• Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
Escotilha
Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
Escotilha
Home Cinema

‘Pela janela’: a sensibilidade no olhar de quem é invisível

'Pela janela' é um filme sensível que destaca a (in)visibilidade das mulheres na terceira idade, com atuações poderosas.

porValsui Júnior
4 de fevereiro de 2018
em Cinema
A A
Pela Janela - Caroline Leone

Magali Biff apresenta uma atuação bastante delicada sobre uma mulher que perdeu seus sonhos. Imagem: Divulgação.

Envie pelo WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Há filmes em que o verdadeiro protagonismo está no olhar dos personagens. O longa-metragem Pela janela (2017) é um deles. O filme conta com duas grandes pérolas: a estreia da cineasta Caroline Leone na direção e a primeira aparição da atriz Magali Biff na grande tela como protagonista. Para quem não lembra, Biff teve sua primeira grande interpretação para a televisão na novela Sangue do meu sangue, em 1995, e interpretou a personagem Ernestina, a rigorosa zeladora da primeira edição brasileira da telenovela infantil Chiquititas, em 1997.

Além desta combinação poderosa, o filme teve uma produção delicada — Leone demorou cerca de 6 anos para terminar a produção. Ao fim, o filme foi condecorado com “FIPRESCI Award”, do International Film Journalists, como melhor filme do programa Bright Future (o mesmo prêmio levado por Kleber Mendonça Filho por O som ao redor, em 2012). Não é pouco para uma estreia.

O longa conta a história de Rosália, uma operária de uma fábrica de reatores da periferia de São Paulo que, aos 65 anos de idade, é demitida. Desolada, a ex-funcionária é, então, consolada por seu irmão, José (Cacá Amaral), um motorista que tem de viajar de São Paulo a Buenos Aires e decide levar a sua irmã consigo para distraí-la.

Ao longo da trajetória, é possível ver no olhar de Rosália uma certa desilusão com a vida e que, aos poucos, transforma-se em redescoberta e renascimento. Mesmo sendo uma mulher de poucas palavras, a senhora desolada dá lugar a uma persona diferente do que foi visto até então. Um mundo de possibilidades que, talvez, pareceriam frívolas e banais para um olhar alheio, é apresentado ao olhar de Rosália.

Pela janela é um filme delicadamente político e empoderado sobre a terceira idade.

A chegada da protagonista em um país diferente, a Argentina, com uma língua e uma cultura diferentes, é essencial nessa jornada. O código da linguagem, um tanto importante para a comunicação, não a impede de transitar no novo mundo — logo ela conhece uma jovem e seu filho, de poucos anos de idade, com quem pode trocar experiências simples, como o tricô. Nesse intercâmbio de poucos dias, mas que pode ter durado uma eternidade na consciência de quem havia “perdido” um pedaço que consumia a sua existência, o trabalho, mostra à protagonista que há muito mais pelo que se viver.

Dessa maneira, o filme é uma ode a uma parcela invisível na nossa sociedade: a terceira idade, especialmente de uma mulher de classe média baixa. Há questões intransponíveis para o universo de Rosália, como a impermanência das coisas em um mundo caótico e instável, assim como a impotência por conta do falso pensamento de que é inútil para a sociedade por conta do desemprego e pela sua idade.

“Queria falar sobre a morte, retratar uma mulher anestesiada pela sobrevivência que encontra uma encruzilhada na vida, e usar este mote para fazer uma reflexão sobre o envelhecimento, sobre a necessidade de se ser ‘útil’ à sociedade”, destaca a diretora em entrevista para o portal Salada de Cinema. É por meio de uma notável sutileza que Caroline Leone, junto à maravilhosa atuação de Magali Biff, abordam temas que, mesmo sendo universais, são de extrema importância, especialmente para o momento em que vivemos: a (in)visibilidade de mulheres como Rosália na nossa sociedade, ainda mais num país que sofre com ataques constantes a essa parcela da população em discussões como a reforma da Previdência. É deste jeito que Pela janela consegue se um filme delicadamente político e empoderador.

ESCOTILHA PRECISA DE AJUDA

Que tal apoiar a Escotilha? Assine nosso financiamento coletivo. Você pode contribuir a partir de R$ 15,00 mensais. Se preferir, pode enviar uma contribuição avulsa por PIX. A chave é pix@escotilha.com.br. Toda contribuição, grande ou pequena, potencializa e ajuda a manter nosso jornalismo.

CLIQUE AQUI E APOIE

Tags: Cacá AmaralCaroline LeoneCinemaCinema BrasileiroCinema NacionalCrítica CinematográficaMagali BiffPela JanelaReforma da PrevidênciaResenha

VEJA TAMBÉM

Divisão familiar surge quando novo momvimento toma conta dos Estados Unidos. Imagem: Lionsgate / Divulgação.
Cinema

Em ‘O Aniversário: Mudança Radical’, o autoritarismo começa dentro de casa

24 de setembro de 2026
Filme de David Robert Mitchell ecoa clássicos de Steven Spielberg. Imagem: Bad Robot / Divulgação.
Cinema

O espírito de Spielberg paira sobre ‘O Fim da Rua’

20 de agosto de 2026
Please login to join discussion

FIQUE POR DENTRO

Divisão familiar surge quando novo momvimento toma conta dos Estados Unidos. Imagem: Lionsgate / Divulgação.

Em ‘O Aniversário: Mudança Radical’, o autoritarismo começa dentro de casa

24 de setembro de 2026
O escritor Alexandre Vidal Porto. Imagem: Alexia Fidalgo / Divulgação.

Alexandre Vidal Porto investiga os vestígios do amor em ‘Só Depois Entenderei’

10 de setembro de 2026
Kauê Persona vive Paulo Leminski. Imagem: Zuca Alvino / Divulgação.

Kauê Persona encontra Leminski pela palavra em ‘Línguas de Dragões’

9 de setembro de 2026
Nova série da Globoplay já foi renovada para uma segunda temporada. Imagem: Conspiração Filmes / Divulgação.

‘Emergência 53’ encontra nas ruas um retrato de um Brasil que precisa ser cuidado

4 de setembro de 2026
Instagram Twitter Facebook YouTube TikTok
Escotilha

  • Sobre
  • Apoie
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Agenda
  • Artes Visuais
  • Colunas
  • Cinema
  • Entrevistas
  • Literatura
  • Crônicas
  • Música
  • Teatro
  • Política
  • Reportagem
  • Televisão

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.

Sem Resultados
Veja Todos Resultados
  • Reportagem
  • Política
  • Cinema
  • Televisão
  • Literatura
  • Música
  • Teatro
  • Artes Visuais
  • Sobre a Escotilha
  • Contato

© 2015-2023 Escotilha - Cultura, diálogo e informação.