No mês de junho, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) receberá quatro mesas temáticas que vão discutir uma série de temas ligados direta ou indiretamente às diversas manifestações da arte contemporânea.
É o projeto Pão na Mesa, que chega à sua terceira edição. O evento traz em cada encontro artistas e pesquisadores de áreas distintas, para discutir, a partir de suas especialidades, a relação da prática artística com o tema escolhido.
O projeto possui o hábito de discutir temas da conjuntura cultural contemporânea. Tópicos como cenário político, economia, erotismo, entre outros já foram abordados em encontros anteriores, sempre envolvendo problemas artísticos na discussão.
Em 2018, os encontros abordam assuntos ainda extremamente pertinentes para o cenário atual, guiando a discussão para temas como política, gênero e raça.
O Pão na Mesa promete promover um evento de debate, colocando profissionais e pesquisadores locais para dialogar entre si e com o público, de forma democrática, e discutir de forma franca as problemáticas atuais da arte contemporânea.
Os encontros acontecem sempre às sextas-feiras, às 19h30, no miniauditório da UTFPR. A entrada é franca e aberta a todo o público externo e interessado pelas discussões do mundo da arte.

Programação
O 1º encontro, que acontece no dia 8, aborda o tema “Arte, afeto e violência”. Compõem a mesa a dramaturga e atriz Olga Nenevê, do premiado Grupo Obragem de Teatro, e Rosane Kaminski, professora do Departamento de História da UFPR. A mediação será feita por Daniela Kuhn.
Já o 2º encontro, que acontece no dia 15, promete trazer discussões das problemáticas artísticas de gênero, com o tema “A voz feminina na arte”. Participam da mesa a escritora curitibana Luci Collin, professora da UFPR, e Stella Fischer, doutora em Artes Cênicas pela USP e atualmente professora da FAP/UNESPAR. A mediação será feita por Simone Landal.
No 3º encontro, que acontece no dia 22, as discussões giram em torno do tema “Arte de raiz africana e indígena”. Participaram Marilda Lopes Pinheiro Queluz, doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) e atualmente professora pela UTFPR, e o bailarino e performer Leonardo da Cruz. A mediação é de Maurini de Souza.
Por fim, o 4º encontro, no dia 29, abordará o tema “Arte e cidade”. Por enquanto, está confirmada para a mesa apenas a artista Débora Santiago, professora da EMBAP/UNESPAR. A mediação é de Juliana Greca.
As inscrições para cada encontro podem ser realizadas para internet. Aqueles que participarem de no mínimo três encontros poderão requisitar um certificado.
[box type=”shadow” align=”” class=”” width=””]
SERVIÇO | Pão na mesa – Mesas temáticas sobre artes (3ª edição)
Quando: dias 8, 15, 22 e 29 de junho, sempre às 19h30;
Onde: Miniauditório da UTFPR – Av. Silva Jardim, 3165;
Quanto: Gratuito.
[/box]