Desde 2012, com o sucesso mundial do hit “Gangnam Style”, do rapper sul-coreano Psy, o K-Pop, gênero musical oriundo da Coreia do Sul, vem ganhando força no planeta e tornou-se febre entre crianças e adolescentes. Prova disso é o êxito do grupo BTS (Bangtan Boys), que chega ao Brasil apenas em maio, mas já causou furor e agitação entre os fãs.
A venda de ingressos para a BTS World Tour – Love Yourself: Speak Yourself teve direito a confusão, choro, desmaios e milhares de jovens dormindo na fila para garantir os convites. A apresentação do dia 25/5, por exemplo, teve suas 39 mil entradas esgotadas rapidamente.
Por conta disso, foi aberta uma data extra no Allianz Parque, em São Paulo, no dia 26/5, também com todos os tíquetes já praticamente vendidos. Para quem ficou espantado, vale lembrar que os preços dos ingressos variam de R$ 145 (cadeira superior) a R$ 950 (soundcheck package show, que garante ao fã a possibilidade de chegar antes ao local do espetáculo, acompanhar a passagem do som e permanecer na pista premium).
Formação
Formada por sete jovens artistas coreanos – Jin, Suga, J-Hope, Rap Monster, Jimin, V e Jungkook –, o BTS acumula números impressionantes. ‘Map Of the Soul: Persona’, próximo disco de carreira do grupo que será lançado no dia 12 de abril, já vendeu 2,6 milhões de cópias somente na fase de pré-venda.
Formada por sete jovens artistas coreanos – Jin, Suga, J-Hope, Rap Monster, Jimin, V e Jungkook –, o BTS acumula números impressionantes. Map Of the Soul: Persona, próximo disco de carreira do grupo que será lançado no dia 12 de abril, já vendeu 2,6 milhões de cópias somente na fase de pré-venda. Com a marca, o álbum deve superar os números de Love Yourself: Answer e Love Yourself: Tear, que venderam, respectivamente, 2,7 milhões e 2,3 milhões, de acordo com a Billboard. Detalhe: a produtora Big Hit Entertainment garante que o resultado foi atingido em apenas cinco dias de comercialização.
Outra prova da boa fase do BTS diz respeito a um episódio recente da série The Simpsons, exibida no dia 17 de março nos EUA. Em “E My Sport”, Homer, Marge, Lisa e Maggie vão até a Coreia do Sul para participar de um campeonato de videogame.
Em uma das sequências da história, de forma bem sutil, os criadores da atração fazem uma referência ao BTS e ao seu grupo de fãs, chamados de “Army”. Enquanto os personagens andam por uma rua, ao fundo, podem ser vistos cartazes com as frases “BTS aqui hoje” e “BTS Army centro de recrutamento”.
Recentemente, o grupo também invadiu as salas de cinema do Brasil. O documentário BTS – Burn The Stage: The Movie, primeiro filme dos artistas, percorre o backstage da Wings Tour, de 2017. A produção revela detalhes da ascensão meteórica dos meninos, com direito a material exclusivo, entrevistas individuais com os integrantes e outras curiosidades.
Na onda do sucesso, a Mattel também vai lançar bonecos inspirados nos artistas. Aliás, o fenômeno do K-Pop se replica em livros e inúmeros produtos, que potencializam o êxito do gênero musical sul-coreano, que se destaca pelas referências ao pop ocidental, elementos audiovisuais, coreografias e visual apuradíssimo. Um fenômeno bastante impulsionado pelo boom das redes sociais, que gera grandes cifras e promete ainda surpreendentes capítulos…