Um clima de nostalgia tomou conta de quem foi criança nos anos de 1980. Há exatamente 35 anos, mais precisamente no dia 7 de março, estreava na Rede Globo o programa Balão Mágico, que marcou uma geração. A atração, que misturava desenhos, sorteios de prêmios, números musicais e personagens inesquecíveis, como Fofão, era comandada pelo grupo musical infantil formado por Simony, Tob, Mike e Jairzinho, entre outros participantes.
Para comemorar a data, a boa notícia é que há a possibilidade de um reencontro dos principais integrantes de A Turma do Balão Mágico, que gravou cinco álbuns e vendeu mais de 10 milhões de cópias. As conversas entre Simony, Tob e Mike andam bastante avançadas e é quase certa a participação de Jairzinho (Jair Oliveira), que atualmente vive em Nova York com a família.
Mais de três décadas depois da sua estreia na telinha, o Balão Mágico permanece atual por conta das suas músicas, que se tornaram clássicos.
Em reportagem veiculada no jornal Extra, os artistas adiantaram novidades sobre o projeto. “Há cinco anos conversamos sobre o assunto, e este ano a vontade ficou maior. Então, estamos amadurecendo essa ideia para fazer algo bem bacana. Temos muita vontade de fazer as grandes capitais com esse show”, comentou Simony.
A proposta é uma comemoração pontual, com direito à gravação de um DVD. “Falamos até de como seria três quarentões no palco cantando músicas infantis sem cair no ridículo. É óbvio que não dá para mexer em músicas que se tornaram uma referência para nossos fãs, mas dá para fazer releituras”, falou Mike, ou melhor, Michael Biggs (ele mesmo, o filho de Ronald Biggs, que morreu em 2013 e se tornou conhecido pelo assalto a um trem postal na Inglaterra, em 1963). O rapaz atualmente se dedica à exportação de madeiras, dividido entre Londres e Belém, no Pará. Tob, apelido de Vímerson Cavanilas, é artista plástico.

Clássicos
Mais de três décadas depois da sua estreia na telinha, o Balão Mágico permanece atual por conta das suas músicas, que se tornaram clássicos. Sob a batuta do cantor, compositor e maestro Edgard Poças, o grupo lançou hits como “Superfantástico”, “Amigos do Peito”, “Galinha Magricela”, “Ursinho Pimpão” e “Se Enamora”. Os álbuns também chamaram a atenção pela participação de grandes nomes da música brasileira, como Djavan, Baby do Brasil e Moraes Moreira.
Pelas mãos do saudoso ator, diretor e produtor Augusto César Vannucci, que fez musicais infantis marcantes para a tevê como Pirlimpimpim e Plunct Plact Zuuum, o grupo protagonizou, em 1984, o especial A Turma do Balão Mágico em Amigos do Peito. Além do quarteto e de Fofão, o programa teve as participações de Fábio Jr. e Roberto Carlos, entre outros convidados. A atração tornou-se um marco da televisão brasileira e chegou a ser reapresentada em 1997.

O êxito comercial de A Turma do Balão Mágico abriu espaço para projetos semelhantes, como o Trem da Alegria, que também marcou época. Em 1986, o programa saiu do ar para a estreia da apresentadora Xuxa na emissora carioca.
Fofão, personagem do também saudoso Orival Pessini, seguiu uma trajetória além do Balão Mágico. O alienígena, que nasceu no planeta “Fofolândia”, chegou a ter um programa de tevê próprio e inúmeros produtos licenciados. Jairzinho e Simony formaram uma dupla, que alcançou grande repercussão também. A cantora ainda comandou programas na Rede Manchete e no SBT.

Novas formações surgiram nos anos seguintes, mas nem de longe repetiram o sucesso alcançado por Simony e cia. à frente do grupo A Turma do Balão Mágico. Uma época que, com certeza, deixou muita saudade e grandes lembranças.