Os números impressionam: quase 500 personagens criados, quadrinhos publicados em 130 países e traduzidos para cerca de 60 idiomas. Em seis décadas de atividades, a Mauricio de Sousa Produções tornou-se responsável por alguns dos mais eficientes cases do entretenimento no país.
No longínquo 19 de julho de 1959, quando Mauricio de Sousa publicou uma tira de Bidu e Franjinha na Folha da Tarde (atual jornal Folha de S. Paulo), talvez o quadrinista sequer imaginasse o que estava por vir. O universo da Turma da Mônica é um patrimônio cultural brasileiro e sua repercussão foi além dos gibis – leia-se inúmeros produtos licenciados, parques temáticos, espaços de lazer itinerantes, animações, aplicativos, entre outras tantas possibilidades.
Por conta do encanto e do sucesso com gerações de brasileiros, o aniversário é celebrado com uma exposição interativa e especial. A mostra “Olá, Mauricio!”, que ocupa o Centro Cultural Fiesp, em São Paulo, até o dia 15 de dezembro, transporta os espectadores para o bairro do Limoeiro, cenário de inúmeras aventuras de Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e outras figuras marcantes. A entrada é gratuita.
Obras
Com direito a um Bidu gigante, a exposição é repleta de surpresas. Uma delas diz respeito à presença de obras inéditas do projeto História em Quadrões. Sucesso no início dos anos 2000, a iniciativa trouxe a releitura de pinturas de artistas consagrados com os personagens da Turma da Mônica.
Para os fãs de redes sociais, há muitos espaços próprios para a produção de fotos. Além disso, entre as atrações destacam-se o ovo do dinossauro Horácio, muita interatividade, por exemplo, no Livro dos Mortos da Turma do Penadinho e há também cadernos da infância de Mauricio de Sousa. A mostra é acessível: os textos descritivos das obras são bilíngues (português e inglês).
A mostra ‘Olá, Mauricio!’ transporta os espectadores para o bairro do Limoeiro, cenário de inúmeras aventuras de Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e outras figuras marcantes.
Idealizada pela Mauricio de Sousa Produções, a exposição é uma realização da Fiesp e Sesi. “São 60 anos de muito trabalho e constante realização de sonhos. Não só os nossos sonhos, mas de todos os fãs que nos acompanham. E tem muito mais para os próximos anos”, falou Mauricio de Sousa durante a abertura da mostra. Os visitantes também vão conhecer os vários reconhecimentos nacionais e internacionais que o artista recebeu por sua obra.
O engajamento social e a valorização de elementos da cultura brasileira fazem parte do trabalho de Mauricio de Sousa. Por conta disso, até o término da exposição, haverá a distribuição gratuita da segunda história do novo personagem da Turma da Mônica: o Edu, menino de 9 anos, que tem Distrofia Muscular de Duchenne (DMD), doença genética rara caracterizada pela deterioração muscular progressiva. O problema atinge um a cada 5 mil meninos em todo o mundo e sua evolução é rápida, podendo levar o paciente à morte na adolescência ou no início da fase adulta.
SERVIÇO | Olá, Mauricio!
Quando: até 15 de dezembro; de terça a sábado, das 10h às 22h, e domingos, das 10h às 20h;
Onde: Espaço de Exposições do Centro Cultural Fiesp | Avenida Paulista, 1.313 – em frente à estação Trianon-Masp do Metrô, São Paulo (SP);
Quanto: entrada gratuita.