Como num piscar de olhos, O Diário da Princesa, adaptação para o cinema do sucesso literário escrito por Meg Cabot, completou 20 anos. A produção da Disney, que lançou ao estrelato Anne Hathaway, inesquecível no papel da protagonista Mia Thermopolis, tornou-se um clássico e marcou gerações.
Por conta da data festiva, a atriz usou suas redes sociais para celebrar: “Milagres acontecem… Feliz 20 anos para O Diário da Princesa, também conhecido como o filme que lançou centenas de noites do pijama”, escreveu. Para a alegria dos fãs, Anne também compartilhou fotos especiais dos bastidores da produção no Instagram. O elenco entrou no clima e teve posts até de Heather Matarazzo, que deu vida à divertida Lilly Moscovitz, melhor amiga de Mia.
De fato, após estrelar o longa-metragem, dirigido pelo saudoso diretor Garry Marshall, responsável também pela continuação – O Diário da Princesa 2: Casamento Real (2004) –, Anne Hathaway tornou-se uma das mais cativantes e populares estrelas de Hollywood. Em 2012, ela venceu o Oscar de melhor atriz coadjuvante por sua participação em Os Miseráveis e também foi a Andy em O Diabo Veste Prada, entre outras atuações marcantes..
A atrapalhada Mia Thermopolis tornou-se um ícone da cultura pop. Na trama, a personagem, uma adolescente que não se enquadra bem nos grupos da escola, leva uma vida pacata com a mãe em São Francisco (EUA), mas é surpreendida com uma notícia surreal: seu pai era o príncipe da Genóvia, um pequeno país europeu, e ela terá a missão de assumir (ou não!) sua função como princesa.
De fato, após estrelar o longa-metragem, Anne Hathaway tornou-se uma das mais cativantes e populares estrelas de Hollywood.
A visita inesperada da avó, com direito a aulas de etiqueta e situações pra lá de engraçadas, será um ingrediente a mais para revolucionar a rotina da menina. Julie Andrews, a eterna Mary Poppins e a inesquecível Maria Von Trapp de A Noviça Rebelde, interpreta a rainha Clarisse Renaldi. Aliás, vale a pena lembrar que as atrizes têm uma grande química em cena, o que se tornou um dos grandes trunfos do projeto.
Há alguns anos surgiram rumores fortes de uma possível continuação de O Diário da Princesa. Em 2019, durante uma entrevista ao programa Watch What Happens Live with Andy Cohen, da Bravo TV dos EUA, a atriz Anne Hathaway confirmou o possível projeto. “Eu quero fazer, Julie quer fazer, Debra Martin Chase, nossa produtora, também. Nós realmente queremos fazer com que isso aconteça”, comentou.
Livros
Com mais de 25 milhões de exemplares de seus livros comercializados em pelo menos 35 países, a autora norte-americana Meg Cabot tornou-se um dos mais populares nomes da literatura infantojuvenil no planeta. Além de O Diário da Princesa, que conta com 11 títulos, também tiveram excelente repercussão séries como Avalon High, A Garota Americana e A Mediadora.
Em 2009, Meg participou da Bienal do Livro do Rio e visitou ainda Curitiba, São Paulo e Salvador em concorridas sessões de autógrafo e bate-papo com seus leitores. Na capital paranaense, por exemplo, ela falou sobre a amizade com Anne Hathaway. “É muito querida. Depois da première do primeiro filme, veio e me perguntou se achei que ela fez um bom trabalho. Eu disse ‘claro, você foi boa demais’. Ela começou a chorar, de tão emocionada. Ficamos boas amigas desde então”, lembrou.
Para quem não lembra, a autora, em 2013, lançou o Livro das Princesas, em parceria com as escritoras brasileiras Paula Pimenta e Patricia Barbosa, além da norte-americana Lauren Kate. Bora maratonar O Diário da Princesa no Disney+? Essa sessão pipoca promete muitas emoções!