O Museu de Arte Contemporânea do Paraná, instituição que já existe há praticamente meio século, começou 2019 com algumas novidades.
Além da nova logo, a instituição agora tem um novo espaço para rechear com atividades ligadas à cultura. Estamos falando da Sala Adalice Araújo, que abriu há pouquíssimo tempo no prédio da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), no centro de Curitiba. O local deve servir como uma janela para a produção artística do Paraná de diversos períodos.
Inaugurando a sala, uma exposição conta um pouco da vida e do trabalho de Adalice Araújo (1931 – 2012), relevante e incansável crítica e pensadora de arte que atuou no Paraná desde a década de 60 e seguiu a carreira até os anos 2000.
“História sem fim: o pensamento revolucionário em Adalice Araújo” está em cartaz desde o dia 30 de março e deve ir até o dia 1 de junho, com entrada gratuita. Mas é no dia 24 de abril, quarta-feira, que acontece a atividade “Permanência MAC-PR”, que vai fazer um mergulho no universo da crítica de arte, num evento voltado principalmente a arte-educadores.
Como deve ser a Permanência
Segundo o site do museu, “as atividades no dia 24 de abril, feitas com professores que lecionam a disciplina de Artes, visam compreender historicamente o trabalho da crítica Adalice Araújo e refletir sobre leituras de imagens como proposta pedagógica para o ensino das artes.”
Serão oferecidos dois horários: o primeiro, das 9h30 às 11h30; o segundo, das 14h às 16h. Ambas as sessões acontecem no dia 24 de abril.
Para isso, o evento será dividido em duas partes: na primeira, será realizada uma visita guiada pela exposição de Adalice Araújo, que se encontra no hall da SEEC. Depois, uma palestra com a curadora e diretora do MAC-PR, Ana Rocha, vai abordar questões sobre o mundo da crítica da arte pensando numa aplicação educativa.
Os arte-educadores que participarem do evento também vão realizar uma atividade prática para aplicar todos os conceitos discutidos: um texto crítico, a partir de reproduções de obras de arte, deve ser formulado no final do processo.
Vale lembrar que o evento propõe atividades para profissionais da arte-educação, mas não é exclusiva para esses. O público externo, com formação ou não, está convidado para participar do evento.
Serão oferecidos dois horários: o primeiro, das 9h30 às 11h30; o segundo, das 14h às 16h. Ambas as sessões acontecem no dia 24 de abril.
Estas atividades, felizmente, ajudam a dar mais fôlego para o Museu de Arte Contemporânea no Paraná. A instituição teve sua sede fechada para reformas no fim de 2018. É bom ver que, mesmo assim, o museu continua desempenhando seu papel educativo.
Quem quiser conhecer mais sobre Adalice Araújo e os detalhes de sua exposição no hall da SEEC pode conferir aqui.
SERVIÇO | Permanência MAC-PR – Adalice Araújo
Quando: 24 de abril, das 9h30 às 11h30 e 14h às 16h;
Onde: Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) – Auditório Brasílio Itiberê – Rua Cruz Machado, 138 Curitiba/PR;
Quanto: Gratuito.