As lives já são marca registrada dos dias de quarentena. Com estratégias de apoio aos mais vulneráveis em tempos de pandemia, as transmissões ao vivo se tornaram um mercado e tanto para anunciantes de todas as áreas.
No fim de abril, de acordo com dados do YouTube, a busca por esse tipo de entretenimento aumentou 4.900% no Brasil, que já era o país número 1 na lista de interesse pelas lives. O formato já ganhou adeptos em áreas como o esporte, teatro, literatura e cinema, mas é na música que são registrados os grandes êxitos.
Apesar de algumas controvérsias, como a apresentação do cantor sertanejo Gusttavo Lima com direito a muita bebida alcoólica em cena e atritos com o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), além de outras com aglomerações nos bastidores que vão contra as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), as lives mudaram as rotinas de públicos de todas as idades. Parcerias em multiplataforma, como os shows de Ivete Sangalo, Alok, Fernando & Sorocaba e Roberto Carlos, ganharam a tevê aberta, a cabo, streaming e as redes sociais.
De certa forma, as lives democratizaram o acesso à cultura. Por conta de custos, a participação em shows e eventos culturais não é possível para uma grande parcela da população. Dependendo da cidade, muitos artistas nem chegam a esses locais com suas turnês.
De certa forma, as lives democratizaram o acesso à cultura.
As lives tornaram possível a interação – em tempo real – de artistas e dos seus seguidores/fãs. Fora isso, as iniciativas vêm com um quê de responsabilidade social. Em momentos de tanta intolerância e desavenças políticas/ideológicas, tornaram-se terreno fértil para compartilhar solidariedade.
Combate à COVID-19
Com números impressionantes, as lives ajudam na luta contra o coronavírus. O reencontro dos irmãos Sandy e Junior como dupla, no dia 21 de abril, por exemplo, além da audiência surpreendente, foi responsável pela arrecadação de R$ 1,8 milhão em doações.

Tem mais: Lucas Silveira, vocalista da Fresno, fez uma live de 4 horas no dia 17 de abril. Com direito à participação – direto de suas casas – dos outros integrantes, o evento conseguiu 9 mil cestas básicas e itens de higiene. Sucesso total.
Lady Gaga – para dar um exemplo da mobilização mundial – organizou, no dia 18 de abril, a live One World: Together at Home, que – em 8 horas de transmissão – reuniu nomes como Paul McCartney, Lizzo, John Legend, Billie Eilish e seu irmão Finneas, Chris Martin (Coldplay), entre outros. A atração arrecadou US$ 127 milhões. A tecnologia também opera milagres e muda realidades…
Confira algumas dicas de lives musicais para os próximos dias:
Quarta (3/6)
21h – Tiago Iorc
Quinta (4/6)
18h – Bruninho & Davi
Sábado (6/6)
20h – Marcelo D2 (Multishow)
Domingo (7/6)
18h – Mumuzinho
19h – Manu Gavassi (Multishow)
Quarta (10/6)
20h – Jorge & Mateus
Quinta (11/6)
Sandy e Lucas Lima – horário a confirmar
Sexta (12/6)
19h – Nando Reis
20h – Silva
21h – Anavitória
21h30 – Lulu Santos
23h – Duda Beat
Sábado (13/6)
Luan Santana – horário a confirmar