A trajetória da curitibana Kéfera Buchmann traduz a reviravolta provocada pelas redes sociais na forma de se comunicar com os jovens nessa última década. Dos tempos do Orkut, blogs e vlogs aos canais do YouTube, Instagram e Facebook, em ritmo avassalador surgiram nomes que passaram a não depender das mídias tradicionais para divulgar suas ideias, pensamentos, criar tendências e movimentar um mercado bastante lucrativo – com alta rentabilidade garantida pelos números de visualizações nas plataformas digitais, produtos licenciados, eventos, shows e toda sorte de oportunidades.
Foi nessa maré ainda enigmática para muita gente que Kéfera, hoje com 25 anos, mirou e voou alto. Após a criação do canal 5inco Minutos em 2010, que atualmente tem mais de 11 milhões de inscritos, a jovem atriz e youtuber não parou mais e agora realiza um sonho: estrear em uma novela.
Popular no YouTube e com grande projeção nacional, a capital paranaense ficou pequena para os projetos de Kéfera. Após uma breve passagem como apresentadora no programa de rádio ‘Boa da Pan’, da Jovem Pan Curitiba, a menina foi para Sampa encarar um projeto na extinta Mix TV.
Em Espelho da Vida, de Elizabeth Jhin, trama das 18 horas da Rede Globo em exibição desde terça-feira, dia 25, Kéfera dá vida à ambiciosa atriz Mariane Cardoso. Bastante popular, a personagem será uma das rivais da protagonista, Cris Valência, papel de Vitoria Strada, e disputará com a mocinha o amor e atenção do diretor Alain Dutra, interpretado por João Vicente de Castro, oriundo de outro sucesso da rede: Porta dos Fundos.
Tive a oportunidade de conhecer Kéfera em 2010. Acompanhei parte de sua carreira. O amor à atuação, por exemplo, era visível nos tempos em que integrava o elenco do Teatro Lala Schneider sob a batuta de João Luiz Fiani e sua equipe.
Nessa época, ao lado de amigos como Maicon Santini, ator, youtuber e digital influencer, protagonizou paródias que viraram febre no YouTube. Uma delas é “Eu Sou Mesmo Piriguete”, inspirada no sucesso “Vida de Empreguete”, hit da novela Cheias de Charme, também da Globo.
A repercussão da paródia é comprovada no número de visualizações: mais de 7,4 milhões. O êxito da empreitada levou Kéfera para uma participação no programa Encontro com Fátima Bernardes.
As paródias tornaram-se um case de sucesso de Kéfera. Sua versão de “Bang”, por exemplo, superou o clipe original de Anitta na estreia. O poder da garota é tão grande que até Luan Santana faz uma participação na versão escrachada de “Dia, Lugar e Hora”, um dos mais recentes hits do cantor.
https://youtu.be/FJ9TKCv2eXQ
Trajetória
Popular no YouTube e com grande projeção nacional, a capital paranaense ficou pequena para os projetos de Kéfera. Após uma breve passagem como apresentadora no programa de rádio Boa da Pan, da Jovem Pan Curitiba, a menina foi para Sampa encarar um projeto na extinta Mix TV. Na sequência, substituiu Fiuk na MTV e se projetou como uma das mais influentes youtubers do Brasil.
No cinema, em 2016, pelas mãos do produtor Daniel Filho e sob a direção de Cris D’Amato, Kéfera testou sua popularidade na tela grande com É Fada, longa-metragem inspirado na obra Uma Fada Veio me Visitar, de Thalita Rebouças. Com pouco mais de 1,6 milhão de espectadores, o resultado ficou abaixo do esperado e a artista recebeu críticas negativas por sua atuação.
Vale registrar que o filme tem um roteiro superficial, além de problemas técnicos e na própria escalação do elenco. A artista tem outras incursões pela sétima arte – com direito, inclusive, a uma participação como dubladora na animação Operação Big Hero, da Disney. Em breve, ela protagoniza uma nova produção: De Novo Não!, dirigida por Pedro Amorim.
O mercado editorial também sorriu para Kéfera. Foi ela a responsável pelo boom de obras assinadas por celebridades da rede. Em 2015, na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, a jovem foi a grande sensação do evento com o lançamento de seu primeiro livro – Muito Mais que 5inco Minutos (Editora Paralela).
Com algumas polêmicas em sua trajetória, Kéfera fez das redes sociais um passaporte para o sucesso. Um fenômeno que ajuda a entender os desafios da comunicação com as novas gerações em tempos de tantas inovações tecnológicas…