Há um clima de nostalgia na telinha. No dia 29 de janeiro, estreia na Globo a novela Verão 90, que promete homenagear filmes, músicas e folhetins desses anos inesquecíveis. A trama, escrita por Izabel de Oliveira e Paula Amaral, já foi destaque aqui na coluna Vale um Like com direito a um revival dos discos do Trem da Alegria, que recentemente foram lançados nas plataformas digitais.
Por falar em anos 90, em 2019 uma das novelas mais marcantes desta época completa 25 anos. Quatro por Quatro, de Carlos Lombardi, conquistou uma geração e tornou-se um dos maiores sucessos da faixa das 19 horas – mesmo horário em que será exibida Verão 90.
Muito antes das pertinentes discussões sobre o empoderamento feminino, Lombardi apostava em quatro mulheres de temperamentos e realidades distintas – Auxiliadora, Tatiana, Abigail e Babalu, interpretadas, respectivamente, por Elizabeth Savalla, Cristiana Oliveira, a saudosa Betty Lago e Letícia Spiller – para protagonizar sua história. A exemplo dos mosqueteiros de Alexandre Dumas, o quarteto, após decepções diversas com seus parceiros, decide unir forças para dar o troco.
Com texto sarcástico, ágil, divertido e de tirar o fôlego, ‘Quatro por Quatro’ foi um fenômeno.
Quatro por Quatro teve tramas e personagens marcantes. Babalu foi um dos grandes destaques do folhetim. Após o sucesso como paquita da Xuxa, Letícia Spiller ganhou o Brasil no papel da espevitada manicure, que tinha figurinos pra lá de extravagantes. Barbarela Lurdes, seu verdadeiro nome, ditou moda e tornou-se responsável por popularizar palavras nem tão comuns à época – como “uó”, “mona”, “bofe” e “babado”.
O temperamento explosivo de Babalu teve forte inspiração na Mônica, a personagem sessentona de Mauricio de Sousa. Apesar de viver às turras com o mecânico Raí (Marcello Novaes), a romântica incorrigível não escondia seu amor pelo namorado. Aliás, a química do casal foi tão grande que seguiu para a vida real.
Com texto sarcástico, ágil, divertido e de tirar o fôlego, Quatro por Quatro foi um fenômeno: por conta da excelente audiência, a trama foi espichada e chegou aos 233 capítulos – permanecendo 9 meses no ar. Além dos personagens memoráveis, a trilha sonora foi outro ponto forte da novela.
Destacam-se, por exemplo, hits como “Always”, de Bon Jovi, “What Did You Do (With My Love)”, do Double You, “Everlasting Love”, de Gloria Estefan, e “Metade”, de Adriana Calcanhoto. Isso sem falar na canção de abertura, “Picadinho de Macho”, com Sandra de Sá, que termina com um contundente “sentiu a pressão, malandro?”.
Elenco
Quatro por Quatro reuniu no elenco nomes como Humberto Martins, que interpreta o médico Bruno. Traumatizado com a morte da esposa no parto, ele luta para reconquistar o amor de sua filha, Ângela, vivida pela talentosa Tatyane Goulart. A menina foi, sem dúvida alguma, uma das artistas mirins mais badaladas dos anos 90.
O saudoso Marcos Paulo deu vida ao grande vilão da novela, o também médico Gustavo. Inescrupuloso, não media esforços para afastar Bruno da filha e da direção do hospital que estava sob seu comando. Seu filho, Ralado, interpretado por Marcelo Faria, sofria com a rejeição do pai e tornou-se um dos xodós das adolescentes brasileiras.
Drica Moraes, Marcelo Serrado, Luana Piovani, o saudoso Rômulo Arantes, Tato Gabus Mendes, Lisandra Souto, Helena Ranaldi, Tássia Camargo e Kadu Moliterno foram importantes nomes do elenco da novela. Já exibida pelo canal Viva, Quatro por Quatro é uma pérola da história recente da dramaturgia brasileira. Vale o replay!
Entre no clima de ‘Verão 90’: