brancos (ambos na categoria de melhor documentário de curta-metragem).
Não é a primeira vez que o serviço líder no streaming de vídeos chega à grande premiação do cinema. No ano passado, a empresa emplacou dois indicados na categoria de melhor documentário: What Happened, Miss Simone? e Winter on Fire. A Praça Tahir e Virunga, mundialmente distribuídos pela empresa, também concorreram ao Oscar, contudo, não foram produzidos pela Netflix. Situação semelhante ocorre com Manchester à Beira-Mar, que foi distribuído mundialmente pela Amazon.
Lista completa de indicados
MELHOR FILME
La La Land – Cantando Estações
Manchester à Beira-mar
Moonlight – Sob a Luz do Luar
A Qualquer Custo
A Chegada
Até o Último Homem
Um Limite Entre Nós
Estrelas Além do Tempo
Lion – Uma Jornada para Casa
MELHOR DIRETOR
Barry Jenkins (Moonlight – Sob a Luz do Luar)
Damien Chazelle (La La Land – Cantando Estações)
Mel Gibson (Até o Último Homem)
Kenneth Lonergan (Manchester à Beira-mar)
Dennis Villeneuve (A Chegada)
MELHOR ATOR
Casey Affleck (Manchester à Beira-mar)
Denzel Washington (Um Limite Entre Nós)
Andrew Garfield (Até o Último Homem)
Ryan Gosling (La La Land – Cantando Estações)
Viggo Mortensen (Capitão Fantástico)
MELHOR ATRIZ
Natalie Portman (Jackie)
Isabelle Huppert (Elle)
Emma Stone (La La Land – Cantando Estações)
Meryl Streep (Florence: Quem é Essa Mulher?)
Ruth Negga (Loving)
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Lucas Hedges (Manchester à Beira-mar)
Mahershala Ali (Moonlight – Sob a Luz do Luar)
Jeff Bridges (A Qualquer Custo)
Dev Patel (Lion – Uma Jornada para Casa)
Michael Shannon (Animais Noturnos)
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Viola Davis (Um Limite Entre Nós)
Nicole Kidman (Lion – Uma Jornada para Casa)
Michelle Williams (Manchester à Beira-mar)
Octavia Spencer (Estrelas Além do Tempo)
Naomie Harris (Moonlight – Sob a Luz do Luar)
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
La La Land – Cantando Estações
A Qualquer Custo
O Lagosta
20th Century Women
Manchester à Beira-mar
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
A Chegada
Estrelas Além do Tempo
Lion – Uma Jornada para Casa
Um Limite Entre Nós
Moonlight – Sob a Luz do Luar
MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO
Moana – Um Mar de Aventuras
A Tartaruga Vermelha
Kubo e as Cordas Mágicas
Zootopia – Essa Cidade é o Bicho
Minha Vida de Abobrinha
MELHOR FILME ESTRANGEIRO
O Apartamento (Irã)
Toni Erdmann (Alemanha)
Tanna (Holanda)
Um Homem Chamado Ove (Suécia)
Under Sandet (Dinamarca)
MELHOR DOCUMENTÁRIO
I Am Your Negro
O.J.: Made in America
Vida, Animada
A 13ª Emenda
Fogo no Mar
MELHOR FOTOGRAFIA
A Chegada
La La Land – Cantando Estações
Lion – Uma Jornada para Casa
Silêncio
Moonlight – Sob a Luz do Luar
MELHOR TRILHA SONORA
Jackie
La La Land – Cantando Estações
Lion – Uma Jornada para Casa
Passageiros
Moonlight – Sob a Luz do Luar
MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
“City of Stars” (La La Land – Cantando Estações)
“Can’t Stop the Feeling” (Trolls)
“Audition (The Fools Who Dreams)” (La La Land – Cantando Estações)
“The Empty Chair” (Jim: The James Foley Story)
“How Far I’ll Go” (Moana – Um Mar de Aventuras)
MELHOR FIGURINO
Jackie
Aliados
Animais Fantásticos e Onde Habitam
Florence: Quem é Essa Mulher?
La La Land – Cantando Estações
MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO
Ave, César!
A Chegada
La La Land – Cantando Estações
Passageiros
Animais Fantásticos e Onde Habitam
MELHOR MAQUIAGEM
Esquadrão Suicida
Star Trek: Sem Fronteiras
Um Homem Chamado Ove
MELHOR EFEITOS ESPECIAIS
Doutor Estranho
Mogli – O Menino-Lobo
Kubo e as Cordas Mágicas
Rogue One – Uma História Star Wars
Horizonte Profundo – Desastre no Golfo
MELHOR EDIÇÃO
La La Land – Cantando Estações
Até o Último Homem
A Qualquer Custo
A Chegada
Moonlight – Sob a Luz do Luar
MELHOR EDIÇÃO DE SOM
A Chegada
Horizonte Profundo – Desastre no Golfo
Até o Último Homem
La La Land – Cantando Estações
Sully – O Herói do Rio Hudson
MELHOR MIXAGEM DE SOM
A Chegada
La La Land – Cantando Estações
Até o Último Homem
13 Horas – Os Soldados Secretos de Benghazi
Rogue One – Uma História Star Wars
MELHOR CURTA-METRAGEM
Ennemis Intérieurs
La Femme et le TGV
Silent Nights
Sing
Timecode
MELHOR CURTA-METRAGEM – DOCUMENTÁRIO
Extremis
4.1 Miles
Joe’s Violin
Watani: My Homeland
The White Helmets
MELHOR CURTA-METRAGEM – ANIMAÇÃO
Blind Vaysha
Borrowed Time
Pear Cider and Cigarettes
Pearl
Piper
ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA
Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.